sábado, 28 de março de 2009

História secreta

Vamos então a resposta do último Desafio. Para variar, o Paulo Schutz, que pelo que me contaram, era um dos que estavam nas cavernas e inventaram a roda (ele deu apenas um pitaco), matou a charada. O piloto em questão era o Oddone Greco, em uma prova no Parque Farroupilha. Ele ficou devendo apenas o carro.

O anfitrião Renato Pastro tratou de enviar a história completa sobre aquela imagem.

Prova: IV CIRCUITO DO PARQUE FARROUPILHA
Data: 07 de Junho de 1953

Em sua edição do dia 14 de Maio de 1953 o jornal Folha da Tarde publicou uma matéria com a entrevista de um “conhecido volante” chamado Oddone Nicolino Greco.

Este anunciava a chegada de moderníssimas peças estrangeiras para o seu “carro de corridas”, dando-lhe assim amplas condições de vencer o IV CIRCUITO DO PARQUE FARROUPILHA.
Oddone Greco era filho de uma abastada família italiana (eram amigos dos Matarazzo de São Paulo) proprietária de cinemas, seu pai inclusive foi o primeiro a comprar um automóvel em Porto Alegre. Era um “moleque” e folclórico personagem da Rua da Praia e sempre “aprontava” das suas...

Vejam o registro encontrado sobre o primeiro automóvel da cidade.


Segundo Greco, estes eram os nomes das peças “moderníssimas” importadas da Europa conforme publicou a Folha da Tarde:

- Compensador Harmônico do Eixo Entalhado na Caixa de Redução Eqüilicoidal;
- Seletor Octane de Regulagem Molecular Automática do Eixo de Comando das Válvulas;
- Agulha Magnética de Regulagem Atmosférica Adaptável ao Motor com Redução de 17/18mm;
- Engrenagem Elítico-duodenal do Placentório do Distribuidor;
- Difusor Ciclônico Tipo Kri-Kri com Comando Buzinóide sem Eletrodo...

A mesma Folha da Tarde da Caldas Júnior, uma semana mais tarde, publicava em manchete a até então “História Secreta” do pequeno “bólido” em que Greco afirmava ter transformado seu frágil Fiat 1.100, após mantê-lo escondido durante semanas em algum ponto do interior do Estado, longe dos olhares de seus concorrentes e adversários.

Misteriosas reformas e adaptações aos equipamentos importados haviam sido levadas a cabo sob a supervisão de famoso ex-mecânico da Equipe Oficial da Fábrica na Itália.

O resultado da esperada prova apareceu na edição de 8 de Junho daquele ano, juntamente com a fotografia mostrando a passagem do carro número 56, do “ás Oddone Nicolino Greco, que cumpriu belo e regular trabalho: tirou o último lugar”.

Os vencedores foram:
Luiz Lazzarini – Renault 4CV na Classe até 1.010 cm³
Lupiscínio Vieira – Simca na Classe de 1.010 cm³ até 1.200 cm³
Breno Martins – Volvo na Classe de 1.201cm³ até 2.200 cm³.

Esta foi a última prova realizada pela Associação Riograndense de Volantes – ARVO.
Dez dias após foi fundado o Automóvel Clube do Rio Grande do Sul - ACRGS, sendo extinta a ARVO.


Circuito de aproximadamente 3 quilômetros e com o recorde em 1953 de Nactivo Camozzato com um Citroën em 1min 48s e média de 100 Km/h.

Largada da prova onde participou Oddone Greco.

Dias depois da referida prova, Oddone Greco comprou um pão de meio quilo e, a partir dele, fabricou um carrinho de corridas: atravessou um arame em cada extremidade, fazendo às vezes de eixo dianteiro e traseiro, adaptou-lhes quatro carretéis vazios à guisa de rodas, escavou um assento para o piloto, colocou cacos de vidro para servirem de pára-brisa e faróis, e deixou tudo “endurecendo” dois dias. Amarrou um barbante na ponta e, sem perder a pose casual e elegante, apareceu no Largo dos Medeiros puxando o brinquedo. À gozação foi geral e mostrando-se ofendido, reagia com indignada surpresa, imperturbável e discreto esclarecia:“Trata-se apenas do protótipo de meu próximo bólido...”

Abaixo um Fiat 1.100, semelhante ao usado por Greco naquela prova.


Valeu, Renato! Essa foi bem engraçada.

Fonte das imagens e informações: Anedotário da Rua da Praia - Renato Maciel de Sá Júnior, livro Automobilismo Gaúcho -Levantando Poeira – Gilberto Menegaz, livro Automobilismo no Tempo das Carreteras - Luiz Fernando Andreatta - Paulo Roberto Renner.

4 comentários:

Giovanni Sanco disse...

MUITO LEGAL!!!

Marco Queiroz disse...

"Difusor ciclonico tipo Kri-kri..." ?

Vou ter de fazer alguma coisa com isso!

Anônimo disse...

Está provado: é por estar usando o Difusor Ciclônico Tipo Kri-Kri, com Comando Buzinóide sem Eletrodo, que Barrichello e a Brawn GP estão dominando a F1.
Caranguejo

Anônimo disse...

Amigos,
Se tiverem a oportunidade deler o ANEDOTARIO DA RUA DA PRAIA de Ranato Maciel de Sá Jr. vão encontrar mais pérolas do ODONE GRECO inclusive de motocicleta o cara era uma figura.

Gordo Cesar.
Londrina-PR.