domingo, 9 de dezembro de 2007

12 Horas - Impressões

Depois de uma revigorante soneca, seguem aí alguns pitacos sobre a prova que se encerrou hoje ao meio dia.

Merecida vitória do quarteto João Sant'Anna/Vitor Genz/Christian Castro/Carlos Kray. Para aqueles que acompanharam as primeiras horas viram o forte ritmo imposto pelo MCR #46, mas viram também o mesmo carro ficar algumas voltas parado por problemas mecânicos. A recuperação foi lenta mas foi ajudada pelo fato dos adversários também terem apresentado problemas, situação normal em uma prova longa.

Antes da largada foi possível ver alguns expoentes do nosso automobilismo como Henrique Iwers, Walter Soldan, Luis Alberto de Castro, Marcelo Aiquel entre tantos outros. A homenagem merecida à Claudio Mueller foi feita na pista. Neste momento eu estava no final da reta, próximo à curva 1 e infelizmente não foi possível ouvir a locução pela falta de respeito de algumas poucas pessoas que colocaram à prova a potência dos seus auto falantes durante aquele momento.

Legal ver o Antônio Fornari correndo novamento no MCR #99 com os pilotos Paulo Hoerlle e Vitor Hugo Castro. Ele também estava inscrito no Stilo #35. Uma pena que o #99 parou muitas vezes por problemas, como esse ocorrido às 06:30. Depois de não participar da tomada de tempos o #99, tendo o Paulo Hoerlle na pilotagem, largou lá atrás e veio ultrapassando os adversários até chegar na liderança durante a madrugada.

Falando em problemas, o pessoal do resgate teve de trabalhar duro durante todo o tempo. Apesar disso, felizmente não houve nenhum acidente de grandes proporções.

A liderança mudou de mão várias vezes durante a noite. Destaque (que eu me lembro...) para os carros 46, 99, 7, 10, 44 e 5. A equipe deste último - Tubarão - apresentou uma nova evolução do seu modelo. Como ele teve de ser praticamente refeito após um acidente na semana anterior à prova, o Perna - locutor oficial da prova - classificou o carro como Tubarão 7,5, fazendo uma brincadeira com o fato.

A exemplo do Fornari que se apresentou no MCR #99, o kartista Eduardo Dieter fechou um trio no Tubarão. Por pouco pensei que fosse o retorno do Chico Bala, ou mesmo do Marcello Ventre, pois eles usam um capacete igual.

No Chevette #55 do Wagner dos Santos e do João Garavello, outro "cheveteiro" da antiga se inscreveu de última hora: Ronaldo Nique. Pelo menos foi isso o anunciado. O Nique estava com uma tala no braço e não sei como ele conseguiria guiar.

Outros carros chamaram a atenção pelo ronco. Alguns bonitos, como o do BMW do quarteto Fabinho Sotto Mayor/Omilton e Henry Viscondi/Carlinhos de Andrade. Esse carro era muito rápido. Na reta chegava a ultrapassar alguns protótipos facilmente. Outro ronco bonito - além do design do carro - era do LFC Tornado do trio Cali e Bia Crestani/Hilário Gonçalves. Infelizmente teve muitos problemas e terminou a prova muito atrás. Já um ronco que acordou todos que conseguiram dormir foi o do Palio #45 do quarteto Jairo Silva/Christian Matuzalém/Dalmo Carneiro/César Cardoso. Desde as primeiras horas da manhã o carro soltava muita fumaça e acabou quebrando quando faltavam poucos minutos para o final.

Um destaque da prova foi a diversidade de marcas e modelos, de Fusca até BMW.

Lá pelas 06:00 um forte vento passou pelo autódromo causando alguns problemas, principalmente na curva 2. O vento levantava a terra vermelha do miolo do circuito e por alguns instantes os pilotos perderam a visão da saída da curva e diminuiam o ritmo, buscando não sair da pista.
Fora esse contratempo, o tempo na região esteve excelente. Uma noite agradável, não muito fria e um nascer do sol muito bonito que ajudou na qualidade das fotos.

Outro ponto positivo foi a iniciativa da Rádio Transamérica 89,9 FM, que atráves dos comentários do amigo Marcelo Annes transmitiu boa parte da prova em boletins durante a programação normal. Destaque também ao Eduardo Tomedi do site Curva 1 que passava as informações aos internautas direto do autódromo. Aproveitando, para ver os resultados e mais informações sobre a prova acessem o site Curva 1 e o site da APPA-RS.

Bom, chegou ao fim mais uma 12 Horas. Tenho certeza de que valeu a pena. Uma pena não ter conseguido encontrar e conversar com alguns novos amigos, mas não vai faltar oportunidade.

McCoy, tu não largavas o telefone e estava sempre correndo de um lado para o outro! Paulo Rotta, tu também estavas sempre correndo - dentro e fora da pista! Erlon, onde tu andavas?

Antes de fechar a conta, um abração ao Mosquito, ao Zuka e ao Giovanni (Mano). Valeu!

6 comentários:

Anônimo disse...

Que bela cobertura!
Valeu Sanco!

Anônimo disse...

Muito bom o seu relato.
Parabéns pelo blog

Unknown disse...

Muito legais as fotos e os comentários. Parabéns ao blog pela excelente cobertura.
Quanto ao MCR 99, para quem nem imaginava correr e acabou se inscrevendo de última hora, foi uma bela corrida. Uma pena a quebra da caixa que fez com que os pilotos ficassem apenas com a quinta marcha, muitas vezes escapando a mesma inclusive. Mas valeu o ingresso ver o Paulinho Hoerlle sair lá de tras e em poucas voltas já estar em primeiro. A cada volta uma nova emoção.

Anônimo disse...

Boa! A corrida foi meio monotoma ate por causa dos safetys (soh 31), mas no mais foi bom.

ver 7 carros disputando a liderança no clarear do dia foi louco demais, pena que as quebras começaram com o raiar do sol.

Anônimo disse...

Tchê!!!
Muitas lembranças ficarão de mais uma 12h que passamos juntos.

Estava vendo as fotos no note-book agora... foram só 887 fotos e 33 vídeos gravados... o que totalizou mais de 2.5Gb de memória!!!

hehehehehe... ta bom ou quer mais?!?

Agora é só fazer a seleção das melhores e postar no BLOG pro pessoal babar com as carangas...

é isso ai... mais uma 12h...
e que as 12h de TARUMÃ de 2008 nos aguarde!

Grande abraço mano!

Erlon Radl disse...

das 21:30 às 22:15 eu estava no Nério jantando com um pessoal.
Das 22:30 às 23:15 eu estava andando pelos box.
23:30 eu desci pra pista, conversei com vários..
00:00 às 02:00 fiquei no padock com meu pessoal
Depois... casa, porque a semana tinha sido muito atribulada! hehehe