sexta-feira, 7 de dezembro de 2007

12 Horas de Tarumã - Contando os dias

Hoje tem o Encontro dos Opaleiros lá no Tarumã, além é claro, dos treinos livres das 12 Horas. A pole-position já foi definida ontem. O MCR #46 vai largar na frente.

A ordem de largada não importa muito. A única vantagem de se largar no pelotão da frente é a probabilidade reduzida de se enroscar na largada com outro carro. Ontem estava revendo o vídeo que fiz da largada do ano passado e é impressionante como todo mundo consegue se encaixar no meio dos outros carros. Toques ocorrem, é claro. No vídeo o toque de um Escort e um Corsa. O da frente teve de freiar para não bater em um carro e o de trás não conseguiu parar a tempo. E lá se foram os faróis auxiliares. Logo na largada...

Me lembro de um ano, meados dos anos 90 em que estava atento ao posicionamento de largada do Escort azul do "Chico Bala". Ele fazia um trio com o "Toni" Martins e o Serge Buchieser, se bem me lembro. O carro era um foguete, acho que era preparado pelo Ricardo lá da RRM, mas a equipe não tinha participado da tomada de tempos e acabou largando em último. 49 carros tinham sido anunciados como inscritos, mas na última hora mais dois fizeram a inscrição, resultando num dos maiores grids já vistos na história da prova. Não havia espaço para todos os carros no tradicional grid (oblíquo). O jeito foi colocá-los dentro da pista mesmo. Eu estava na tela de dentro dos boxes, como sempre com os cronômetros na mão, aguardando a largada. Por muito tempo o procedimento de largada era feito com os carros desligados. Cada equipe disponibilizava outro piloto que ficava encostado no muro dos boxes até que fosse dado o sinal. Depois eles corriam em direção aos carros, ligavam a chave geral e então os carros partiam. Isso causava alguns problemas, pois como todo mundo sabe, ligar um carro de corrida não é das tarefas mais simples e com isso era muito comum vários carros ficarem parados na largada o que aumentava o risco de acidentes quando do fechamento da primeira volta. O procedimento adotado posteriormente continuava contando com a participação do segundo piloto, porém o carro já estava ligado e assim cada piloto tinha de retirar um selo que ficava colado em cada carro e depois entregar para a direção da prova.

Não lembro exatamente qual foi o procedimento daquele ano, mas também isso não importa. O que me marcou muito naquela largada foi o desempenho do "Chico" na primeira volta. Largando da 51ª posição ele passou na reta em 9º!!! Imaginem superar 42 carros em uma primeira volta que durava cerca de 1min20s!!! O "Chico" faz falta nas nossas pistas. Grande bota.


Bom, aproveitando que os motores estão esquentando, alguém sabe que encrencas eram essas que correram em 1998? Resposta amanhã.


3 comentários:

Erlon Radl disse...

Fusca Zetec #9 - Preparador Eléo:
1998 - Pilotos Urbano da Silva/Joel Iuchno - Quebrou com duas horas de prova.

1999 - Pilotos Urbano Urbano da Silva/Moacir Fighera - Liderou com folgas até cedo quando bateu em um protótipo. Retornou a prova mais lento e perdeu a liderança da classe Turismo 2 litros. Finalizou no 2o posto.

Chevette/Omega - Preparador Vianei Pereira

Eu nao sei ao certo o ano que esse carro andou. Creio que foi 96/97/98. Teve muitos problemas em todas as provas. Em uma delas explodiu radiador na largada. Creio que os pilotos eram além do Vianei o Choka Sirtuli.

Thiago disse...

Sanco, vc consegue mais fotos deste Fusca com motor Zetec?

Unknown disse...

O Chevette com mecânica de Omega apelidado de "Omelette", creio que pelo "Perna", correu tambem as 12 Horas de 99 e 2000 e os pilotos eram o Vianei Pereira e o Darwin Fernades. O radiador teve vazamento na largada de 2000 o que ocasionou a quebra do motor na 14 volta. Em 99 largou em 32 e chegou na 16 posição.