Recebi um e-mail do Roberto Giordani acompanhado de um registro feito no início deste ano, num dos encontros da turma da antiga. Seguem os dizeres:
"Esta foto retrata um dos momentos maiores que a Confraria propicia: nos tempos da Fórmula Ford eram cordiais arquirivais, mas se desse no jeito na pista, um "comeria o fígado do outro" sem pestanejar..."
Ele ainda sugere uma legenda para a foto: "Quem poderia imaginar a 40 anos passados que Clóvis de Moraes e "Chico" Feoli, duas glórias do passado e os dois maiores arquirivais de pista na Categoria dos Fórmula Ford estivessem sentados juntos e em um bate papo animado e cordial, na Praiana em Atlântida em fevereiro de 2012???". Ambos já completaram mais de 70 anos. Isto é fantástico!"
Abaixo mais algumas, agora da época em que ambos se "pegavam" nas pistas.
Fonte das imagens: arquivo Roberto Giordani e Francisco Feoli.
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11 comentários:
Muito obrigado pela publicação. É muito legal que após cerca de 40 anos passados, possamos entregar estas imagens dos dois grandes nomes do automobilismo gaúcho e brasileiro.
Aproveitando a deixa : quem está na barata nº 20?
Se não me falha a memória, José Moraes no 20 e Enio Sandler no 21.
Certo o Schutz.
Se não estou enganado o Clóvis de Moraes, após abandonar a pilotagem (F.Ford / patrocinado pela Hollywood), iniciou uma temporada preparando o Bino do Chico Feoli.
Aloisio Adib
Olá Aloísio !
Chico teve como preparador desde o início da FFord a Horst Dierks até a metade de 1975, quando por im possibilidade de tempo o Chico passou a ser assitido pelo Vilmar Azevedo, até que terminou aquela fase da categoria como Super Ford, com carburação livre e pneus slics.
Ambos pararam naque le final do ano de 1975, sendo que o Clóvis para de pilotar e o Chico seguiu na recem criada Fórmula Super V que nasceu ainda com propulsores boxer. Não me consta que o Clóvis haja feito alguma preparação para o Chico.
Pelo que sei, o Chico teve a preparação do Clovis de Moraes na Super Vê.
Olá amigos,
Na sequência de fotos dos carros, a transição: a primeira foto mostra Feoli no grid (Clóvis sorrateiramente dá uma espiadinha no adversário) ainda com pneus radiais em 1974; na foto seguinte, em Tarumã, os carros já estão de slicks (1975). A liberação do regulamento para 1975 trazia, além dos slicks, polimento, balanceamento e aliviamento de várias peças. No cabeçote, liberado diâmetro de válvulas, taxa, tipo e número de carburadores. Segundo a Ford, os motores de 1440cm3 (original com 72cv a 5400) passavam para aproximados 120cv a 6500). Feoli foi espetacular na 1a. etapa de 1975 em Interlagos: acabou com a supremacia de Clóvis, vencendo a 1a. bateria, mas o carro não resistiu na 2a. bateria. Vale lembrar ainda que na etapa de Tarumã em 1975 (além do já mencionado José Moraes Neto no #21 Hollywood, também constava no #11 Telefunken, o piloto Fernando Onófrio (o "Vacaria").
luiz borgmann
Alô Leandro Sanco,
Não faz muito tempo, precisei comprar alguns rolamentos, e fui na G.A.Werlang centro de Porto Alegre. Lá, lembrei dele (Gastão Avelino Werlang) e lembro hoje dele novamente, pois participou ativamente, já com idade avançada, de vários campeonatos de Fórmula Ford, inclusive neste que hoje é objeto de comentários. Sugiro ao amigo, pois, uma matéria deste abnegado piloto, que não está mais entre nós e que ainda não consta na galeria de pilotos do blog, que muitos da FF conheceram e teriam comentários e curiosidades para relatar. Ele, adepto da mecânica, era uma espécie de self-made-man, tipo Clóvis e Egon, botava a mão na graxa e na pilotagem. Pude presenciar em Guaporé, em 1977, ainda no alinhamento do grid do Brasileiro de Fórmula Ford, a colisão de Werlang atrás de outro participante, inviabilizando a participação de ambos. A propósito, me parece que o Werlang ainda era remanescente das carreteras, ou estou enganado? Me corrijam se a memória falhou em algum aspecto.
luiz borgmann
Oi Borgmann!
O Gastão pilotou algumas vezes a Carretera nº 16 uma Chevrolet com motor Corvette, que ele tinha em parceria com João Galvani.
Ok, obrigado pelos esclarecimentos.
Aloisio Adib
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