quarta-feira, 4 de fevereiro de 2009

Délcio Dornelles - Final

Continuando com a retrospectiva do Délcio Dornelles...

"Em 1994 reconstruímos o Voyage e com o apoio da LHD Transportes, fechamos o ano com um 2º lugar e uma vitória. Em 1995, em parceria com Pierre Kleinubing e apoio da Motorpower, conquistamos o primeiro título do Marcas. Após uma temporada difícil em 1996, ano em que o Voyage foi substituído por um Gol, voltei a conquistar o título do Marcas em 1997, em uma temporada muito disputada. Em 1998 e 1999 (Vice-campeão), alguns problemas técnicos não permitiram novos títulos. Em 2000, ao lado de Sérgio Pereira num Spyder, obtivemos dois vice títulos nas categorias Protótipos A e B, tendo perdido depois de liderar toda a temporada, após a quebra da bomba de óleo na última etapa. Ainda nesse ano, vencemos com a Maria Cristina Rosito e o Paulo Bertuol as 12 Horas de Tarumã. Em 2001, voltando a andar de Gol, venci o Sul Brasileiro BRASCAR de Turismo 1600 ao lado de Roberto Schimitz. Em 2002 novamente venci o Campeonato Gaúcho com um Gol, agora na Turismo 2 Litros. Em 2003 completei 30 anos de carteirinha, participando da Turismo D3, ao lado de Vinetou Zambon e Daniel Paludo com um Gol, tendo conquistado o Vice título. Nestes 30 anos de automobilismo, pautados pela paixão, motivação, determinação, parcerias e muito trabalho, tenho de agradecer ao meu compadre Ruy Dornelles, ao Emir, à LHD Transportes, ao imortal Dino Di Leone e à Motorpower."

Vamos às últimas imagens da série:





No alto em 1994 em Guaporé quando venceu a última etapa daquele ano, em dupla com Walter Soldan. As seguintes são de 95, em dupla com o piloto de Erechim, Pierre Kleinubing, que hoje corre nos Estados Unidos, tendo sido várias vezes campeão do campeonato nacional de turismo.



A partir de 96, Délcio participou com um Gol e em 97 - correndo em algumas provas com Ênio Wermuth Jr - sagrou-se Bi-Campeão do Gaúcho de Marcas.




Em 99, obteve um Vice no Gaúcho de Marcas.



Em 2000, vieram mais outros títulos na categoria Endurance e a vitória nas 12 Horas de Tarumã.


Em 2002, mais um título da Endurance, tendo competido em algumas provas ao lado do filho Marcelo.

Délcio continua...

"Alguns dados complementares:
- Foram 35 os pilotos que dividiram a boléia comigo;
- Os de maior participação foram Pierre Kleinubing (11 provas e o título de 1995), Ricardo Di Leone (10 provas em 1991), Vinetou Zambon ( 9 provas e o vice título de 2003), Sérgio Pereira (8 provas e 2 vice títulos de 2000), Roberto Schimitz (6 provas e o título de 2001) e Daniel Paludo (5 provas e o vice título de 2003);
- Segundo Paulo Lava, sou o 3º maior vencedor de provas do Regional de Turismo e Marcas e Pilotos, ao lado de Valdir Buneder, com 12 vitórias, somente superado por Paulo Hoerlle (14) e Valter Soldan (13);
- Nº de provas disputadas: 186;
- Nº de classificações entre os 6 primeiros: 117
- Nº de vitórias: 43;
- Nº de campeonatos que corri todas as provas: 11;
- Nº de títulos: 6;
- Nº de Vice títulos: 5;
- Algumas vitórias importantes: 500 Km de Tarumã de 1991, 6 Horas de Guaporé e 12 Horas de Tarumã de 1999 e fita azul das 12 Horas de Tarumã de 2000.

Um abraço,
Délcio Dornelles Neto"


É bom que se diga que esse histórico, escrito pelo próprio piloto, foi feito há alguns anos, portanto não considera mais algumas vitórias obtidas por ele e também do Marcelo, como no Torneio de Verão de 2007.

Mais uma vez agradeço a atenção do Renato Dornelles para com o amigo aqui. Se não fosse ele, nada dessa história teria sido contada com tantas e ótimas imagens.

Valeu, Renato!

Fonte das imagens: arquivo Délcio Dornelles e site Inema.

3 comentários:

Anônimo disse...

sem dúvida, os números causam ótima impressão. trata-se de mais um grande nome do automobilismo nacional.

Paulo Schütz disse...

Me alegro ao dizer que fui um dos 35 parceiros, dos que menos participaram, com uma prova, no velho Passat, exatamente no regional de 1989, em Tarumã, em um dos 500 Km.
Uma justa homenagem a este batalhador, cujos títulos já dizem mais do que se poderia elogiar, além de grande parceiro e amigão.
Um grande abraço ao Délcio, e que essa carreira continue, junto com os filhos.

Paulo Schütz

Unknown disse...

posso dizer que aprendi muito com este grande piloto e participei de alguns momentos bons com a familia DORNELLES . Obrigado Delcio