quinta-feira, 1 de julho de 2010

Arquivos do Tohmé

O Tohmé, o maluco dos carrinhos, que diariamente nos brinda com excelentes miniaturas de carros de competição em seu blog, mandou mais alguns registros como colaboração. Fórmula 2 Sulamericana, Interlagos, 1986. Os clicks foram feitos pelo próprio, que pelo visto tinha trânsito livre pelos boxes e conseguiu chegar bem perto das baratas.

No meio dos Berta argentinos e Muffatão brasileiros, um Heve, do Marcos Troncon, que lembrava a Ferrari, inclusive com o patrocínio da Agip. Daí pensei: esse carro não foi utilizado naquela época em um comercial de uma televisão, talvez da Sharp, Sanyo ou algo assim? Me lembro de ver ele e o casco do Troncon em uma revista, certa vez, mas posso estar enganado...

Apenas como registro, o carro #4 da Ipiranga não era o Anor Friedrich e sim o Dárcio dos Santos que correu em Interlagos com o segundo carro da equipe do Leonel. Para quem lembra, esse conjunto carro-piloto foi o tema do primeiro Desafio aqui do blog no início de Agosto de 2007.





O Tohmé aproveitou o e-mail para enviar um registro do uma inédita do tio dele, o Álvaro Buzaid, testando um Fórmula 3 na Inglaterra, em 1985. Ele havia competido na Fórmula 2 Brasil e Sulamericana, nos primórdios da categoria e depois partiu para o velho continente, onde correu na Fórmula Ford. Acabou desistindo do automobilismo, naquele mesmo ano, após competir na Fórmula Ford 2000.


Agora lanço um desafio ao Tohmé. Será que há alguma miniatura de um carro que tenha competido na Fórmula 2 Sulamericana ou Brasileira dos anos 80? Talvez alguma empresa argentina tenha feito. Vamos aguardar a palavra do mestre.

Fonte das imagens: arquivo Tohmé

3 comentários:

L-A. Pandini disse...

Sensacionais! Inclusive a foto do Buzaid, verdadeira "Mosca Blanca". Boa, Tohmé! (LAP)

granito disse...

Miniaturas de F2 Codasur nunca vi mesmo, nem na Argentina, não achei mesmo e olha que enquanto todo mundo ia atrás de roupas de couro , alfajores e outras bugigangas eu semmpre sapiava as lojas atrás das "marditas" miniaturas , que tb sou viciad...

Tohmé disse...

Sanco, só uma correção.
Em 84, o Buzaid foi campeão de FF1600 na Inglaterra.
Em 85 (ano deste teste de F3), participou de metade co campeonato de FF2000, inclusive com vitórias.
Assim, foram 2 anos lá.
Abraços