Sabia que o Passat #6 preparado pelo Vieira era um daqueles da equipe do "Toninho" Da Matta e do "Xandy" Negrão, que competiu no Brasileiro de Hot Car no início dos anos 80, acho que até 1983. Perguntei ao Marcelo Vieira qual deles veio para cá e ele me respondeu que os dois! O do "Toninho" virou o #6 do Bresolin e o do "Xandy" foi para Pelotas para o piloto Fernando D'ávila Soares. Esses Passats foram campeões por três anos aqui no sul. Em 85 com o Fernando e em 86 e 87 com o Bresolin (se bem que parece que o campeonato de 87 não foi homologado pela FGA... vou confirmar).
Procurando nos arquivos e com mais algumas enviadas pelo Marcelo, conseguimos montar uma sequência cronológica com algumas das faces do Passat.
As duas primeiras mostram o "Toninho" em uma prova no Rio de Janeiro. Depois em 1985 com Bresolin na Hot Car regional. Mais abaixo em 1996 com Victor Steyer ao volante. Depois com Vinetou Zambom no Gaúcho de Endurance de 1998 (a confirmar), Luciano Fossá na Divisão 3 regional em 2002 e por fim uma imagem recente do carro no Museu do Automobilismo Brasileiro em Passo Fundo.
Assim que possível, vou publicar uma do outro Passat do Fernando Soares.
Valeu, Marcelo!
Fonte das imagens: arquivo Marcelo Vieira, jornal Esporte Motor, arquivo pessoal, jornal Pit Stop, http://www.inema.com.br/ e arquivo Paulo Trevisan.
7 comentários:
Legal, tio Sanco:
A equipe Credireal tinha três desses Passatões bonitos, um do Toninho (#10), outro do Jayme Figueiredo (#70) e um do Xandy(#90).A temporada de 1983 foi o "canto do cisne" da Hot Car, pois a Globo a deixou na mão.O campeão? Claro que a "grande raposa" Toninho Da Matta.
Caranguejo
Sanco,você está mechendo num ícone do autom.Bras. Este Passat acho que só tem um concorrente em número de vitórias, que é o Fiat Melitta do Hoerlle.Que bom que o Marcelo filho do saudoso mecânico Marcos Vieira está liberando mais imagens.É digno registrar o amor que o Marcelo tem pela memória do pai e da trajetória desse hot car.Afinal foi o pai dele junto com o Bresolin que trouxeram o carro para o RS com o respaldo Curtume Ritter;chegou aqui com #10 que o Toninho havia sido campeão bras.em 1983 e 1984;pela equipe de Jayme Figueiredo (que corria com #70 e o Xandy com #90). Pesquisas profundas apontaram que o Toninho havia sido campeão bras.com Passat D1 em 78/79/80.Em 81 entrou na equipe do Egidio Chichola e foi campeão da primeira temp.Hot Car. Em 82 perdeu no final para o Paulo Júdice do RJ que foi acusado de usar blocante que era proibido na época.O Da Matta nuncva gostou de perder mesm! Em 83 após acidente anterior trocou o monobloco E ESTE É O CARRO SOBREVIVENTE E DO QUAL ESTAMOS FALANDO! No Tarumã em 24/04/84 onde estreou este monobloco novo foi pole e ganhou assim como uma sequência absurda de provas posteriores sendo CAMPEAO DA HOT CAR EM 83 e 84.Em 85Bresolin venceu duas provas do Gaucho;em 86 ganhou 6 e foi campeão.Em 87 ganhou mais duas e ficou campeão de novo.Na metade dos anos 90 o Marcelo que nos acompanha, adquiriu o carro e tornou-o vencedor várias vezes nas maõs de pilotaços como Zambon, Steyer,Daudt, Dornelles,etc. Agradeço de coração aberto ao grande amigo Arlindo Marx por ter insistido e possibilitado salvar este carro;que oportunamente será restaurado. PAULO TREVISAN
Desculpe,errei na data da apresentação do MONOBLOCO NOVO DESTE PASSAT NO TARUMÃ, foi em 24/04/83. PAULO TREVISAN
Esse carro foi testado pelo Marazzi na saudosa Motor 3 !
Vou ver se acho a dita cuja.
Filipe W
Obrigado pelas palavras do paulo,que um dia,poder ver esse carro totalmente recuperado,e quem sabe o paulo me deixa eu dar uma voltinha,hehehehe,abraço a todos vcs.....vou axar mais fotos e mandar para o sanco.......Marcelo vieira
A reportagem que saiu na revista Motor3 com o Expedito Marazzi foi com o carro 90 da equipe mas do piloto Xandi Negrão(estou te enviando foto Sanco).Aquela reportagem será importante na restauração do Passat porque tem muitas fotos e com aquela frente um pouco quadrada.Significativo que o carro do Toninho,que correu com #10,na primeira temporada com o Bresolin manteve aquela frente mas trocando as cores para vermelho e branco(vai foto também Sanco). Qualquer carro que restauramos para o Museu nos exige pesquisa a fundo para não cometer gafes e por isso foi falado até com o Toninho. PAULO TREVISAN
Dá-lhe Sanco e dá-lhe Trevisan!
Essa dupla vale diamante.
Esse Passat não poderia estar em outras mãos que não fossem do Paulo.
Esse cara merece um busto de ouro em cada autódromo do Brasil!
Abração e parabéns Leandro, o blog está cada vez melhor.
Abraços
PS: Sábado em Interlagos o pessoal perguntou de você e do mestre Trevisan.
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