sábado, 29 de setembro de 2007

Fernando Moser

Alguns blogueiros comentaram, outros me enviaram e-mails, mas ninguém teve dúvidas ao responder o último Desafio da Semana. Fernando Moser era o piloto do Fusca envenenado da antiga Divisão 3.

Esse Desafio foi muito legal, pois, sinceramente além de algumas poucas informações, aquela imagem era a única que eu tinha e durante esta última semana descobrí muitas coisas sobre este piloto.

Entre elas, descobrí que o Moser morreu muito cedo.

"Ele levava alguma desvantagem em relação aos demais adversários, devido ao tamanho. O cara pesava mais de 150kg, com certeza", disse o Júlio Cordeiro.

Todos foram unânimes em dizer que o preparador era o Ovídio Pelegrini, cuja oficina, o Luiz Borgmann conhecia e via o carro do Moser sendo preparado lá. Ele ainda disse que o Pelegrini, ao que parece, anda acelerando de lancha na categoria R5. O Moser ficou conhecido por ser patrocinado pelo "Chalé da Praça XV" e pelo "Restaurante Dona Maria", estabelecimentos de Porto Alegre que pertenciam à família Moser.

A imagem que coloquei é de 1979, do "Festival do Álcool" no Rio de Janeiro. O interessante é que a nota da matéria em que a mesma aparece cita como preparador o Luís Tuning. Talvez fosse apenas do motor. Alguém sabe explicar? Naquele ano o Moser foi um dos poucos gaúchos a participar regularmente do campeonato brasileiro, que era dominado pelos pilotos paulistas. Além dele, tenho o registro apenas do Bruno D'Almeida também com um Fusca da equipe Molytube. No mesmo ano, Moser chegou a obter um terceiro lugar na etapa do Brasileiro de D3 em Guaporé.

Também recebí um registro que indica que em 74 ele liderou boa parte do Gaúcho de D3 Nacional, vencendo algumas corridas.

Agradeço aos amigos Júlio Cordeiro, Luiz Borgmann, Renato Pastro e Vitório Soder pelas informações. Quem tiver mais sobre o Fernando Moser, é só enviar para o e-mail do Blog.

9 comentários:

Anônimo disse...

O 'Gordo' Moser - grande 'bota' da nossa D3, não só era dono como trabalhava no 'Chalé da Praça XV', foi encontrado morto num quarto de hotel (Savoy) na Av. Borges de Medeiros em Porto Alegre, no auge de sua juventude, o motivo da morte se foi esclarecido, não foi divulgado.

Lacombe

Anônimo disse...

o gordo era bota sim mas para mim o Bruno d'almeida era mais pois em 1974 ganhou todos os titulos do gaucho.

Beto disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

Grandes saudades de um grande amigo que curtiamos as corridas juntos na mesma oficina e as corridas de Riveira e outras tantas pelo Brasil por onde estiveres um grande abraço Bruno Dalmeida

Anônimo disse...

Sobre o comentario acima sobre que eu era mais bota discordo me lembro uma aposta com o Luis Tunning que era o preparador dos dois na época quem seria o mais rapido eu ou gordo levamos os dois carros para Taruma e fui mais rapido centesimos rsrrsrs mas o meu carro tinha mais acertos e menos piloto rsrrs
Bruno Dalmeida

Anônimo disse...

Bem lembrado pelo Dalmeida, moser
fez grandes corridas em Rivera na
fronteira c/ Livramento RS., o cara éra braço mesmo

Anônimo disse...

Grande Fernando Mozer, ninguem em Porto Alegre tocava um fusca igual a ele. Fomos grandes amigos. Antes de tornar-se o foguete que era, aquele fusca era um sedan 1968 bege nilo. Para quem se lembra, nem o famoso "Pelotinha" conseguia acompanhar o Gordo, durante os altos pegas da madrugada. Pena que ele nos deixou tao cedo.

Raul disse...

O Moser era uma figura rara. Guiava muito. Quem lembra fazendo o tala com o braço apoiado na porta e para fora.
Tive o prazer de ser seu parceiro em algumas provas de 73 e 74.
Nos 500 km de Tarumã que viraram 400 km chegamos em sexto, devido a uma parada técnica para reparo do limpador de parabrisa o que não se configurou. O meca era o Jaime Fossá.
Boas lembranças meu amigo e curiosidades para contar.
Raul Cohen

Leandro Sanco disse...

Grande Raul!

O blog está a tua disposição para ouvir teus "causos". Entre em contato pelo leandrosanco@gmail.com

Abraço,

Sanco