segunda-feira, 2 de março de 2009

Prova Antoninho Burlamaqui

Recentemente falamos sobre aquele causo contado pelo Bird Clemente ao amigo Eurico Estima, no qual ele lembrava da dica recebida para guiar nas provas em estradas. Surgiu a dúvida sobre quem havia dado a dica ao Bird, se o Catharino ou o Vitório Andreatta e também sobre a colocação final do arrojado volante paulista.

Pois o próprio Eurico entrou em contato na última semana com o Bird e este respondeu o seguinte:

"Prezado Eurico,
Seu contato é muito gentil. Conforme eu conto no meu próprio livro, tive realmente muitas dificuldades em guiar na estrada, porém quem me deu esta dica foi o Vitório Andreatta que era muito meu amigo e me tirou com a "dica " dos postes da maior gelada. Tive um problema de carburação, e meu companheiro Luizinho venceu, eu cheguei em segundo, mas foi uma experiência incrível, e grata recordação do Vitório Andreatta.
Um abraço,
Bird Clemente"


Esclarecido então.

Aproveitei para ler o livro do Bird e então descobri outra história interessante ocorrida antes da tal prova Porto Alegre - Capão da Canoa. Ele conta que o Vitório foi testar um Gordini da equipe Willys em Interlagos e que não se adaptou ao carro, não "virando" tempo próximo aos outros pilotos do time. Então o Bird mostrou alguns maçetes a ele e o tempo melhorou. Assim, Vitório fez parte por um tempo daquela famosa equipe. Bird continua no livro, dizendo que aquela prova de 68 seria a sua primeira em estrada e que foi pedir ajuda ao Vitório. Este, por sua vez, disse que devia um favor ao Bird e então contou a história dos fios...

O próprio Eurico aproveitou para me enviar esse registro que foi recentemente publicado no jornal Zero Hora, sobre a história da prova Antoninho Burlamaqui.



Obrigado, Eurico! Obrigado, Bird!

Agora, uma dúvida e talvez o pessoal local que acompanhou essas provas possa ajudar: a largada da Porto Alegre - Capão da Canoa era dada onde? Antes ou depois da ponte que divide Porto Alegre de Cachoeirinha? Vamos ver se alguém lembra.

Um comentário:

Paulo Schütz disse...

A largada era dada na saída da ponte, em cachoeirinha. Como todos devem se lembrar, a travessia era muito precária.