quinta-feira, 27 de setembro de 2007

Guaporé 1977 - Continuação

Quando recebí do Luiz Borgmann aquela imagem da Fórmula Ford em Guaporé, que foi postada ontem, achei que era tudo. Mas o Luiz se empolgou e resolveu mandar mais, com descritivos e tudo o mais.

Antes de ver mais imagens daquela prova, o blogueiro Fernando informa que o piloto do #27 da imagem de ontem é o Alfredo Oliveira, também conhecido como "Carioca", companheiro do Pedro Carneiro Pereira nos tempos da equipe Bier na Fórmula Ford em 1971.

Vamos às imagens.

Na sequência com os comentários do Luiz: foto 1 - Amedeo Ferri é o pole, com Henrique João Damo (de Frederico Wetphalen) em 2° no grid. Será que é o Clóvis de Moraes (de costas) dando assistência ao Damo?; foto 2 - Largada, veja que o #70 (Jayme Fiqueiredo) queimou a largada, pois já está bem à frente dos demais. Veja o número de pessoas à margem da pista. Anos mais tarde, nesta linha de chegada, dois monopostos da FFord se chocaram, atropelando um diretor de prova que dava a bandeirada, Ivo Telmo Schmidt. Desde então, o procedimento passou à torre; foto 3 - FFord #16 (Rommel Pretto, de Encantado) persegue #70 (Jayme Fiqueiredo, do Rio de Janeiro); foto 4 - Henrique Damo, além de pilotar bem, tem uma usina e se mantém à frente de Amedeo Ferri. O #51, não tenho certeza, seria do goiano Cairo Fontes.

Imagens feitas por quem esteve lá. Valeu Luiz!

2 comentários:

Anônimo disse...

conforme contos em encantado, a situação que envolveu a morte do diretor de prova ivo telmo schmidt, ocorrida em guaporé, foi com o encantadense romel pretto e com o paulista xandi negrão. a prova era brasileiro de formula ford. os dois disputavam a ponta, na última volta, entraram junto na nove e, próximo a bandeirada (que era dada na pista, sem torre)o xandi bateu lateralmente no romel e o jogou para cima do diretor de prova. dizem, ainda, que a vitória ficou com romel pretto.
paulo rotta

Anônimo disse...

Eu acompanhei muitas destas provas de Formula-Ford, que paralelo às da Formula-Vê e Super-Vê, que além de levarem muito público aos autódromos formarão muitos e excelentes Pilotos do automobilísmo Brasileiro. Ainda hoje muitas vezes me pergunto o que realmente aconteceu para estas empresas, Ford e VW, para que deixassem não só de patrocinar, mas também de procurar novos patrocinadores para a continuidade destas categorias, e continuar incentivando um esporte que sempre foi grande neste país. Acredito que houve muita politicagem na virada da década de '70 para 80', pois o futebol estava em baixa e foi uma época que o automobilismo estava em franco crescimento. Penso que os Pilotos Brasileiros também tiveram sua parcela de culpa, pois não foram capazes de se unirem, muito pelo contrário, o que houve por parte dos Pilotos foi uma elitização, péssima para o esporte,pois a partir daí passou a correr de carro quem pudesse bancar do bolso, e o esporte, como um todo, saiu perdendo e passou a ser o que está aí hoje !