sábado, 4 de setembro de 2010

Ênio Sandler

E acertou quem respondeu Ênio Sandler em Tarumã, 1974, durante prova do Brasileiro de Fórmula Ford. Ele guiava o #21 da poderosa equipe Hollywood, que ainda tinha Clóvis de Moraes no #22 e José Moraes no #20. A prova, segunda do campeonato, teve um passeio dos carros da equipe e só não foi completo, pois Amedeo Ferri se infiltrou em terceiro lugar com seu tradicional #13. Clóvis foi o primeiro, Sandler o segundo e José Moraes o quarto.



Tenho poucos dados sobre a trajetória de Ênio Sandler nas pistas, mas o suficiente para deixar registrado aqui. Ao que consta, sua estreia foi em 1968 e na prova "50 Milhas de Cachoeira do Sul", reservada para estreantes, obteve o primeiro lugar na Classe B, com um Fusca. A partir daí o piloto teve assídua participação nas provas de rua até a inauguração do autódromo de Tarumã.

Ênio sempre levava o #29 em seu Fusca e abaixo é possível vê-lo em ação em dois momentos: o primeiro durante disputa de posição com "Chico" Feoli nas 12 Horas de Porto Alegre, quando correu em dupla com Wilson Drago e mais abaixo, durante as 4 Horas de Florianópolis, também em dupla com Drago. Na imagem pode-se ver também o #47 de Antônio "Janjão" Freire dando uma escapada na frente do público.



O #29 também fez algumas provas no Tarumã, como na prova principal do dia 8 de Novembro, dia da inauguração do autódromo. Mais tarde, com a criação da Fórmula Ford, passou a integrar a equipe Cinzano que tinha quatro carros: #1 do Fernando Esbroglio, #2 Ênio Sandler, #3 Leonel Friedrich e #43 Raffaele Rosito.




A segunda imagem acima é de 1972 e se observada com atenção, pode-se ver uma curiosidade, o patrocínio da Prefeitura Municipal de Porto Alegre. Não sabia que ela já havia patrocinado um carro de corrida.

Sandler permaneceu na Fórmula Ford até o final da temporada de 1974. O último registro que tenho sobre sua participação nas competições é dos 500 km de Tarumã de 1975, quando correu ao lado de Raffaele Rosito na Brasilia #43.

Fonte das imagens: revista Quatro Rodas, arquivos Antônio Freire e Francisco Feoli.

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