sábado, 11 de setembro de 2010

E ele quase desistiu do automobilismo

Só faltou o ano, pois o resto a turma tirou de letra o último Desafio. O Ceregatti então, descreveu o trecho da pista com um ar tão poético e nostálgico que eu acho que ele ainda dorme pensando em Guaporé, não é mesmo, Comendador?

Bom, era mesmo nosso grande bota Ronaldo Ely, durante prova da Super Vê, em Interlagos, 1978, prova vencida por Artur Bragantini, com Ely na 5ª colocação.

Ely nunca teve muita sorte em seus primeiros anos com monopostos. Correu com esse Polar entre 1976 e 1981, sempre com boas atuações, mas carente de um esquema mais competitivo, que aliado ao seu azar, o fez desistir do automobilismo em 81.

Mas seu talento não havia passado despercebido e no início da temporada da Fórmula 2, em 1982, foi convidado a integrar a equipe Denim, ao lado de Artur Bragantini. Ely passou a pilotar o Polar do falecido Antônio Castro Prado e já na primeira prova em Brasília liderou boa parte, não vencendo por problemas no câmbio. Mesmo assim, terminou em terceiro. Era a injeção de ânimo que ele precisava. O resultado do campeonato de 82 a maioria deve lembrar: Ronaldo Ely - Campeão Brasileiro de Fórmula 2!

As imagens abaixo mostram na sequência: Tarumã - 76, Interlagos - 76, Goiânia - 77, Cascavel - 77, Tarumã - 79, Brasília - 82.








E ele quase desistiu do automobilismo um ano antes de ser campeão...

Fonte das imagens: revista Quatro Rodas e revista Pódium Graphic.

5 comentários:

roger disse...

Nova Prata fazendo marca no automobilismo! Parabéns a Vipal desde R. Ely acreditando no automobilismo!
-Agora é o Miguel e o Daniel!!

Claudio Ceregatti disse...

É sim, meu amigo Sanco...
Sonho sim com Guaporé, e imagino como deve ter ficado com o asfalto novo...
A nostalgia que tenho de Interlagos original - nunca chamo de antigo - nunca passa, pois estou sempre por lá em minhas incursões ilegais.
Coincidencia ser o Artur Bragantini o vencedor da prova.
Esse cara a quem chamo hoje de amigo (como bem diz o Belair: "Felizes de nós que somos amigos de nossos ídolos") e que vai instruir, do alto de seus 63 anos de idade e 40 de automobilismo, nossos amigos Lucca Furquim e Vitão.
Bem lá no Templo, na Escola de Pilotagem Interlagos. Vão ambos aprender a guiar com um dos Mestres, com o Último dos Moicanos, o Único dos genios dos anos 70 que permanece em atividade.
As aulas serão dias 15 de novembro, e depois dias 07 e 22 de dezembro.
Vou assistir todas de camarote...

Roberto Lacombe disse...

Tá faltando uma foto do carro mais interessante que o R. Ely pilotou, não 'andava nada' mas era bonito: o Chevette D3 ' 1973 cor 'Rosa Pantera' #71 de Nova Prata!

Tohmé disse...

E também falta uma foto do Muffatão. Vamos lá Sanco....

Leandro Sanco disse...

Aí, turma! O post não era uma retrospectiva do Ronaldo Ely. Já fiz isso há algum tempo. O Chevette rosa nunca vi, mas o branco, com o qual ele correu a partir de 74, já apareceu por aqui. O Muffatão também já pintou, é só dar uma olhada nos marcadores e clicar no nome do bota que verão.
Aquele Muffatão da Denim era um dos mais bonitos que havia...