quarta-feira, 7 de julho de 2010

Os cascos e suas inspirações

O amigo "Caranguejo" observou um detalhe interessante no post sobre o Pedro Grendene, publicado no último sábado. O registro de Cascavel, 1988, mostrando Grendene e o goiano Alencar Júnior, reunia várias coincidências relativas aos capacetes.

As pinturas de ambos foram inspiradas em capacetes de talentosos pilotos franceses da Fórmula 1. Alencar lembrava de François Cévert, e Grendene de Patrick Depailler. Os dois franceses se destacaram principalmente na Tyrrel. Ambos nasceram em 1944 e perderam a vida de forma trágica durante testes, mas Cévert com a Tyrrel em 1973 e Depailler com a Alfa Romeo em 1980.

Abaixo os originais. À esquerda o de Depailler, 1979, quando ele defendia a Ligier. À direita o de Cévert na Tyrrel em 1973.

Fonte das imagens: revista Auto Esporte - arquivo Henrique Mércio e www.

4 comentários:

Tohmé disse...

Só o Caranguejo mesmo para ver esses detalhes. Parabéns.

Carlos Alberto Petry disse...

Do amigo e camarada Alencar Jr.: O ano 1983, o autódromo Goiânia, a prova 12 Horas, Camp. Bras, de Marcas. O Alencar inscreveu-se com um Chevete, cor do carro a amarelo. Da acrílico do pisca dianteiro, a sinaleira traseira, ou seja em toda a lateral, pintada uma águia com as penas predominantemente azuis e vermelhas, no peito da águia um enorme escudo com a incrição JOBI (Jogo do Bicho). O Reginaldo Bufaiçal presidente da CBA, também goiano, chamou o Alencar e pediu que retirasse o "letreiro". No dia seguinte aprece no autódromo o Chevette da maesma maneira apenas com um novo conjunto de letras ANGA, imediatamente perguntamos ao Alencar o que significava, obtendo como resposta: ANIMAL GAMES....

Leandro Sanco disse...

Bah, Petry! Sensacional essa. Será que alguém acha um registro desse Chevette? Baita gozador esse Alencar...

Abraço,
Sanco

Carlos Alberto Petry disse...

Leandro, quando houve a primeira corrida da GT3 em Tarumã, contei essa estória do Alencar pros pilotos e a gozação foi grande, e o próprio Alencar confirmou.