Essa para mim é novidade. Alguém lembra da revista Grand Prix, que circulou durante uns dois ou três anos lá por meados dos anos 70?
Quem desenterrou esta foi o Júlio Cordeiro. Ele manda uma raridade daquelas de ficar olhando e analisando todos os detalhes. "Era só sobre corridas de carros e motos, em nível internacional, nacional e regional, semelhante à Racing atual, porém tinha um papel de excelente qualidade e vinha com um pôster na página central. Nas últimas páginas, havia reportagens dos campeonatos regionais", disse o Júlio.
Ok, vamos lá: etapa do Campeonato Gaúcho de Turismo Nacional, categorias Divisão 1 e 3. Os nomes que foram citados na matéria são os seguintes: João Roberto Schmidt e Brasílio Terra (Maverick), e Marino Schunk (Opala 250S), na D1 e Bruno D'Almeida, Fernando Moser e Maurício Rosemberg (VW)e Raffaele Rosito (Brasília)na D3.
Na imagem da D1 o Júlio identificou o Marino Schunk no Opala à direita, provavelmente Walter Soldan ao centro no Dodge 1800 e o Brasílio Terra no Maverick à esquerda. Na imagem da D3 é possível ver em primeiro plano o Fusca (vermelho e branco)#73 do Maurício Rosemberg. A Brasília (verde)que está colada nele é do Raffaele Rosito. À esquerda Janjão Freire no Fusca #47. Mais atrás o #3 (laranja)do Cláudio Muller. Ao fundo o Fusca branco pilotado pelo Júlio Renner (essa quem ajudou foi o Fernando Esbroglio, que havia corrido com o carro até o ano anterior). Ao lado deste, o Fusca (talvez #72) do Aroldo Bauermann.
Disse o Júlio: "O Rosemberg corria com este Fusca, um ano antes, na D3 até 1300cc, onde predominava o Corcel. Em seguida reformou o Fusca passando para 1600cc, para ficar como na foto. As corridas da D1 e Estreantes eram bem legais, pois os caras andavam com os carros na rua e já iam treinando para a corrida. Na época, nosso ídolo - da turminha - era o Shimitão, que corria com um Maverick e andava pelo nosso bairro - Floresta e Moinhos de Vento - acelerando com a descarga direta. O Egon acelerava nas ruas, um DKW 2 portas, ex de corrida."