sábado, 14 de fevereiro de 2009

XII Circuito Encosta da Serra

Uma das respostas do último Desafio foi uma surpresa para mim. A bordo da Alfa GTA #23 da equipe Jolly-Gancia, com o patrocínio da Primorosa, ia ninguém menos do que Raffaele Rosito Neto, durante a prova Encosta da Serra em 1969.

Na saboneteira #27 a minha suspeita (e também do Luiz Borgmann) se confirmou: José Luiz de Marchi.

Esta foi uma das duas únicas provas nas quais um piloto gaúcho competiu pela tradicional equipe paulista que fez história nos anos 60 e início dos 70. O carro #23 era tradicionalmente pilotado por Emílio Zambello.

Sobre a participação de Rosito na equipe Jolly-Gancia, encontrei um registro interessante no site do amigo Paulo Peralta, o Bandeira Quadriculada, quando este teve a chance de falar sobre a piloto Graziela Fernandes.

Graziela tinha uma Alfa GTV e tinha também patrocínio. Assim, recebeu um convite para correr na equipe Jolly-Gancia na prova Rodovia Presidente Kennedy, no RS, com um carro deles. Haviam três, o de Emílio Zambello, o de Piero Gancia e mais um. Este último foi oferecido a ela, mas então apareceu Raffaele Rosito, que estava apenas um ponto atrás na disputa pelo Campeonato Gaúcho, e pediu um carro. Naquela prova, disputada entre as cidades de Lajeado e São José do Herval (ida e volta) no dia 27 de Julho de 1969, a Jolly-Gancia conseguiu um primeiro lugar com Zambello, segundo com Rosito e quarto com Graziela, que acabou competindo com seu carro particular. Quem chegou em terceiro foi Aristides Bertuol, com um Opala, que disputava com Rosito o título do Campeonato Gaúcho.

Abaixo três imagens daquela prova.




Sobre a prova Encosta da Serra, o idealizador do Desafio, o amigo Renato Pastro, me passou um verdadeiro dossiê da prova, que reproduzo aqui na íntegra.

Se segurem aí, pois vamos acelerar pelas estradas do Rio Grande!

XII CIRCUITO ENCOSTA DA SERRA
16 de Novembro de 1969
Terceira e ultima etapa do Campeonato Gaúcho de Automobilismo de 1969.
Representou também a última prova em estradas gaúchas.

Originalmente em sua primeira edição 1952 o “circuito” consistia de 280 Km largando de Taquara, passando por São Francisco de Paula, Canela, Gramado, Nova Petrópolis, Novo Hamburgo, São Leopoldo, Sapucaia do Sul, Canoas, Gravataí e retornando a Taquara.

Para esta última prova o roteiro foi reduzido para 180 Km largando de São Francisco de Paula indo a Taquara e retornando São Francisco de Paula. A prova foi coordenada pela - Associação Valesinos de Automobilismo - AVA, sob o comando de Paulo Seben e Júlio Scheifler a cronometragem ficou a cargo da Equipe Omega de Normélio Da Poian. A supervisão foi da Federação Gaúcha de Automobilismo contando com 53 carros participantes.

Raffaele Rosito Neto, pilotando a Alfa Romeo GTA (1.900 cm³) N° 23 da Equipe Jolly-Primorosa venceu a prova com a impressionante média de 155,400 Km/h em 1h09min9seg.

Embora entrando em segundo lugar o veterano piloto Aristides Bertuol com o Chevrolet Opala de 6 cilindros de N° 4 garantiu a posição de Campeão Gaúcho na Categoria Força Livre. O “velho” terminou a prova com o tempo de 1h15min7seg.

As 13:00 em São Francisco de Paula foi baixada a bandeirada ao pelotão da Força Livre quando partiu na frente a Alfa de Rosito, o Dodge Dart Sedan de José Madrid (o primeiro Dart a estrear em pistas brasileiras) o Opala de Bertuol, o Karmann Ghia 1800 de Leonel de Alencastro Friedrich e o DKW de dois motores de Pedro Sinibaldi.

Destes cinco carros somente dois conseguiram completar a primeira etapa até Taquara.

O Dodge Dart de Madrid teve um sério acidente, quando na descida da serra foi de encontro a um barranco. Foram adaptados no Dart aros de tala mais larga, e as mesmas não resistiram, tendo uma se partido no exato momento em que o veterano piloto vencia uma curva em alta velocidade. O carro ficou demolido, mas não houve nenhum ferimento no piloto.

O Karmann Ghia de Friedrich vinha muito bem nos primeiros quilômetros, mas teve o motor engripado, o mesmo aconteceu com o DKW bimotor de Sinibaldi.

Rosito atingiu a incrível média de 161,300 Km/h, chegando seis minutos na frente de Bertuol, que fez também uma ótima prova.

O segundo pelotão composto de carros pertencentes à Classe de 1.601 cm³ a 3.000 cm³ largou as 13:05.

Foi o Simca de Francisco Antônio Ventre que pegou a ponta, mas já no Belvedere que fica a cinco quilômetros da largada o FNM JK N° 25 de Lauro Maurmann Junior ultrapassou-o, ficando na ponta até o final da primeira etapa.

José Antônio Madri, também de Simca, foi o segundo a chegar, seguido pelas máquinas de Carlos Alberto Kuenzer, Francisco Ventre e Afonso Iglesias com o Simca N° 84.

As 13:20 os carros de maior cilindrada (1.601 cm³ a 3.000 cm³) da Estreantes e Novatos largaram.

Fazendo uma ótima estréia, Valter Schunck foi o vencedor da primeira etapa seguido de João Simão Costa, ambos com Simca.

A Classe até 1.600 cm³ era a mais aguardada e teve sua largada as 13:25.

Quem pulou na frente foi o Volkswagen quatro portas N° 3 de Aldo Costa, que por pouco tempo liderou, pois, devido a um cabo de vela solto, foi ultrapassado, tomando a ponta, então, o Volkswagen Sedan N° 30 de Giliat Cairolo de Oliveira, que de maneira espetacular venceu a primeira etapa.

José Luiz de Marchi, o Zaico teve o pára-brisa dianteiro quebrado do seu Volkswagen quatro portas N° 27 o que prejudicou a sua média final.

Aristides Bertuol Filho, que também estava fazendo uma ótima prova, teve o motor do seu Volkswagen fundido.

Esta Classe foi a mais disputada, devido a paridade das máquinas. A primeira colocação só era definida no final do percurso, pois vários foram os ponteiros.

A seguir, largaram os Estreantes e Novatos da Classe até 1.600 cm³.

Na largada, Vladimir Oliveira Soares se distanciou bastante e deixou seus adversários a perder de vista. Apesar de um “motor muito afinado” a temperatura do mesmo começou a subir, sendo obrigado a parar.

O vencedor da primeira etapa foi Nelson Noschang com Volkswagen. Cinco minutos depois, largou a Classe até 1.300 cm³.

Foi a briga entre o Ford Corcel e o DKW. José Luis Madrid, o caçula da família Madrid, saiu vencedor da primeira etapa com o Ford Corcel N° 5.

Francisco Antônio Feoli, que deu várias entortadas entrou em segundo com o DKW N° 99, enquanto Paulo Dinarte Marques Nienaber, com o Ford Corcel N° 31 totalmente “Standard” chegou em terceiro.

Finalmente, César Augusto Ramos foi o vencedor da Classe até 1.200 cm³, para Estreantes, com o DKW N° 200 e em segundo ficou Marcos Vinicius Bossle.

O DKW N° 123 de Ricardo Albuquerque Trein deu a capotada mais espetacular da prova. Deu uma volta no ar e caiu com as quatro rodas no asfalto, em posição normal, como se estivesse prosseguindo a prova. Danos materiais impediram que o piloto prosseguisse na descida da Serra.

Na segunda etapa, Taquara / São Francisco de Paula, o Opala de Bertuol saiu na frente, mais alguns quilômetros adiante já era ultrapassado pela Alfa de Rosito, que chegou com dois minutos de vantagem.

Na Classe de 1.601 cm³ a 3.000 cm³ , José Antônio Madrid tomou a ponta com o Simca N° 21 para em seguida ser ultrapassado pelo FNM JK N° 25 de Lauro Murmann que confirmando sua categoria, foi o ponteiro e se tornou Campeão em sua Classe.

Nos Estreantes e Novatos a vitória ficou novamente com Valter Schuck com o Simca N° 120.

Nova vitória agora na segunda etapa de Giliat Oliveira na Classe 1.301 cm³ até 1.600 cm³ seguido de Aldo Costa, Zaico e Lauro Arnizant no Volkswagen N° 16.

Nos Estreantes de 1.201 cm³ até 1.600 cm³ a disputa foi até o final e ficou a vitória na segunda etapa com Geraldo Andreola no Volkswagen N° 112.

Na Classe até 1.300 cm³ a vitória ficou com José Luis Madrid tendo Fernando Augusto de Carvalho Esbróglio enfrentado problemas de freios desde a primeira etapa finalizou em 4° lugar com o Ford Corcel N° 7 à frente de Nelson Luís Barro com outro Ford Corcel.

Roberto Giordani com o seu DKW que vinha muito bem na prova abandonou a competição com defeito na bomba elétrica.

Finalizando a segunda etapa César Augusto Ramos venceu novamente a Estreantes e Novatos Classe até 1.200 cm³ seguido do DKW N° 109 de Voltaire Moog.

Esta competição teve antecedentes desagradáveis quando várias equipes de São Paulo anunciaram a Federação Gaúcha de Automobilismo a sua intenção de competir. Um grupo de aficionados gaúchos do automobilismo manifestou-se contrário à participação de equipes de outros estados visto que a prova contava pontos para o Campeonato Gaúcho.

Ok, vamos a mais algumas imagens dessa prova.



Na sequencia: a largada da segunda etapa da prova no trecho Taquara - São Francisco de Paula, Aldo Costa na saboneteira #3, Fernando Esbroglio no Corcel #7, Aristides Bertuol no Opala #4 (é a primeira vez que vejo ele num Opala), José Madrid e o que sobrou do Dodge Dart #22, Ricardo Trein no DKW #123 e o vencedor na geral Raffaele Rosito no Alfa #23.

Fonte das imagens: arquivo Ricardo Trein, Paulo Trevisan e Renato Pastro.

9 comentários:

Anônimo disse...

Realmente este seu blog está excelente, os post's e comentários de alto nível e instrutivos. Parabéns a todos por este valoroso arquivo do automobilismo gaúcho.
Roger

Anônimo disse...

SENSACIONAL, parabéns Leandro, a história sendo resgatada, só tinha ouvido falar desta prova, nunca tinha visto ou lido nada a respeito, muito legal!

Anônimo disse...

Ficou bem completa essa abordagem hein?Parabéns Sanco. Essa do DKW com dois motores do Sinibaldi é "furo" nacional,porque jamais se viu registrado tal feito. Outra coisa,se realmente o Dodjão pioneiro em corridas foi aqui no RS é outro feito que nos orgulha. PAULO TREVISAN

Anônimo disse...

tenho lido diariamente as materias do blog. como piloto considero "felomenal"o resgate da historia do automobilismo gaucho. peço aos que tenham fotos ou materias do Aristides Bertuol que as coloquem aqui, pois sou da mesma cidade e grande fã dele, mas quase nada existe sobre sua carreira aqui em Bento Gonçalves.
Carlos Giacomello

Leandro Sanco disse...

Olá, Carlos. Agradeço a visita. Tenho pouca coisa sobre o Aristides, tanto é que essa foi a primeira vez que vi uma imagem dele correndo com o Opala.

É bem provável que o Paulo Bertuol tenha bastante material. Quando possível, tentarei um contato com ele.

Abraço

Paulo Schütz disse...

Sensacional, acho que estamos resgatando muito da nossa história por aqui, ver essas fotos, começar a ter os relatos dessas disputas é emocionante.
Abraços a todos.

vilsom disse...

Uma corrreçãozinha: a prova realmente era no traçado que incluía S. Chico de Paula, mas não ia apenas até Taquara, que dista 45 km de S. Fco., não podendo, assim, somar, na ida e volta, os 180 km mencionados.
Ia até Gravataí, se não me engano até a Ponte. De que ia além de Taquara, tenho certeza, pois, como disse em comentário anterior, estava devidamente empoleirado num cinamomo, no corte da RS020 que fica defronte ao Instituto Adventista Cruzeiro do Sul, localizado entre Taquara e Gravataí.
E, se não me falha a memória, nem me pisca a vista, a largada foi em Gravataí. Mas não posso jurar ...
Vilsom "Lambe-Lambe" Barbosa

Anônimo disse...

Antônio Carlos Vargas
A respeito do percurso "XII Circuito Encosta da Serra",lembro-me que assisti a prova em Gravataí.na altura do Passo Hilário, bem próximo da chegada e largada de volta a São Francisco,que,hoje,localiza-se no entroncamento (bairro Vista Alegre, Gravataí com a faixa de Taquara).O internauta Vilson,lembrou de tudo, mas este detalhe da chegada e largada de volta se não me falha a memória fica onde descrevi. Um forte abraço a todos que gostam do automobilismo principalmente recordando estes pilotos da antiga.

Eduardo disse...

Meu pai, Sr Geraldo Andreola!!!!
Hoje com 87 anos, totalmente lúcido.
Quem quiser saber mais de alguém que estava na prova e venceu, basta nos procurar!!!