sexta-feira, 27 de março de 2009

Rivera para siempre

A cada dia que passa, a cada post publicado, me impressiono com a quantidade de informações e conhecimento que aqui fica registrado. Seja um recorte de jornal, uma imagem já com as marcas do tempo que passou, ou mesmo uma história que foi contada, tudo isso contribui muito para termos aqui um bom acervo sobre tudo o que já se fez em termos de automobilismo por esse Rio Grande afora.

O autódromo Eduardo Cabrera em Rivera era um exemplo da união que ainda há entre dois povos, diferentes na língua e nos costumes, mas que na pista tinham um único objetivo, acelerar e se divertir. É uma pena que hoje o autódromo esteja abandonado, que lá já não se realizam mais provas como até meados dos anos 80.

A imagem abaixo foi feita em 1997, quando da passagem do Rally Sul Americano por aquele local. É possível ver o estado da pista, já bastante deteriorado.



Seria interessante poder ver o Gaúcho de Marcas e Pilotos correndo por lá junto com o Superturismo Uruguayo, já pensaram? Ou apenas ver uma prova festiva, aberta a todas as categorias, com pilotos dos dois lados da fronteira. Mas talvez isso nunca aconteça, pois a pista já não tem mais condições e precisaria de uma boa reforma, que não deve estar na pauta das entidades locais.

Nos "Campeonatos Internacionais", como eram chamados, os gaúchos sempre fizeram bonito. Um dos últimos foi o Renato Breunig, da cidade de Santa Cruz do Sul, sobre o qual falei aqui há pouco e que foi campeão da categoria A em 1985. Encontrei um material sobre ele. Vejam abaixo:


Buenas, antes de encerrar, um agradecimento especial ao Vitório Soder, que enviou várias imagens e informações sobre o automobilismo feito naquelas bandas. O Vitório também já deu o ar da graça no esporte a motor, mas nas duas rodas em competições do Veloterra em pistas como Quaraí, Alegrete, Silveira Martins e por aí vai. Abaixo dois registros do amigo, na temporada de 96.



Quando já estava quase fechando o post, o Júlio Cordeiro, um blogueiro veterano, enviou essa imagem aí embaixo com alguns dizeres:


"Olá, Sanco.
Já que o assunto é Rivera, vai anexo uma foto de 1976, quando os dirigentes organizaram uma corrida em Rivera, com pilotos vindos dos dois lados da fronteira. As motos foram de trem e os pilotos e mecas de ônibus fretado. Na foto, tirada pelo fotografo oficial "Pisca", emparelharam-se as máquinas 50cc, sendo o 98, o Cebolinha, o 97 eu, Júlio e o 96, o Di Giacomo. Ao lado o pai do Di Giacomo, Sr. Rubem e ao seu lado o Paulo "Gordinho" Miranda, todos tremendo de frio. O Paulo já foi citado no blog em uma foto do regional de turismo, no qual ele participou com um Chevette. Atrás, uma bela ambulância, Belair eu acho, a qual, felizmente não precisei utilizar.
Abs
Júlio"


Que barato!

Valeu, Vitório! Valeu, Júlio!

Fonte das imagens: arquivo Vitório Soder, Júlio Cordeiro e jornal Esporte Motor.

2 comentários:

Paulo Schütz disse...

Muito boa essa série da fonteira.

Carlos disse...

Prezado Sanco

Conheço bem o autódromo de Rivera, meu pai, Darcy A G de Oliveira, de Caçapava do Sul correu muitas vezes por lá, VW 1.600, Divisão 3, na década de 70....temos muitas fotos....
Um abraço

Carlos
Santos SP
drdegrandi@uol.com.br