sábado, 1 de setembro de 2012

Depois da Super Vê

Acertou quem identificou a imagem do último Desafio como sendo da Fórmula VW 1600, categoria que deu continuidade à Fórmula Super Vê e que foi mantida pela própria Volkswagen até o final de 1980. Em primeiro plano aparecia o gaúcho Ronaldo Ely

Aquela prova em questão, a quinta da temporada, foi disputada em Interlagos e viu mais uma vitória do paulista Antônio Castro Prado, a quinta naquele ano, resultado que praticamente liquidava o campeonato, pois faltando ainda quatro provas, a vantagem para o segundo colocado, Maurício Chulam, era bastante confortável. Na segunda colocação chegou José Pedro Chateubriand, com Vital Machado em terceiro, Chulam em quarto, Dárcio dos Santos em quinto, Jefferson Elias em sexto, Maurizio Sala em sétimo, Elcio Pelegrini em oitavo, Pedro Muffato em nono e "Chico" Feoli em décimo.

Castro Prado acabou sendo o campeão da temporada, já que os motores de Anésio Hernandez eram mesmo imbatíveis. Entre os gaúchos, o que mais se destacou foi Ely, com um início de temporada muito bom, fazendo um segundo lugar na prova de Tarumã e um terceiro em Goiânia, chegando para aquela prova na vice-liderança. Brigou pelo vice até o final da temporada, fazendo mais um segundo na prova de Cascavel, mas ficando apenas com o quarto lugar no campeonato.

Alguns dos outros pilotos que participaram da temporada foram Marcos Troncon, Leopoldo Abi Açab, Artur Bragantini, Adu Celso, Élvio Divani, Alfredo Guaraná Menezes, Plácido Iglesias, Luís Carlos Sansone, Régis Schuch, José Luis Pimenta, entre outros.

Abaixo algumas imagens daquela temporada.








Fonte das imagens: Luis Alberto Pandini, revista Placar e Quatro Rodas.

3 comentários:

luizborgmann disse...

Meu amigo Plácido Iglésias,que havia obtido grandes resultados na Fórmula VW1300(Servopa/Banestado, com o mecâsnico Rudy Rempel "o Rudi" como ele dizia) depois desta temporada na VW1600, foi para a Inglaterra tentar a sorte na F3. Lá encontrou os brasileiros Nelson Piquet Souto Mayor e Francisco Adolpho Serra, no mesmo campeonato(patrocinadores, na ordem: Brastemp, Sadia (frango veloz) e Perdigão). Engalfinhados em busca de resultados, Plácido não conseguiu os resultados esperados, e a briga principal foi de Piquet e Chico Serra, em que Piquet(campeão) segue direto para a F1. Iglésias retorna ao Brasil alguns anos depois, competindo no automobilismo regional paranaense e até no kartismo senior. Plácido, bom sujeito, engenheiro mecânico, trabalhou no retorno em uma montadora de caminhões, deixou saudades.
luiz borgmann

Anônimo disse...

E imaginar que o campeonato de 1980 da fvw era considerado decadente. Queria q hj existisse um campeonato decadente desses viu! Imagine um campeonato com nomes do quilate descritos por vc acima . Hoje campeonato que veio deste ,a f3 sulamericana, tem 8carros e nenhum nome como estes. Saudade.
Granito

Heitor. disse...

Sanco.Permita-me efetuar uma correção.Um dos pilotos é Leopoldo Abi Eçab (e não Açab).
Grandes tempos do nosso automobilismo ...