segunda-feira, 13 de setembro de 2010

40 anos de automobilismo

O Ceregatti mandou avisar que estão sendo colhidos mais frutos daquele inesquecível final de semana em Guaporé, no início do ano. Só lembrando, o Guilherme Villela Pedra, de Minas, já fez sua estreia no Paulista de Marcas. O amigão Francis já colocou seu Fusca para correr na terra em Santa Catarina. Agora é a vez do Vitão e do Lucca Furquim. Os dois farão o curso de pilotagem em Interlagos, em Novembro, instruídos por ninguém menos do que Artur Bragantini, que já havia instruído o Guilherme.

Bragantini é um dos maiores nomes do automobilismo brasileiro. Começou a competir em 1970 e correu em praticamente todas as categorias do automobilismo nacional, antes de largar as competições. Venceu inúmeras provas, como essa aí embaixo, a abertura do Brasileiro de Fórmula 1600, em 1978, prova na qual o Ronaldo Ely foi o 5º colocado, tema do último Desafio. Na imagem é possível ver Bragantini puxando a fila, sendo seguido por Alfredo Guaraná Menezes, José Pedro Chateaubriand, Luis Moura Brito, Maurício Chulan, Ely, mais dois encobertos, Cláudio Barbosa e Marcos Troncon.


Abaixo mais alguns registros do Professor. O primeiro é de Tarumã, Fórmula Ford, 1980, ano em que se sagrou tri-campeão. Clóvis de Moraes era o preparador do motor e aparece à esquerda. Mais abaixo, Fórmula 2, 1982 em Cascavel. Bragantini se revezava na condução dos carros da Denim com Ronaldo Ely. Um era o Polar (#6), que aparece na imagem, o outro era um Muffatão (#7).



Fonte das imagens; revista Quatro Rodas e aquivo Pietro Tebaldi.

15 comentários:

João Cesar Santos disse...

Curso de Pilotagem. Tá ai uma coisa que eu quero fazer. Mas os autodromos do RS ficam longe demais de Soledade. Quem sabe agora que tem asfalto na RS-332 (Arvorezinha), estou a apenas 78 km de Guaporé. Sanco, tu que é o 'repórter' melhor informado do automobilismo gaúcho, descobre se tem curso de pilotagem em Guaporé. Qualquer coisa manda um e-mail ou posta no blog, aposto que tem mais gente interessada. Ceregatti, visita o meu blog, manda e-mail, to com saudade. E cuidado com o raio lá da granja dos Graeff (hahahaha) Abraço

João Cesar Santos disse...

ah, e parabéns aos novos pilotos (Guilherme Villela Pedra, Vitão e Lucca)... acelera a barata...

Eduardo Miler disse...

Se tiver algum curso de pilotagem, aqui no Sul, que não seja o do Prof. Quadrado, tô nessa....Ficar rodopiando a 80 km/h em Tarumã nunca foi curso de pilotagem...Abs

Francis Henrique Trennepohl disse...

Valeu Leandro!
E não dá pra deixar de agradecer nosso "papai noel" PAULO AFONSO TREVISAN.
É isso aí galera, aos poucos todos vão realizando seus sonhos. A única coisa que falta pra mim é ter os amigos de longe aqui pra dividir essa alegria.
Semana que vem tem poeira levantando novamente!!!

Gilson . disse...

nao tem curso de pilotagem em guaporé ? senão tiver eu e o chico bala podemos fazer uma escolinha por lá então ehehhee, por aqui em poa já esta muito concorrido

João Cesar Santos disse...

Gilso... dependendo dos custos e parcelamentos, aulas nos finais de semana (sabado e domingo) .. já to inscrito...

Gilson . disse...

vou entrar em contato com a federação sobre isso, ja temos firma registrada "chico bala competições" o nome da antiga oficina do chico que pode ser usada. abraçoss

roberto zullino disse...

JCesar,
Esquece o curso, já te ensinei o que precisava saber, pegar na direção direito. Tire a bunda da cadeira e vá para Guaporé andar e assim aprender alguma coisa para evitar de esmerilhar os carros do Paulo.

João Cesar Santos disse...

Pô Zuzu, não faz assim! Eu 'só' andei de Fitti-vê e entreguei a baratinha intacta.

João Cesar Santos disse...

continuando... isso que o Ceregatti deixou a pedaleira prá lá do deus me livre... tinha que dirigir quase deitado no assoalho... Mas foi bom, quero mais...

vitão disse...

Bom, pelo menos fazendo o curso vamos economizar alguns espamos e arritmias ao grande Paulo Trevisan....

João Cesar Santos disse...

Gilson, conversando rápido no MSN achei 5 interessados em fazer curso de pilotagem em Guaporé ... Tudo depende dos valores e aulas nos sabados/domingos.
Ah, parabéns ao Francis tb...

Lucca Furquim disse...

Caros Amigos, iniciei 2010 com o melhor presente que poderia receber, visitar o Museu do Automobilismo Brasileiro, pilotar no Autodromo de Guaporé, vivenciar a história de maquinas e Pilotos junto do Paulo Trevisan e todos os demais colegas que lá se encontravam foi de uma grandiosidade fora deste mundo. Agora, pra fechar o ano mais um presente a ser ministrado pelo Mestre Artur Bragantini...Duendes, PapaiNoel e demais seres existem, podem acreditar!!! Abraço a todos

Leandro Sanco disse...

Grande Lucca! Vai fundo no da direita, meu velho! O mesmo vale ao Vitão! Suguem o que puderem do grande Artur Bragantini. O cara deve ter corrido - e vencido - até de patinete.

Abração,
Sanco

Antonio Seabra disse...

Sanco,

Só pra constar, estou fazendo o curso, já fiz duas aulas com o Fiesta da Escola de Pilotagem Interlagos. Agora, no dia 15/11, devo andar com os Palio.
Achei legal saber que vou encontrar o Vitão e o Lucca por lá.
Recomendo fortemente que os interessados considerem fazer o curso nesta escola, em Interlagos. O Toninho é gente meuito fina e os instrutores, os famosos (Bragantini, Guaraná) e os menos famosos, são todos super atenciosos e mutio competentes.
A gente acaba na orbrigação de andar bem...

Abraço

Antonio Seabra

PS - esse sacana do Ceregatti esqueceu de mim !!!!!