sábado, 8 de setembro de 2012

Recordes

Acertou quem respondeu que o piloto do último Desafio era o australiano Tim Schenken, durante a prova da Fórmula 2 Internacional, em Tarumã, em novembro de 1971. Tim, que pilotava um Brabham BT36, foi o autor do tempo de 1min02s400 que lhe garantiu a pole position, deixando seu nome como o detentor do recorde dos 3.016 m do circuito de Tarumã por mais de 10 anos.

O histórico dos recordes do Tarumã inicia nos treinos para a prova inaugural, quando o Bino de Luiz Pereira Bueno fez o tempo de 1min18s200 (média de 138,843 km/h), garantindo a pole position para a principal prova do dia 8 de novembro de 1970. Sabe-se que Jayme Silva, com o Fúria-FNM bateu esse tempo durante a corrida, porém não encontrei o registro.

No dia 3 de janeiro de 1971, durante a prova extra da Copa Brasil, Emerson Fittipaldi, correndo com a Lola T-210 registrou no treino oficial o tempo de 1m07s400 com média de 162,342 km/h.

O recorde de Tim Schenken levou tanto tempo para ser batido em razão de que as categorias internacionais não mais visitaram o autódromo nos anos 70, muito em razão do acidente que vitimou o italiano Giovanni Salvatti, naquela mesma prova na qual o australiano registrou seu recorde.

Até o início dos anos 80, os tempos mais rápidos, na casa de 1min10s eram obtidos pela categoria Fórmula Super-Vê. E foi com a chegada da Fórmula 2 e o confronto com os argentinos que estimulou o desenvolvimento dos carros e a consequente quebra daquele recorde. No dia 17 de outubro de 1982, "Chico" Feoli, pilotando um Muffatão-Passat, marcou 1min01s920 (175,179 km/h).

Dois anos depois, foi a vez do argentino Fernando Croceri, com um Berta-VW derrubar o tempo de Feoli, marcando 1min01s400 nos treinos da prova do Sulamericano de Fórmula 2.

Mais dois anos e foi a vez de outro argentino, Guilhermo Maldonado, marcar 1min00s400 nos treinos da etapa de 1986. Durante a prova, Leonel Friedrich marcou 1min00s940 (178,549 km/h).

A barreira do 1min foi rompida nos anos seguintes, porém não encontrei os registros a tempo de publicar. Consta que o próprio Leonel foi o primeiro a entrar na casa dos 59s, mesmo que extra-oficialmente.

Ao que consta, o recorde atual do circuito, foi registrado pelo mineiro Clemente Faria Junior, nos treinos para a prova da Fórmula 3 de 2007. Pilotando um Dallara, ele marcou 57s167, média de 189,928 km/h.

Caso alguém tenha alguma informação mais atualizada, deixe um recado nos comentários que publico na sequência.

Por enquanto ficamos com algumas imagens daquela prova da Fórmula 2 de 1971.



Fonte das imagens: revista Placar.

7 comentários:

Julio Cesar Gaudioso disse...

Sanco:
Eu estava lá, quando pude apreciar no momento em que entrei no Templo, o espetacular ronco do Cosworth FVA, no caso partindo do BT36 branco com a faixa e o bico amarelo de carro do Reutemann, pela equipe do Automóvil Club Argentino. Só tinha fera ali. Muitos foram para a F1 (ou já estavam nela) inclusive vencedores de GPs e de campeonatos. Graham Hill (ainda lembro da suavidade de sua tocada, assim como a do Emerson), Moco, Peterson e Wilsinho sempre agressivo na pilotagem (e muito mais fora da pista), entre tantos. Uma geração espetacular desfilou naquele final de semana; sem pensar muito, tivemos represantadas ali mais de 50 vitórias na F1 e 5 títulos. Não foi pouco.

Anônimo disse...

Nos treinos livres Tim Schenken virou 1min01s1/10.
Um verdadeiro “temporal” para a época.

Nos treinos oficiais:
Tim Schenken 1min02s1/10,
Emerson Fittipaldi 1min02s7/10
Carlos Reutemann 1min02s9/10
ficaram “colados” na diferença de décimos de segundo.

Na prova:
José Carlos Pace “virou” 1min02s7/10 , ótimo tempo para a prova e 0,6 da Pole de Schenken.

Pastro

Anônimo disse...

Conforme o Mestre Paulo Lava(meu inspirador)os tempos "abaixo de 1 minuto" para os 3.016m do "Templário" Internacional de Tarumã são da Fórmula 3 Sul Americana:

27 Nov 1994-Hélio Castro Neves,
58s844-184,516 km/h

27 Mai 2000-Vitor Meira,58s610-185,251 km/h

22 Mai 2004-Zeca Cardoso, 57s332-189,130 km/h

09 Out 2005-Diego Nunes,57s175-189,905 km/h

A marca de Diego Nunes permaneceu por dois anos.

13 Jul 2006-Nelson Merlo,58s056-187,010 km/h

28 Abr 2007- Geovane Cerutti,58s323 - 185,122 km/h
Pole da terceira etapa

O recorde foi batido em 0s008

28 Abr 2007-Clemente Faria Jr.,
57s167- 189,937 km/h
Pole da quarta etapa

São os últimos dados que possuo.
Abraços a todos!

Renato Pastro

Julio Cesar Gaudioso disse...

Desculpem o meu engano: Quatro títulos! Só Emerson e Hill. Com crianças conversando junto, às vezes a gente se passa; Mas vencedores em Indianapolis (1966-Hill, 1989-Emmo e 1992-Emmo) e a tríplice coroa de Mr. Mônaco, são algo que não se vê a qualquer hora...

Anônimo disse...

O recorde do Circuito de Tarumã acaba de ser quebrado pelo excepcional piloto FELIPE GUIMARÃES, pilotando um F3 da HITECH RACING, com um impressionante 56,3... segundos!!!

Grande piloto de 21 anos, porém ainda sem patrocínio para retornar à europa em 2013...!!!

Marco Antônio
Brasília - DF

Anônimo disse...

Atualizando..

O novo recorde da pista de Tarumã, quebrado hoje por FELIPE LOPES GUIMARÃES (21) foi estabelecido na Tomada de Tempos com fantásticos 56.311s, a uma média de 194,29Km/h!

http://www.livetime.com.br/marcas/2012/06/F3%20Class.pdf

Marco Antônio Rodrigues da Cunha Jr.
Brasília - DF

Anônimo disse...

Sanco,
Para uma melhor visualização dos recordes, deveria colocar qual o tipo de chassis F3 usado, teve muita evolução , tem chassis que é bem mais rapido que outros, os novos são com cambio sequencial melhor aerodinamica, cada qual no seu tempo.
Em tempo , Chassis velho, 2007 3ª etapa a pole foi Geovane Cerutti ( 57,323 media 189,411, 2º Clemente Faria 57.379) 4ª etapa ,a pole foi Clemente Faria ( 57,167 MEDIA 189,28) 2º Geovane Cerutti 57.255)