sábado, 7 de abril de 2012

Prova Internacional 300 Milhas de Tarumã

O último Desafio foi bem fácil e não tinha nada de primeiro de Abril como alguns acharam. Era mesmo o Jan Balder a bordo do protótipo Casari A-1. Aquela imagem era da prova 300 Milhas de Tarumã, disputada no dia 30 de Maio de 1971. Era a primeira prova de integração entre brasileiros e argentinos e que contou com 13 carros no grid.

Jan fazia parte da equipe Brahma que contava ainda com mais dois carros, a Lola T-70 de Norman Casari e o Repe 227 de Renato Peixoto. Casari e Anísio Campos construíram o A-1 a partir do chassi do lendário Carcará, detentor do recorde de velocidade para veículos com motor 1.000 cc em 1966 (212,903 km/h). No lugar do motor de DKW, foi instalado um de Ford Galaxie, um V8 272 com 4.458 cc. O entre eixos do carro tinha 2.300 mm e por isso era também chamado de 230.

Os demais participantes eram:
José Renato Catapani - Lola T-210 (vencedor);
Pedro Victor de Lamare - Fúria-Chevrolet;
Rubem Alonso (Arg) - Vounta-Tornado;
Jorge Ternengo (Arg) - Berta-Tornado;
Antônio Carlos Avallone - Lola T-70;
Breno Fornari - Simca Regente;
José Pedro Chateubriand/ Fernando Esbroglio - Puma;
Dino Di Leone - Protótipo Aragano;
Luís Moura Brito - Protótipo VW;
Ricardo Trein - Protótipo DKW.

Na disputa em duas baterias, Jan obteve dois quintos lugares e ficou com a quarta posição no geral.

Ele mesmo contou alguns detalhes da prova aqui mesmo no blog.

Abaixo mais alguns registros da participação de Jan naquela prova.






Fonte das imagens: arquivo antigo site do Autódromo de Tarumã e revista Quatro Rodas.

2 comentários:

Anônimo disse...

Buenas!
Eu estive lá. Me decepcionei com o protótipo Casari A1, pois, apesar de motor V8, quase não roncava, enquanto os protótipos argentinos roncavam muito. Outra decepção foi a Lola do Avalone que, além de andar pouco, deu algumas rodadas. A grande vedete foi o Puma do Esbroglio e Chatobriand. Até fiz uma réplica para autorama, e como o original, andava muito.
Feliz Páscoa.
Pedrão-SMO

Anônimo disse...

Com todas as fotos do Casari A-1 aqui postadas dá para avaliar quem tem a razão na discussão que me envolvi o ano passado aqui no Blog.

Aloisio Adib