sábado, 2 de agosto de 2008

Jorge Fleck

Não houve muita dificuldade para acertar o piloto do Passat #89, personagem do último Desafio aqui do Blog. O piloto em questão é Jorge Raimundo Fleck, que na ocasião fazia dupla com o Gilberto Hoff durante o Campeonato Regional de Turismo de 1986.

O nome do Fleck já apareceu por aqui algumas vezes, mas agora tive a chance de fazer aquela habitual retrospectiva da carreira dele, recheada de imagens (e de títulos!).

O meu trabalho de pesquisa ficou muito facilitado depois que encontrei no site Inema uma entrevista com o piloto nascido na cidade de Três Passos. De lá vieram algumas boas imagens bem como um completo histórico dele no automobilismo.

Fleck iniciou a carreira em 1971 no kart em uma prova na cidade de Bagé. Nesta modalidade obteve seu primeiro título em 1973 na categoria Sênior. Ainda naquele ano competiu na Divisão 3 com um Fusca e nas 12 Horas de Tarumã viveu um dos momentos mais dramáticos e inesquecíveis da carreira. Fleck fazia dupla com Raul Machado no #34 e lideraram a prova durante muitas voltas. A vitória era quase certa, porém quando faltavam apenas 15 minutos o carro foi atingido na traseira por um adversário que acabou quebrando os dois escapamentos. A queda no desempenho foi visível e o motor trabalhava apenas em três cilindros. Os gases que agora eram também expelidos para dentro do carro dificultavam o trabalho de Fleck que não desistia e se mantinha na pista, mesmo tendo sua vantagem diminuída volta a volta. Na última delas, a 462ª, foi alcançado e ultrapassado pelo carro dos Irmãos Reginatto e acabou ficando na segunda posição. A vantagem? Foi de apenas 0s057!!!

Fleck correu na Divisão 3 por vários anos e obteve dois títulos, um no Uruguai em 1975 e outro Gaúcho (classe Nacional) no ano seguinte.

A partir de 1978 vieram as conquistas na modalidade que o transformou num dos maiores pilotos brasileiros da década de 80, o Rallye. Naquele ano participou da "Volta da América do Sul" na Classe 1300 cc e chegou em segundo lugar com um Fusca. Os demais títulos no Rallye foram:
1979: Campeonato Gaúcho de Regularidade - Classe Graduados;
1980: Campeonato Brasileiro de Regularidade - Classe Graduados;
1980: Campeonato Gaúcho de Regularidade - Classe Graduados;
1981: Campeonato Brasileiro de Regularidade - Classe Graduados;
1981: Campeonato Brasileiro de Velocidade - Classe Graduados;
1981: Campeonato Gaúcho de Regularidade - Classe Graduados;
1982: Vice-campeão "Rallye de Portugal" (Grupo 2 # 10º lugar na geral);
1985: Campeonato Brasileiro de Velocidade - Classe Graduados;
1986: Campeonato Brasileiro de Velocidade - Classe Graduados;
1987: Campeonato Sul-Americano de Velocidade - Classe Graduados;
1987: Campeonato Brasileiro de Velocidade - Classe Graduados;
1988: Campeonato Gaúcho de Velocidade - Classe Graduados;
1988: Campeonato Gaúcho de Regularidade - Classe Graduados.

Na próxima Segunda continuarei com a sequência dessa história vencedora. Voltaremos ao asfalto. Não percam.

Abaixo algumas imagens do início da carreira de Fleck:


Na sequência: o Fusca #34 de Raul Machado com o qual Fleck competiu nas 12 Horas de 1973, depois duas de 74, quando sofreu um acidente com outros pilotos na curva 2 de Tarumã durante etapa do Gaúcho de Divisão 3 (Fusca #81) e quando participou do protesto dos pilotos nos 500 km de Tarumã (o "cabeludo" ao centro de blusa escura). Na imagem seguinte no Fusca #105 durante a Volta da América do Sul em 78 com o navegador Mário Figueiredo. Depois uma sequência no Rallye, sempre em dupla com Sílvio Klein, que aparece em uma delas. Encerrando com uma demonstração do talento do piloto, durante uma especial no Autódromo de Caçapava do Sul, controlando o carro para não capotar.

Fonte das imagens: arquivo Joel Echel, arquivo Ricardo Trein, revista Racing, site inema - arquivo Ayrton Mitczuck (Recorte Notícias), site CPR, jornal Esporte Motor.

Fonte dos dados biográficos: site inema - pesquisa de Paulo Lava.

5 comentários:

Anônimo disse...

Aí Sanco
Como sempre lindas imagens. O Fleck acelera mto e é um dos meus ídolos. Assisti sua pilotagem aqui em Floripa numa etapa do Camp Bras. de Rally de Vel., a bordo de um Passat da Gaúcha-Car e sua passagem era a mais aguardada pela torcida. Ele andou na F-Truck, e se não me engano foi campeão também.
Abs
Júlio

Paulo Schütz disse...

De fato, o Fleck foi campeão da Fórmula Truck, é uma grande piloto em qualquer terreno, de uma técnica refinadíssima, grande especialista em provas com chuva. Formou vários pilotos, ao tempo em que teve escola de pilotagem. Grande personagem da nossa história, atual, inclusive.

Paulo Schütz disse...

De fato, o Fleck foi campeão da Fórmula Truck, é uma grande piloto em qualquer terreno, de uma técnica refinadíssima, grande especialista em provas com chuva. Formou vários pilotos, ao tempo em que teve escola de pilotagem. Grande personagem da nossa história, atual, inclusive.

Leandro Sanco disse...

O Fábio Eltz me corrigiu dizendo que a "quase capotagem" do Fleck foi na verdade no Autódromo de Taquara e não no de Caçapava. Ele estava lá e lembrou do episódio. Foi na curva do "Cotovelo".
Valeu, Fábio!

Unknown disse...

Admiro muito o amigo Fleck, e tenho saudades do Cachinho, Silvio Klein
Mas com que nome o Fleck começou? Para a familia não saber?