sexta-feira, 15 de agosto de 2008

Registro Histórico

O Fernando Esbróglio, um dos feras no início dos anos 70, e que para minha alegria, visita este modesto Blog com frequência, me enviou três imagens de uma prova que ficará para sempre na memória dos automobilistas daquela época. Fala Fernando:

"Encontrei esta sequência de fotos que ilustram aquele dia triste para o automobilismo: 21 de Outubro de 1973. Na primeira foto, da primeira volta, aparece meu VW #1 liderando o pelotão. Um pouco à frente iam o Pedro Pereira e Ivan Iglésias com os Opala que não aparecem na foto. Podes ver que há vários outros competidores atrás de mim, destacando-se o Joel Echel no VW #36, também o Elcio Prolo no VW "saboneteira" #13. Na segunda foto, é a segunda volta, eu com o VW #1 e Joel Echel com o VW #36 já bem à frente dos demais, mas atrás do Pedro Pereira e Ivan Iglésias. Neste momento, estávamos, eu e "Joca" Echel, na subida dos boxes logo após a curva 9. Possivelmente neste instante, os Opalas de Pedro e Ivan estavam se chocando, o que naturalmente não aparece na foto pois estavam na nossa frente. Na terceira foto, na mesma volta, outro fotógrafo capturou o momento em que eu no VW #1 e o Joel com o VW #36 éramos os primeiros a passar pelo acidente fatal.

Eu vi o acidente em posição privilegiada, uns 50-100 metros atrás. Logo que passei por eles, num átimo de canto de olho, vi o fulgor da explosão mas não vi o fogaréu pois me concentrei em não atropelar o Afonso Iglésias (irmão do Ivan) que pulou o muro na minha frente. Alguém segurou-o.

Apenas como registro e para teus arquivos."


Eu e todos os fãs do automobilismo te agradecem, Fernando.

Fonte das imagens: arquivo Fernando Esbróglio.

2 comentários:

Clóvis Irigoyen disse...

Prezado Senhores.
Naquele dia, 21 de outubro de 1973, eu estava postado ao muro que divisa a pista de corridas em relação a pista dos box's. Na 1º passagem frente aos box's vinha já destacado em 1º lugar o opala do Aluízio, que participava como convidado naquele evento. E em "2º lugar" apareciam 3 carros. Tedesco, Ivan e o Pedrinho. Vinham lado-a-lado, um ou outro levemente na frente de outro, mas parelhos.
Na segunda passagem o Tedesco já se destacava na detenção do 2º lugar. E no que seria a 3º posição o Ivan já começava a se destacar deixando o Pedrinho em 4º, mas já a 1/4 apenas do seu carro, já na lateral trazeira. Era como se o pára-lama dianteiro esquerdo do Pedrinho estivesse "imantado" no pára-lama trazeiro esquerdo do Ivan.`Pareciam todos alucinados medindo palmo-palmo as posições.
Salvo melhor juízo, eu tive a exata sensação de que o Ivan tentando fechar a "porteira" ao Pedrinho, fez com que de alguma forma os dois carros se enganchassem. Eu vi os dois começando a ladear. O da frente, que era o Ivan, ladeou feio em direção a platéia. O Pedrinho acompanhou. Os dois carros fazendo uma trajetória parecida foram arremessados no barranco e retornaram a pista tombados. O carro do Ivan com a frente direcionada às arquibancadas, e o Pedrinho com a frente numa diagonal quase em direção a curva 9. O carro do Ivan pegou fogo, o do Pedrinho ainda estava sem fogo naquele momento. Porém, o combustível do Ivam escorria lentamente em diração ao carro do Pedrinho pois alí é lombada em direção a curva 9, eu via aquilo estupefato. senti o pior. Lembro até hoje daquela sensação. Eu vi o Pedrinho deitado no teto do carro, por dentro do carro óbvio, ensaiando algum movimento frenético em direção ao que seria o pára-brisa trazeiro do seu carro. Tentava escapar, estava lúcido. E não teve chances, o carro explodiu pois seu combustível também escorria na pista. E eu estava a poucos metros da cena. Lembro do Azmus choramingando e depois daquilo, ele nunca mais correu.

Clóvis Irigoyen disse...

Desculpa, leia-se "...como se tivesse "imantado"pára-lamas trazeiro direito do Ivan."