sábado, 31 de julho de 2010

Interpraias de Km de Arrancada

Foi o que informou o nosso amigo "Zuio" a respeito da imagem enviada pelo Alexandre Fornari e publicada no último Desafio. O Simca da direita foi identificado como sendo o do Júlio Schincke, de Porto Alegre. O da esquerda foi dito pelo Borgmann como sendo o do Antônio Fornari, mas o "Neni" correu de Simca com o #35 ou #135. Vou verificar com ele, hoje mesmo. Isso deve ter sido em 1969.


Junto daquela imagem, o Alexandre enviou mais outra, que parece ser o mesmo Simca da direita, mas agora aparece o numeral 26 e duas figuras que não pude identificar, mas certamente vocês saberão. Pelo que consta o #26 foi utilizado pelo Walter Schunck, está certo? Vejam que barato o escapamento da barata.


Bom, vou preparar a mala e a cuia e me vou pro Velopark em seguida. Por aqui a chuva deu as caras e vamos ver como a pilotada se vira no novo autódromo. Em breve publico alguns registros feitos lá.

Tem blogueiro na pista na Classic e além das informações no site do Velopark, como já informei, vocês podem acompanhar alguns pingos pelo Blog do Passatão e do Flávio Gomes.

Valeu, Alexandre!

Fonte das imagens: arquivo Alexandre Fornari.

De volta

Seguinte, pessoal. Passamos por alguns problemas técnicos no dia de ontem e não consegui preparar o post com a resposta do Desafio da última semana, não coloquei as notícias do Velopark, não fiz nada.

Daqui a pouco eu volto com tudo isso. Por enquanto acessem o site do Velopark para acompanhar o que rolou por lá no dia de ontem. Tem a Fórmula 3, Endurance e Classic. E a turma de São Paulo veio!

Até mais.

quinta-feira, 29 de julho de 2010

Divisão 3 - Tarumã - 1972

Há alguns dias o Carlos de Paula publicou em seu ótimo blog uma sequência de imagens com Fuscas em competições. Dentre elas essa aqui do Brasileiro de Divisão 3, disputado em Tarumã no dia 27 de Agosto de 1972.


É possível identificar o #70 do Antônio Luft, o #43 do vencedor da prova Leonel Friedrich, o #29 mais atrás do Alfredo Guaraná Menezes e lá no fundo o #86 do paranaense Paulo Bossoni. O carro em primeiro plano parece ser da mesma equipe do #86, portanto creio ser o Carlos Eduardo Andrade. Alguém confirma?

Fonte da imagem: arquivo Carlos de Paula.

quarta-feira, 28 de julho de 2010

Sem surdina e parachoque

Encerrando as contribuições do Cláudio Sinibaldi (por enquanto), um interessante registro de uma Licença Especial obtida por seu pai, José Pedro, para poder rodar com o DKW de corrida pelas estradas.



Curiosamente, pesquisando nos arquivos do "Chico" Feoli encontrei o tal DKW placa 51-55-92, ainda (ao menos no visual) standard.



Que barato.

Fonte das imagens: arquivo Família Sinibaldi e Francisco Feoli.

terça-feira, 27 de julho de 2010

Antes do 59

O Cláudio Sinibaldi envia mais material do seu pai, José Pedro, desta vez da prova de Lages, 1966 e também da de 67.

Referindo-se às "6 Horas de Lajes" de 66, corrida de estreia do pai, Cláudio destaca a participação dele no carro #72. O #59 viria um ano mais tarde.






Valeu, Cláudio!

Fonte das imagens: arquivo Família Sinibaldi.

segunda-feira, 26 de julho de 2010

Notícias da Fórmula 1.6

Fala, Giacomello!

"Na ultima sexta feira, foi apresentada para a FGA a nova comissão de pilotos da Fórmula 1.6, presidida pelo piloto Antonio Grasselli.

Estavam presentes, o presidente da FGA, sr. Carlos Alberto de Deus e o diretor de kart da FGA, sr. Neco Fornari, além de Antonio Grasselli, Flavio Rodrigues, Ismael Torresan e Noel Teixeira(Paulista), todos da Fórmula 1.6.

Na oportunidade foram apresentados os planos para a categoria voltar a ter um grid de no mínimo 20 carros, meta que foi estipulada para acontecer em 2011.

Uma das ações, que foi aprovada pela FGA, é a demonstração dos Fórmulas 1.6 nas etapas dos campeonatos gaúchos de kart, junto com a distribuição de folders, convidando os kartistas a escolherem a Fórmula 1.6 como seu próximo passo e oferecendo um teste aos interessados.

Também foi aprovada pela FGA a realização de eventos chamados "open days", em que interessados na categoria serão convidados a testarem uma fórmula 1.6 no autódromo de Tarumã, com a supervisão técnica da Escola Gaúcha de Pilotagem que se colocou à disposição da comissão para que o evento seja realizado com a maior segurança possível, incluindo um curso rápido sobre pilotagem do monoposto.

Desta forma, a Fórmula 1.6 procura resgatar um espaço que sempre pertenceu a ela mas que com o passar do tempo caiu no esquecimento. O kartista precisa saber que ele pode dar o próximo passo rumo ao monoposto e a categoria estará lá para recebê-lo."

Carlos Giacomello- assessoria da Fórmula 1.6



Já disse aqui, torço muito pelo sucesso dessa categoria. Ultimamente ela vem revelando grandes talentos para o automobilismo gaúcho e brasileiro. As provas dos últimos campeonatos, mesmo com grids pequenos, foram sempre muito disputadas. Boa sorte a todos e que venham mais participantes.

domingo, 25 de julho de 2010

Desafio da Semana

E vamos para mais um Desafio aqui no blog. Acho que esse deve ser o de número 159, se não estou enganado. Pois bem, o de hoje é colaboração do amigo Alexandre Fornari, que quer saber que carros são esses, onde é o local, quem eram os pilotos, qual o ano e tudo o mais.


Mãos à obra!

sábado, 24 de julho de 2010

Coadjuvante misterioso

O último Desafio era para ser fácil, mas a turma se embananou um pouco. Fórmula Ford, 1973. O "Chico" Feoli liderando o pelotão foi tranquilo, mais atrás o carro branco parecia mesmo ser o Ricardo Di Loreto, mas ainda não batemos o martelo. Por fora certamente era o Alfredo Oliveira, o "Carioca", companheiro de equipe de Pedro Carneiro Pereira na equipe Bier.

E a pista? Alguém falou Interlagos, mas não seria Curitiba? Acho que sim. Há um registro de uma prova disputada lá no dia 17 de Junho de 73.


Aí o meu amigo "Caranguejo" levanta a lebre: e que carro estranho é aquele lá atrás? Até parece um Super Vê! O próprio foi a caça e encontrou uma imagem mais detalhada da barata lá no site do Rogério Da Luz.

Aí está o carro, mas as dúvidas continuam? Que carro era esse? Quem o guiava? Devia ser difícil manter um olho na pista e o outro no espelho retrovisor, não concordam?

Para encerrar segue mais um click do nosso querido "Chico" Feoli, sempre observado pelo também querido "Capo" Giordani.


Fonte das imagens: arquivo Francisco Feoli e Rogério Da Luz - colaboração Henrique Mércio.

quinta-feira, 22 de julho de 2010

Go, Miguel! Go!

Ontem teve reunião dos Jurássicos e além das histórias da turma, do ótimo pão com salsichão, passei um tempo conversando com o Victor Steyer sobre como está sendo a adaptação do Miguel Paludo na Nascar. O Victor esteve recentemente lá nos States e trouxe muitas informações e fotos. Ví muitas fotos dos equipamentos da equipe, da oficina que é um "brinco", tudo incrível. Quem pouco conhece a categoria não sabe o nível de profissionalismo que existe lá e como a categoria está inserida na cultura do povo norte-americano.

O Miguel está indo bem e vocês podem acompanhar as notícias sobre o gaúcho no site que é atualizado pela Patrícia, esposa dele: www.miguelpaludo.com/


Valeu, Victor!

Fonte da imagem: www.miguelpaludo.com/

quarta-feira, 21 de julho de 2010

Pinico na área

Já faz dias que o Tito mandou mais um Fusca Divisão 3 gaúcho, mas acabei esquecendo de dividir com vocês. Esse é fácil fácil, embora eu nunca tenha visto com esse layout e com o patrocínio do Rosemberg (Rosema). Vamos ver se vocês lembram de que ano é a barata.


Como diria o Paulo Britto (narrador da RBS) "é bom esse Tito, hein ô..."

Valeu, Tito!

terça-feira, 20 de julho de 2010

Aragano - High Definition

O Cláudio Sinibaldi gostou da repercussão em torno do material que ele enviou sobre o Protótipo Aragano e mandou novamente, agora em "Full HD" para a turma apreciar e tentar identificar mais detalhes da barata.







É, o carro estava sempre cheio de gente em volta e 40 anos depois ainda desperta o interesse da turma.

Valeu, Cláudio!

Fonte das imagens: arquivo Família Sinibaldi.

segunda-feira, 19 de julho de 2010

E o Fitti-Vê ficou pronto!!!

Grande notícia! É o que nos conta o amigo Mário Estivalét.

"Amigos,

E o Fitti ficou pronto!!!!!!!!!!!


Consegui levar para a Expoclassic 2010 este fim de semana em Novo Hamburgo-RS.
A carroceria foi pintada na quarta-feira, a carenagem traseira na quinta-feira de manhã,
adesivada à tarde, e ainda à tarde, o carro foi levado para o Encontro (a pintura não ficou
muito boa não......, uma mão de tinta, lixamento e polimento, mas vamos lá.......).

Durante a próxima semana vou por fotos da montagem e do carro pronto no
http://formulave.webng.com, em "Carros existentes".

Um grande abraço,

Mário Estivalét"




A pintura não ficou muito boa? Como assim, Mário?! Ficou excelente! Parabéns pelo teu trabalho. E vamos colocar o Fitti para rodar!

Fonte das imagens: arquivo Mário Estivalét.

sábado, 17 de julho de 2010

Paddock Hill

Para aquele que, no meu julgamento, seria o Desafio mais difícil do blog até então, a turma se superou e acertou a pista, o carro, o piloto e tudo o mais. Vocês são craques!

Bom, era mesmo nosso "Alemão" Leonel Friedrich, tentando um traçado diferente na famosa curva Paddock Hill em Brands Hatch, durante sua passagem pela Fórmula 3 Inglesa, em 1973.

Já falamos algumas vezes sobre essa tentativa do Leonel em fazer carreira na Europa, que acabou não durando mais do que um ano, mas o suficiente para ele obter bons resultados, três melhores voltas, uma vitória em Oulton Park e um vice-campeonato de um dos torneios que participou.

Aí dia desses, navegando pela web, entrei no fórum do site da Autosport.com. Encontrei aquele registro e mais alguns clicks do gaúcho em plena atividade nas pistas britânicas. Nunca tinha visto nada tão bom quanto isso. Tem até uma com um autógrafo.





Demais, não?

Fonte das imagens: http://forums.autosport.com/

sexta-feira, 16 de julho de 2010

Classic no Velopark

Já está na web o cartaz que divulga a prova da Fórmula Classic que vai invadir o Velopark daqui a três finais de semana. Será a primeira vez que os "Velhoses e Furiosos" tomarão a pista do mais novo autódromo gaúcho. Além disso, um novo traçado será inaugurado nesta ocasião.

Além da Classic, que deve receber a visita de alguns participantes de São Paulo, a Fórmula 3 e o Endurance farão a alegria do público que comparecer.

Pretendo estar lá. Não dá para perder!

quinta-feira, 15 de julho de 2010

Te dá asas

Não, não fechamos patrocínio com os energéticos. O post de hoje é sobre uma discussão que se teve em função da asa traseira do carro do Grendene que apareceu por aqui há duas semanas. O carro realmente lembrava o Reynard por causa da bendita asa, mas vamos aos fatos.

O Grendene e o "Bocão" corriam pela mesma equipe com chassis Bertas. Se não me engano o primeiro chassi Reynard que apareceu no Brasil foi trazido pelo Josué de Mello Pimenta. Depois vieram os do Pedro Passadore e José Luiz di Palma, da equipe Ge.Mo. Uruguaya, todos no início da temporada de 1988.

Talvez o Berta tenha copiado a asa do Reynard e instalado em seus carros e como o apêndice aerodinâmico ainda era novidade, a equipe Grendene decidiu instalar apenas no segundo carro da equipe, o #27. Essa minha teoria pode até ser verdade, mas olhando mais abaixo vemos o carro do então campeão, Leonel Friedrich, correndo com a novidade no seu Berta. Não lembro se o "Alemão" tinha companheiro de equipe naquele ano, talvez por isso, não havia muito a pesquisar.



Como podem ver a seguir, a asa do Reynard era muito parecida, senão idêntica. Não achei nenhum Reynard de 88, por isso vai o do Leonel de 89 mesmo...


Fonte das imagens: revista Auto Esporte - arquivo Henrique Mércio e revista Grid - arquivo pessoal.

quarta-feira, 14 de julho de 2010

Aragano

E o Cláudio Sinibaldi, filho do José Pedro, conseguiu digitalizar várias fotografias que seu tio, Luiz Felipe, guardava a sete chaves. Os irmãos Sinibaldi já foram citados aqui algumas vezes e em breve publicarei mais alguns registros. O Cláudio lembrou que dia desses o protótipo Aragano, preparado e pilotado pelo Dino Di Leone, apareceu por aqui e por isso ele enviou algumas que também estavam em meio ao material do tio.

É possível ver registros de um teste feito por Dino no protótipo que parecia ser o com motor DKW 2000 cc. Aparece também sua participação num treino para inauguração do Autódromo de Tarumã e depois durante a prova da Copa Brasil.






Valeu, Cláudio!

Fonte das imagens: arquivo Família Sinibaldi.

terça-feira, 13 de julho de 2010

Aula de garra e determinação

Já falei aqui sobre o título de Amedeo Ferri conquistado na Fórmula Ford em 1978. Também já tinha ouvido falar da memorável prova de Cascavel, na qual o piloto saiu de último e venceu, depois de enfrentar vários problemas nos treinos e nas provas, mas nunca tinha lido nada sobre aquela prova. Aí o Caranguejo mandou o material abaixo.

Não há nada mais a comentar. Não deixem de ler esse registro. É sensacional.




Fonte das imagens: revista Auto Esporte - arquivo Henrique Mércio.

segunda-feira, 12 de julho de 2010

Há 3 anos

Não que mereça uma grande comemoração, mas o bloguesinho completa, nesse 12 de Julho, três anos de atividades quase ininterruptas. Quase, pois tem sido difícil escrever todos os dias e eventualmente falho alguns. Há três anos eu nem pensava nisso, achava que publicaria alguma coisa só de vez em quando. Estava completamente enganado...

Há três anos os blogs e sites que falavam sobre automobilismo histórico no país eram poucos. Cabiam numa mão. E esses poucos acabaram servindo de inspiração para a ideia. Nenhum falava especificamente sobre o automobilismo gaúcho e seus pilotos, mas mesmo assim eu procurava e procurava. Até que a ficha caiu e me dei conta de que tinha comigo um pouco dessa história e poderia então achar um lugar para ela no www. Assim surgiu o Blog do Sanco. O blog seria uma válvula de escape. Uma tentativa de reaproximação com aquilo que tanto gosto. Uma oportunidade de dividir os arquivos, algumas histórias, boas lembranças, com aqueles outros tantos iguais a mim. Só isso.

Um monte de coisas aconteceram desde então, os encontros com a pilotada da antiga e da atualidade, os novos amigos, as incontáveis alegrias e grandes emoções. Nada disso foi planejado ou esperado. Simplesmente foi acontecendo, sem muito propósito, mas como disse, com muita alegria e entusiasmo. Vocês sabem, é ótimo fazer alguma coisa que se gosta.

Para a felicidade dos fãs da velocidade, em especial das memórias do automobilismo nacional, hoje temos vários blogs que se encarregam de fortalecer essa corrente de preservação da história. Além disso, as atividades em prol da preservação são inúmeras. Temos experts nas artes gráficas, coleções de carros de competição, cartoons, carrinhos de papel, autorama, competições virtuais e por aí vai. O passado do automobilismo está definitivamente inserido no presente de cada apaixonado. Tenho a sorte de participar disso tudo e contribuir com alguma coisa.

Mas o blog não seria tão legal de fazer e não me proporcionaria tantas alegrias se não fossem vocês, visitantes que por aqui passam e compartilham suas histórias, suas opiniões. Do contrário seria muito sem graça, feito por e para eu mesmo. Por isso agradeço a todos os visitantes e colaboradores. Como disse certa vez, vocês são a gasolina que faz o motor do blog continuar girando.

O amigo Maurano gentilmente preparou o bolinho de três anos dessa história e agora divido com vocês. Aproveitem!

Obrigado a todos, fé em Deus e pé na tábua!

domingo, 11 de julho de 2010

Desafio da Semana

Esse talvez seja um dos Desafios mais difíceis do blog até então. Será que vocês conseguem acertar o local, ano, piloto e o carro?


Mãos à obra!