domingo, 8 de fevereiro de 2009

Desafio da Semana

O Desafio desta semana é em dose dupla e foi enviado pelo Mestre Renato Pastro (esses blogs têm revelado vários mestres, não?). Vindo dele, teria tudo a ver com Rallye, mas tenho minhas dúvidas...

Bom, a única dica é que ambas as imagens são da mesma prova. O resto é com a gente. Sim, com a gente, pois eu também vou tentar descobrir quem são os pilotos.



Agora me deixem ver. Aquele Alfa da equipe Jolly tem uma inscrição "Primorosa" na dianteira. Isso pode ser uma pista...

Então, mãos à obra!

Fonte das imagens: arquivo Renato Pastro.

23 comentários:

Paulo Schütz disse...

Não é rallye, pois não tem navegador, eu diria que é uma prova de estrada e, na Alfa, creio que seja Rafaele Rosito Neto, que correu pela Jolly, inclusive ganhando a prova, aqui no Rio Grande do Sul. Se é a prova que penso, havia outra Alfa, de Graziela Fernandes, um Dodge Dart de José Madrid, Opala de Aristides Bertuol e o DKW com 2 motores acoplados, feito pelo Dino di Leone e pilotado por José Pedro Maia Sinibaldi.

Paulo Schütz disse...

Na "Saboneteira", seria o Ricardo Trein?

Anônimo disse...

Aí Paulo Schütz, tô contigo, acho que a prova é a da Encosta da Serra, na Alfa é o Rosito. Agora, na saboneteira vou pesquisar. Alguém tem a foto do DKW 2 motores do Dino/Sinibaldi, se tiver é raridade...O Ricardo tem?
luiz borgmann

Leandro Sanco disse...

Acho que não é o Ricardo na saboneteira, pois pelo que sei, e está descrito aqui mesmo no blog, ele iniciou na prova Encosta da Serra de 69 com um DKW e saiu da prova após ter capotado.

Bah, o Rosito andando pela equipe Jolly! Essa eu não sabia...

Paulo Schütz disse...

Eu vi foto do DKW, faz anos e com o Sinibaldi que, aliás, tem o carro, abandonado, creio. Ele tinha uma frente extendida, como um bico de fórmula e, até quebrar, vinha em quarto, próximo ao Bertuol. Eram as duas Alfas, o Opala e o DKW, se não estou enganado.

Anônimo disse...

Já me referi aqui no blog a respeito do DKW V8 motor central, mas esse do DKW 2 motores 2T eu não vi, será que o Ricardo di Leone tem alguma foto prá mostrar?
luiz borgmann

Anônimo disse...

A prova é a inauguração da Estrada da Produção a Alfa é realmente o Rosito.

Leandro Sanco disse...

Borg, talvez o Ricardo tenha alguma coisa. Vou tentar um contato com ele.

Abraço

Anônimo disse...

Pessoal,desculpe a minha chatice mas está havendo muita confusão nesta postagem.Estas fotos são da prova Circuito Encosta da Serra de 16/11/69,quando o Rosito correu com a Alfa GTA #23.Na corrida Rod.Pres.Kennedy em 27/07/69 estava com a outra Alfa da Jolly #25. A Alfa Giuletta da Graziela só correu na prova de Lajeado(assisti em S.J.do Herval).O protótipo Haragano do Dino di Leone com 2 motores DKW ligados por junta elástica só estreou em Curitiba em out/70(eu estava lá)e andou regular.O Ricardo Trein correu c/DKW na Encosta da Serra e capotou como se sabe,e nunca andou no Haragano mas sim no protótipo Tino 1000. Este prot. fabricado pelo Tino da Auto Cruzeiro andou pela primeira vez na inauguração do Tarumã com motor DKW e depois quando o Trein comprou o carro mudou para motor VW ar.Quer fotos te envio Sanco.PAULO TREVISAN

Paulo Schütz disse...

Trevisan, realmenta há confusão quanto às provas, mas quanto ao Aragano, o que falei, era que o José Pedro tinha corrido em uma dessas provas, não sei realmente qual delas, com o DKW equipado com os dois motores, que seriam usados mais tarde no protótipo.
Abraço

Anônimo disse...

Na prova Rod. Pres. Kennedy,tinha duas Alfa cor branca,Não seria Alcidez e Abílio Diniz. Lembro,da Alfa vermelha, da Graziela Fernandes,tomando um baile,do Opala do Aristides Bertuol.Assisti em Marques de Souza.Marcelo Cé

vilsom disse...

Foi na Encosta da Serra.
Assisti empoleirado numa árvore, num corte da RS 020, em Taquara, defronte ao Instituto Adventista Cruzeiro do Sul.
Lembro que houve um bafafá, porque os demais gaúchos acharam que houvera uma certa agressão à ética, por ter o Rosito trazido um carro de SP, teoricamente superior aos daqui, para vencer, como de fato aconteceu, a corrida.
Acho que o segundo colocado foi o Madrid e tb., em boas colocações, os Iglesias.
Foi aí que peguei gosto pelas carreiras de auto ...
Sonhava em ser piloto de F1, mas acabei ficando com umas provinhas por aqui mesmo, que a grana não dava nem pro fumo, por isso nunca fumei ...
Para vivenciar melhor o automobilismo, virei Lambe-Lambe e, de 81 a 91, praticamente não escapou uma prova de velocidade que não fotografasse no RS.
Falando em Rosito, comecei fotografando o início da carreira da Cristina, no Kart, até sua chegada às provas de Turismo, fórmula, etc.
Sujeitinho antigo ...
Uma dúvida: o Paulo SchUtz, que comenta é o Gordo Pequeno da década de 70, 80?
Lambe-Lambe

Anônimo disse...

Os 2 motores acoplados DKW eu não sabia que já tinham sido utilizados aqui no RS antes de 1970;e nem mesmo com o Sinibaldi.Aliás jamais se ouviu falar de um sedan DKW ter corrido com 2 motores no Brasil.Seria interessante confirmar com os Jurássicos. A Alfa GTA #23 que o Rosito correu era a do Emilio Zambello,e com a qual este último correu na Rod.Pres.Kennedy (nunca confundir com a inauguração da rodovia que foi em 1963 ganhada pelo Vitório). O Opala do Bertuol não acompanahva as Alfa GTA mas era superior a Giuletta,teanto que foi terceiro em Lajeado.Essas datas e resultados de corridas anteriores à inauguração do Tarumã não são basicamente da minha memória mas sim da relaçãop que mantenho dentro do site do Museu do Autom. Bras.PAULO TREVISAN

Paulo Schütz disse...

Eu mesmo, Vilson Jair... abração.

Leandro Sanco disse...

Bah, quanta gente aqui que assistiu essa prova! Que legal.

Alguém sabe qual era o traçado?

Paulo Schütz disse...

Frequentei a casa dos Sinibaldi na infância, e vi a foto do carro, aliás, tinham o carro desmontado no pátio. Era o mesmo DKW dourado, nº 59, e fizeram um bico extendendo a frente.

Anônimo disse...

Esta Alfa foi pilotada pelo Rosito na prova de inauguração da Estrada da Produção, com largada em Lajeado e chegada em Pouso Novo - O rosito foi contratado para dirigir o terceiro carro da equipe Jolly que com os 3 carros na ponta seriam os campeões.
Acontece que o gringo baixou a bota e ultrapassou "os patrões" - foi demitido assim que cruzou a linha de chegada

Anônimo disse...

Na saboneteira VW #27 creio ser o José Luiz de Marchi, pois havia outra na mesma corrida #3 do Aldo Costa.
luiz borgmann

Leandro Sanco disse...

Olá, turma! Vejam só, além dos mestres, o Lambe-Lambe e o Zúio também estão na área! Sejam bem vindos.

Já tenho as respostas e também mais fotos para mostrar para vocês.

Não percam, vai ao ar no sábado, às 08:00

Anônimo disse...

A Prova em questão é realmente a Lajeado - S.J. do Herval. Ida e volta.
A equipe Alfa era patrocinada pela fábrica. Quem ganhou foi o Emilio Zambello, com o Rosito em segundo e o Graziela em terceiro. Na realidade o comentário que marcou foi o do Rosito, que afirmou que tinha carro e pulso para passar o patrão, mas que não queria ser dispensado. Por isso recebeu o carro para correr na Encosta da Serra. Essa foi uma das corridas organizada pela FGA,na reabertura que foi obtida após a proibição das corridas em vias públicas pelo governo do Estado. Outras provas foram: Cachoeira do Sul-Rio Pardo; Bento - Farroupilha; Rio Grande; etc. O Eurico Estima deve se lembrar e ter muitas fotos, pois fomos bandeirinhas em muitas delas.
Luiz Hofmeister

Anônimo disse...

Fantasticas essas lembranças de corridas memoraveis
não assisti muitas de estradas mas a Antoninho Bulamarque que ganhou Bird Clemente com o bino mark e se não me engano luiz pereira bueno com outro , eu estava em osorio para ver a passagem das baratas
aproveito para mandar um grande abraço para o Vilson lambe lambe
abraço a todos
Nique

Claudio Sinibaldi disse...

Sou filho do José Pedro e tenho muitas fotos do DKW dois moteres. Quebrou uma biela e o Luiz Felipe tem ela quardada até hoje.

Paulo Schütz disse...

Claudinho, boas vindas, conheço bem teu pai e tios, cresci junto do Claudio José Sinibaldi na Eça de Queiroz e fui ao primeiro Grande Prêmio Brasil, válido pelo campeonato em 1973, junto com o José Pedro.
Acho que se pudesses enviar fotos do DKW e do protótipo ao Leandro, teríamos um documento e tanto por aqui.

Grande Abraço