sexta-feira, 13 de fevereiro de 2009

Rallye das Praias

Final de semana bastante movimentado no esporte a motor aqui no estado. Hoje em Tarumã acontece a segunda etapa do Torneio de Verão (mais informações no site da APPA-RS) e amanhã na praia de Atlântida Sul acontece o tradicional Rallye das Praias. Sobre este último, o Renato Pastro e o Marcelo Matusiak mandaram informações.

A participação no RALLYE DAS PRAIAS rende aos pilotos e navegadores histórias que não saem da memória. As dificuldades não são poucas: areia fofa, água, barro e muitos obstáculos em meio ao percurso.

Algumas armadilhas derrubam até pilotos e navegadores experientes. Uma das mais marcantes foi vivida em 1978, no RALLYE AZALÉIA- MOBIL DAS PRAIAS, abertura do Campeonato Gaúcho de Rallye de Regularidade.

A dupla da categoria Graduados era formada por Luiz Kraemer e Sidney Kantorski com o Fiat 147 N° 293 da Equipe Glitz-Sbofa. A dupla vinha fazendo uma prova normal, mas antes do antepenúltimo Posto de Controle, o piloto não viu um pontilhão, em curva. Seguiu reto e entrou no riacho. Sem entender o que tinha acontecido, o piloto ainda pensou surpreso.

- Como teriam passado os que iam à minha frente, num riacho tão largo? – indagou.

O Fiat, submerso até os trincos das portas, começou a afundar lentamente. O motor ficou ainda funcionando durante um tempo. O carro foi boiando e andando alguns metros água adentro até apagar por completo. A traseira, mais leve ,não afundou. Em compensação dentro do carro tudo boiava, como o livro de bordo e outros papéis.

Enquanto Luiz Kraemer saía pela janela, o navegador Sidney Kantorski não fazia outra coisa a não ser dar risadas da situação. Mas a água foi entrando, e no fim, ele estava sentado no banco, submerso até a cintura, e decidiu, finalmente, também sair pela janela.

Superado o susto, o acidente virou piada entre os participantes. Na entrega de prêmios o mestre de cerimônias, Luiz Milano, disse que na próxima prova iria providenciar um escafandro para a dupla.

O 35° RALLYE DAS PRAIAS - 2009 está marcado para o dia 14 de Fevereiro com a largada na Avenida Beira Mar em Atlântida Sul às 10h. A corrida passará pelos municípios de Capivari do Sul, Cidreira, Osório e Tramandaí. As inscrições encerram no dia 12 de Fevereiro às 18h. A supervisão e a organização são da Federação Gaúcha de Automobilismo e do CLUBE PORTO ALEGRE DE RALLYE, respectivamente. Outras informações sobre a prova podem ser obtidas através do email cpr@cpr-rally.com.br ou do site: http://www.cpr-rally.com.br/


Fonte da imagem: Marcelo Matusiak.

Nenhum comentário: