quinta-feira, 6 de setembro de 2007

Fórmula 2 Sul-Americana - 1983

Imagens da prova de Tarumã de 1983 para vocês lembrarem do tempo em que os argentinos, com seus chassis Berta e motores a gasolina, eram soberanos, mesmo em pistas brasileiras. As imagens não são lá essas coisas, mas dá pra voltar no tempo.

As imagens, obtidas em uma Quatro Rodas da época, mostram a volta de apresentação e a primeira volta daquela prova, tendo a curva 2 em primeiro plano e a curva 1 ao fundo. Com certeza, consegui identificar apenas o Ronaldo Ely (na segunda imagem é o carro que vem "comendo" por dentro). Tem um carro da inesquecível equipe dos cigarros 43/70 que provavelmente deve ser o Guillermo Maldonado, liderando a fila. Tenho mais informações e lembranças dos campeonatos de 1984 em diante, de 83 quase nada.

Quem assistiu aquela prova e conseguir lembrar de mais carros e equipes daquele ano, é só comentar.

A Fórmula 3 de hoje (assim passou a ser chamada em 1987) não tem mais aquele charme e a rivalidade de 20 anos atrás. É dominada por brasileiros há tempos e se não me engano não há nenhum piloto argentino ou uruguaio competindo.

4 comentários:

granito disse...

Em 83 tinhamos algumas feras correndo este campeonato como o Alberto Scarazzini, Fernando Croceri, Gustavo Sommi, ricardo Rissatti, Guilhermo Kissling, miguel Guerra, o já citado Maldonado, Nestor Gurini, e não tenho certeza mas acho , que ainda corriam Jorge Omar Del Rio , Pedro Passadore, e a lenda argentina Ruben Luis di Palma, oriundos de um campeonato show que originopu a F-2 Codasur, a F-1 Argentina. Aliás este originou a f-3 sudamericana, ou seja o campeonato denominado f-1 , caiu pra f-2 e agora está como f-3 hehehehe é o terceiro mundo.
Dos Brasileiros em 83 com certeza estavam leonel Friedrich, Cesar pegoraro, chico feoli, josue pimenta, ronaldo ely, marcos troncon e o interminavel piloto-prefeito-empresário-donode equpie Pedro Muffato. alguns outros tb acho que corriam em 83 como bartelle , Bauermann, adu celso ( este mesmo vencedor de daytona nas motos) anor friedrich, josé romano ( que tentou correr na cart com o gaúcho Giupponi França) .
De 83 até 86 período de competição da f-2 sudan muitos outros nomes correram como Juan Manoel Fangio II ( CART) Raul Boesel ( F-1, Cart, IRL, mundial de marcas) Eliseo Salazar ( f-1 Cart, IRL) Maurizio Sandro Sala ( mundial Marcas), José Pedro chateubrind, Darcio dos Santos, rafele Verna, Daniel Cingolani, Jopsé lUis di Palma, entre muitos outros que esqueci de citar aqui.
Tenho saudade deste campeonato que passou na tv manchete a partir de 84, sendo umas das primeiras provas transmitidas o gp do rio de 84, liderado pelo #16 heve do Troncon a alcool liderando mais de metade das voltas, quando quebrou na reta oposta, vencendo Boesel que corria pelo #31 argentino Berta a gasolina. Cara como tenho saudades deste campeonato e as provas de rua de mar del plata e punta del este. Se alguém tiver gravado alguma destas corridas , me vende as fitas ...
Será que existem no arquivo da Manchete? Acho que já virou pó

Heitor Cardoso disse...

Quero acrescentar um detalhe muito interessante ao comentário do leitor Granito. Marcos Troncon era único piloto que investiu na preparação de um motor que não fosse VW. Ele andava com um motor GM,(de Monza mesmo)que foi preparado nos EUA, era um motor 1.6 à álcool, e o qua mais chamava a atenção era os grandes carburadores horizontais Japoneses Mikuni.

Anônimo disse...

Hola.
Me alegra que gente de otros paises recuerde con cariño la Formula 2 Codasur, ese año corrierion mis compatriotas Chilenos, Juan Carlos Ridolfi, Sergio Santander (Q.E.P.D.), Alejandro Schmauck y Francisco Gonzalez. Solo Ridolfi compitió el campeonato completo quedando 10º en la clasificacion general.
De los Brasileiros, recuerdo a Pedro Muffato y Arthur Bragantini (Pariente de André, del Stock Car de Brasil)que en la fecha disputada en el Autodromo Las Vizcachas (la primera de 2, una en Abril y la otra en Diciembre), en los entrenamientos se salió de la pista estrellandose con los neumaticos y por motivos de salud, fue enviado de vuelta a brasil. y si pudieran, encontrar fotos de ese año de Adu Celso, Marcos Troncon, Cezar "Bocao" Pegoraro, etc. se los tendria agradecido.

una consulta ¿desde que año crearon los chasis MUFFATAO y porque la mayoria tenia motores de VW PASSAT?
Los felicito por el blog, y VIVA SUDAMERICA!!

WAC. disse...

Creo que estas fotos son de 1982.

Saludos.