quinta-feira, 9 de setembro de 2010

História do kartismo gaúcho

Nosso amigo Paulo Trevisan está trabalhando em mais um novo desafio. Criar um espaço especial para o kartismo em seu magnífico Museu. Seu incrível acervo já conta com alguns exemplares de karts fabricados a partir dos anos 60, além de vários motores e material áudio visual, tendo inclusive um filme da inauguração do Kartódromo de Tarumã em 1966. O Paulo está atrás de informações sobre os primórdios do kartismo no estado e vou ajudá-lo colocando o blog à disposição daqueles que possuem algum registro, mesmo que na memória, sobre as primeiras provas realizadas por aqui, se houve provas disputadas em Porto Alegre, quem eram os principais pilotos, como foram as tratativas para a construção do Kartódromo de Tarumã, etc.

O Ibraim Gonçalves, que começou a se envolver com o kart em 1962, também está envolvido nessa empreitada. Certamente mais nomes se juntarão para ajudar. A tarefa não será fácil, mas como diz o ditado, devagar se vai ao longe.

Para ilustrar o post publico uma imagem de um dos grandes kartistas da história: Clóvis de Moraes.

Como disse, é um desafio. Sendo assim, mãos à obra! Procurem informações em jornais, revistas, com amigos...temos de ajudar o Paulo.


Fonte da imagem: revista Quatro Rodas.

13 comentários:

Rui Amaral Jr disse...

Atrás dele está Walter Travaglini, tenho quase certeza.

Abs

Rui

Carlos Alberto Petry disse...

Embora eu tenha tido dois filhos no kartismo, não reuno condições de oferecer mais ue a memória. A primeira dúvida é o ano, se 1960 ou 1961, na época eu tinha ou 13 ou 14 anos, e estudava no Colégio São Jacó em regime interno, em Novo Hamburgo, quando Cláudio Daniel Rodrigues, trouxe, algo como uns 6 ou no máximo 8 Karts, e numa rua de Hamburgo Velho, fizeram uma "corrida" com awueles carrinhos indo por um lado da "pista" e voltasndo pelo outro. As maquininhas usavam pneus de Labretta e se não me engano motores de 4 tempos. A prefeitura municipal de Novo Hamburgo deve ter alguma documentação nos seus arquivos, pois a rua foi inclusive fechada ao tráfego de automóveis. Para quem não saber Cláudio Daniel Rodrigues, foi o implantador do Kart no Brasil e o primeiro fabricante destes veículos de competição.

Paulo Schütz disse...

Bela iniciativa, só podia partir de quem partiu, grande Paulo Trevisan!

Anônimo disse...

O inicio do kart não saberia dizer,mas foi bem antes de 61,quando o Ibraim assumiu a "bronca",pois em 1966 foi inaugurado o kartodromo.Sei que por volta de 61 andavam uns kartistas na frente do aeroporto e
o Paulo Velhinho se encantou e como estava indopara os USA la importou 2 karts completos da MAC_CULATE ( acho que se escreve assim,e depois o Manoel Calcanghoto
pediu para "desmanchar " um e foi copiado tudo,chassis ,fund~ção de sistemas de freio,direção,etc.e feito pelo Ibraim com o Manoel Calcanghoto, e ai foi feita a multiplicação de pães. O Enio Berna,que foi corredor,tambem andou fabricando uns.Eu entrei para o kartismo em 63, a convite do Solon Radin e do Manoel Calcanhto, e nesta epoca já se corria na Praça da Tristeza.Vou colherme mais dados ,inclusive nomes e vou informar,pois tem bels histórias.
Maneco Marques

luiz borgmann disse...

No início dos anos 60, também foi realizada uma corrida de karts em Porto Alegre, zona sul, no bairro Ipanema. A pista foi montada na Av.Tramandaí, da igreja até o canteiro do triângulo, com um extenso retão. Por outro lado, motores McCulloch foram muito utilizados pelos kartistas brasileiros e especialmente pelos gaúchos, já no kartódromo de Tarumã. Na categoria de 200cc, alguns utilizavam dois motores McCulloch 90, outros utilizavam somente um motor com cilindrada maior, como Clóvis de Moraes no #122 (145cc). Me parece que o Ibraim foi o representante no RS para estes motores. O filho do Ibraim, Ivsem, diz que os motores eram apelidados de "MaCulinhas".
luiz borgmann

Anônimo disse...

Já estamos colhendo belos frutos nesses comentários.Eu provoquei o Ibraim Gonçalves e já ví que ele esparramou n/interesse.Essa do Carlos A.Petry(conheci andando forte c/Passat e lá na pista de Taquara anos 80 qd.eu andava de Gordini)revelar que o ÍCONE Claudio Daniel Rodrigues ter trazido karts(Rois) em Hamburgo Velho é fantástica!Mostra um elo vital e uma linkagem que não se tinha conhecimento.Quero saber mais disso!O Maneco ao revelar essa chegada de karts dos USA corrobora comentário de anos atrás do Clóvis Moraes,que inclusive chegou a fabricar um bom nºde chassis CM com tubos de molibdênio(que ninguém conhecia)oriundos de assentos de DC3 Varig.Essas corridas na Praça da Tristeza também merecem mais informações.O fato do Maneco ter pilotado em 63 e outras "pedrinhas"nos ajudam a tentar compor esse mosaico do kart no RS,e importante no Brasil, que não está escrito em lugar nenhum. Após inauguração do kartódromo em 1966 até apareciam nas revistas de época mas existem vazios enormes. Obrigado a todos! O Clóvis é uma lenda viva e nunca consegui trazê-lo a PFundo e temos que expremer sua memória tb.PAULO TREVISAN

João Cesar Santos disse...

O Paulo é incansável ... Parabéns por mais essa iniciativa... O automobilismo nacional agradece...

Unknown disse...

Quanto ao pedido do Paulo Trevisan para reconstituirmos a década de 60do kart, depois que o Leandro Sanco publicou no blog, a coisa está funcionando, mas não pode ficar só nisso. Estou copiando estes comentários mas preciso de mais material, peço que passem para o meu e-mail ibraim.angela@hotmail.com. Fico no aguardo.
Ibraim

ManecoMarques disse...

Maneco Marques

Só a titulo de esclarecimento nunca corri de kart,mesmo porque se assim quisesse teria que mandar meu kart para Caxias para "trucar"
na Randon,para aguentar o peso.Entrei para o esporte para auxiliar o Ibraim que estava sózinho e fiquei por mais de 12 anos,sendo inclusive membro do CNK.
Abraços - Maneco Marques

Francis Henrique Trennepohl disse...

Mais uma vez o Paulo 'puxando a caravana'. Show de roda!!

Unknown disse...

Pessoal não vamos ficar só nisto, vamos puxar pelos neurônios e buscar datas, nomes, causas. Pegunto: quem é que se lembra da unica prova de kart em estradas feita no Brasil, que fizemos entre Canela e Gramado? Que data foi? Quem ganhou? Não tenho nada anotado e não me lembro, me ajudem.
Ibraim

FERNANDO ESBROGLIO disse...

IBRAHIM, MANECO....Falem (e mostrem fotos) de corridas de kart na Praça Piratiní, alí na Azenha. Isto, antes dos chassi americanos. O motor era Mc Culloch 20 e o chassi Cox e outros. Não esqueçam do Tataio (Carlos) Corrêa um dos iniciadores com voces. Eu era "prego" e fazia "tudo" para ser ajudante de carregador de caixa de ferramentas...Abraços. Esbroglio

Anônimo disse...

Estou provocando o Clovis de Moraes, para abrir seu bau e nos dar material para mandar para o Paulo, Pedi para ele e o Ismael, doar algun troféu para o espaço do kart no Museu, alias péço aos kartista que doem tambem, algum troféu para o Paulo, podem deixar comigo que eu mando para o Paulo.
Ibraim