quarta-feira, 14 de julho de 2010

Aragano

E o Cláudio Sinibaldi, filho do José Pedro, conseguiu digitalizar várias fotografias que seu tio, Luiz Felipe, guardava a sete chaves. Os irmãos Sinibaldi já foram citados aqui algumas vezes e em breve publicarei mais alguns registros. O Cláudio lembrou que dia desses o protótipo Aragano, preparado e pilotado pelo Dino Di Leone, apareceu por aqui e por isso ele enviou algumas que também estavam em meio ao material do tio.

É possível ver registros de um teste feito por Dino no protótipo que parecia ser o com motor DKW 2000 cc. Aparece também sua participação num treino para inauguração do Autódromo de Tarumã e depois durante a prova da Copa Brasil.






Valeu, Cláudio!

Fonte das imagens: arquivo Família Sinibaldi.

15 comentários:

Carlos Alberto Petry disse...

Sensacional, parabens, lindas fotos do protótipo do Dino, apenas uma correção ao comentário o motor não era um com 2000 c.c. eram sim dois motores normais de DKW (preparados para competição) acoplados por uma cruzeta de tração, semelhante as utilizadas pelos Fórmula Ford.

Ricardo Cunha disse...

Leandro:

Bons tempos dos anos 60 e 70, quando um piloto ou mecânico tinha uma idéia e a colocava em prática, construindo protótipos que, às vezes davam certo, outras vezes não, mas a criatividade era estimulada... bem diferente dessas corridas "pasteurizadas" da atualidade...

Parabéns pela postagem, nunca tinha visto fotos tão boas do Protótipo Aragano.

Um grande abraço.

Ricardo Cunha

PAPERSLOTCAR disse...

Oba masi um modelo pra fazer pros 500 km de autorama.
Valeu turma.
E só uma pergunta.
Quais as cores do carro.

Anônimo disse...

Muito legal. E repararam que a tomada dianteira de ar lembra a do "Candango"?

julio Cesar Gaudioso disse...

O Aragano era branco.

Leandro Sanco disse...

O Aragano que aparece neste post eu não sei, mas o que correu nos 500 km de Tarumã, em Agosto de 1971 era amarelo (aparece na capa do livro do tarumã), com Santo Antônio preto´, círculo dos números pretos e números em amarelo.

Notem também que da primeira para a segunda prova o Santo Antônio foi bastante modificado.

Abraços,
Sanco

Claudio Sinibaldi disse...

Na inauguração de Tarumão carro era branco com numeros pretos e 2 motores DKW. Já em 71 a cor mudou para um tipo de amarelo bem claro, quase uma cor creme e o motor já era um GM 4 cilindros. Notem o reservatório de expanção preso no santo antônio.

Leandro Sanco disse...

Grande, Cláudio!

Obrigado pela visita e pela colaboração. Como podes ver a turma gostou muito, pois esses registros são ótimos, talvez os melhores já vistos desse protótipo.

Em breve publicarei o restante do material que me enviaste.

Abração,
Sanco

Anônimo disse...

Fotos realmente inéditas do prot. Aragano.Vi o carro em Curitiba em 1970(antes da inauguração do Tarumã)e andou bonito.O DiLeone/ Sinibaldi e demais DKWezeiros membros da equipe eram uma confraria e tanto.PAULO TREVISAN

Claudio Sinibaldi disse...

Sanco te reenvie algumas fotos com resoluçao bem melhor...

luiz borgmann disse...

Os motores dois tempos, exigentes na qualidade dos escapes dimensionados, devem ter dado uma grande dor de cabeça para acomodação embaixo da carenagem. Sensacional. Pena não dar mais detalhes fotográficos legíveis do conjunto motriz. Se os motores eram montados em tandem, como seria feita a regulagem dos platinados daquele que ficava encoberto?
luiz borgmann

Claudio Sinibaldi disse...

Convesando com o meu pai questionei como seria feita a regulagem.
A ligação dos motores era por junta elástica. As mesas dos platinados eram montadas uma na frente da outra, a de baixo para o motor de trás e a de cima para o da frente. A regulagem era feita separadamete, um motor por vez. Quem fazia a regulagem era o Adão, genro do Dino. Funcionava como um relógio. O pai não lembra como era feita a ligação para o radiador.

Julio Cesar Gaudioso disse...

A conexão entre os motores era uma junta anular Ciubbo, de borracha, igual a existente na saída do cambio dos Alfas antigos (e também nas Romiisettas), com formato de "donuts".

Julio Cesar Gaudioso disse...

Se a memória não falhou, a cilindrada era original, 2 X 980 cc. Considerando a potência dos ponteiros na inauguração de Tarumã, mesmo que tivesse só a potência dos DKW originais (2 x 60HP) daria, depois de acertado, para andar entre os primeiros.

Leandro Sanco disse...

Boa, Pessoal!
Aguardem que em breve publicarei mais alguns ótimos registros enviados pelo Cláudio Sinibaldi.
Abraço,
Sanco