sexta-feira, 8 de agosto de 2008

Volta final

Voltando à retrospectiva dos Irmãos Tróglio, estamos agora em 1983, para a terceira temporada do Campeonato Gaúcho de Turismo 5000.

Mais uma vez os carros impecavelmente preparados pelo Jackson alinhavam em busca do tri-campeonato, já que os de 1981 e 82 haviam ficado com Edison Tróglio. Entretanto encontraram um adversário duro, o José Renato De Léo, com um Maverick preparado pelo baixinho Vilmar Azevedo, que acabaria por conquistar o título daquele ano.

Alguns dos pilotos que participaram do campeonato de 1983 foram:
#02 Esteban Modesto Romanello - Porto Alegre;
#03 Roland Koller - Vinagre Koller - Erechim;
#05 Paulo Schoenardie - Sabiá - Porto Alegre;
#07 José Renato de Léo - De Léo Competições - Porto Alegre;
#08 José Elói Pacheco - Madel - Novo Hamburgo;
#11 Javer Faggion Castro - Equipe Erechim - Erechim;
#12 Guatemi Altair dos Santos -Planauto - Gramado;
#13 Luiz Fernando Tróglio - Expresso Industrial - Esteio;
#14 Edison Tadeu Tróglio - Expresso Industrial - Esteio;
#15 Norbert Luckow Filho - Expresso Industrial - Esteio;
#20 Luiz Carlos Macedo - CTE - Porto Alegre;
#22 Heitor Jorge Elói - Metalúrgica NEF - Campo Bom;
#23 Leocardo Albino Baum - KF/Carinha - Novo Hamburgo;
#24 Cláudio Duarte - Carinha - Novo Hamburgo;
#33 Nerovi Oliveira - Chaveco - Alvorada;
#37 Fernando Bertoja - Gramadense - Gramado;
#47 Arizoli Carvalho Prado - Cosima;
#66 Rodyvan Moller - Gravataí.

Aquele seria o último ano dos Mavericks #13 e #14 nas pistas. Com o aumento dos custos de preparação dos carros, a ausência de retorno publicitário, a falta de patrocínio e a falta de público, os Irmãos Tróglio se desmotivaram e deixaram a categoria no final de 1983. Para o ano seguinte, Luiz Fernando chegou a fazer um teste com um Opala Stock Car em Interlagos, obtendo tempos competitivos. Ele até comprou o carro, que era do Fausto Nabur, mas o projeto não evoluiu. Edison também pretendia ingressar na Stock Car, alegando que era mais barato correr em São Paulo do que no Sul. Acabou comprando uma fazenda em Goiás e desde então mora lá.

Os Irmãos Tróglio marcaram época no automobilismo gaúcho. Foram os maiores incentivadores da categoria dos "Muscle Cars" que durou apenas quatro anos, mas que ainda hoje, 24 anos depois, é lembrada por muitos pelo ronco dos V8 rasgando as retas de Tarumã e Guaporé.

Por outro lado, 1983 marcaria a estréia da segunda geração dos Tróglio nas pistas. Júnior, filho do Luiz Fernando estreava no kart, mas isso é assunto para outro post.

Mais uma vez o meu muito obrigado ao Júnior que gentilmente emprestou todo esse material que acabou permitindo a todos relembrar desses grandes pilotos e desses grandes momentos do nosso automobilismo.

Valeu, Júnior!

Fonte das imagens: arquivo Família Tróglio.

4 comentários:

Anônimo disse...

Com todas essas imagens da 5000 gaucha cedidas pelo Junior filho do Luis Troglio;foi possível uma bela visão da evolução da categoria.O Maverick do Edson Troglio é o antológico Berta Hollywood que está no Museu do Automobilismo Brasileiro. Logo após o Maverick ter sido desativado passou para o Aldo (piloto de arrancadas) aqui de Passo Fundo que ficou com o carro desmontado por uns 8 anos; que vendeu para o Batista da AutoMotor de SP e onde fui buscar e remontá-lo nas condições originais de pista. É um Maverick com suspensão dianteira toda com braços triangulares e cheia de possibilidades de acertos (coisa de Berta) e na traseira com dispositivos que atenuam os efeitos negativos de um diferencial rígido traseiro, e que até hoje tentam imitar. Este Maverick numa pista é uma delícia.
Paulo Afonso Trevisan

Anônimo disse...

Tive oportunidade de observar o belíssimo Maverick Berta já recuperado pelo Trevisan, em uma demonstração em Porto Alegre. O sistema anti-torção fixado na carcaça do diferencial com braço no monobloco é coisa incomum mas não poderia ser diferente para segurar a transferência de potência descomunal, e deve ser lembrada a época em que o Oreste Berta concebeu essa jóia mecânica...
Luiz Borgmann

Anônimo disse...

ola prazer meu nome e Alex sou filho do piloto (Chaveco) e muito bom ver pessoas como vc reconhecendo antigos pilotos e as suas maquinas meu pai tem o maverick ate hoje guardado com uma caveira no capo e muitas fotos e matérias de jornais da época se você tiver entereçe posso te enviar copias por Email. desde já agradeço o reconhecimento abraço
meu email é:guinchoschavequinho@hotmail.com

Unknown disse...

Muito bom ver o nome do meu pai aqui, Arizoli Carvalho Prado, o Tuti! Pena q acabou a categoria né, bem no ano q eu nasci!