terça-feira, 9 de novembro de 2010

História viva

O que nasceu através de alguns e-mails há poucos dias, se transformou num momento épico na história do autódromo.

Durante o dia de ontem falei com a secretária do autódromo e soube que já eram cerca de 120 nomes confirmados. Pelos e-mails fui vendo as confirmações de alguns, nomes de peso, que há muito não via. Caramba, essa noite vai ser legal, pensei.

Devido a um compromisso profissional, cheguei perto das 21:00 quando todos já lotavam o restaurante. Perdi as atividades na pista e boa parte das homenagens, mas graças à gentileza do Darci Jr, o "Bolha", que autorizou o fotógrafo Tiago Pinheiro a me passar os registros feitos lá, poderei dividir com vocês em breve. Primeiro quero dividir os clicks que ficaram na minha máquina.

Entrei no restaurante e o Soldan fazia seu discurso, pura empolgação. Cerca de 150 pessoas prestigiavam aquele encontro, organizado em pouco tempo, mas que nem parecia. A alegria de todos era nítida. Tarumã estava em festa.

Encontrei o Marcelo Annes, do site Marcas e Pilotos. Me chamou a atenção uma credencial VIP do dia da inauguração, há exatos 40 anos. Seu pai tinha estado lá e presenteou Marcelo com a relíquia recentemente, pouco antes de vir a falecer. Grande, Marcelo.



Depois de mais ou menos uns oito anos reencontro o Lacombe, cara que incentivou a criação desse espaço, amigo do tempo do Bate Roda e do site do Tarumã. Ao lado dele o Niltão, atualizando tudo on-line, twitter, blog, msn, tirando foto, baixando foto, enviando foto, o cara não para...


Daí o Lacombe disse: vem cá que vou te apresentar uns caras e olha aí, da esquerda para a direita: "Baguncinha", Ricardo Baldino e o "Bagunça". Putz, que lendas. E todos conheciam o blog, o que é mais incrível!!


E o Magro dê-lhe discurso, sempre alegre, foi lá e deu um beijo no "Paulinho" Hoerlle, o maior vencedor da história daquele circuito. O Hoerlle está na ativa desde a inauguração, é o piloto mais experiente que ainda alinha nos grids, sempre com o mano Ivan ao seu lado. Merecida homenagem.


Daí encontro o Décio Michel e o "Bocão", dois que vieram de Santa Catarina para essa festa. Lembrei que eles disputaram a ponta da primeira corrida realizada alí e que o "Bocão" quase ganhou. O Décio disse que ele não ia ganhar, mesmo se não tivesse tido problemas, daí o "Bocão" disse que era mais rápido, e as risadas tomaram conta dos dois. Demais.

E vejam outros que também estiveram na prova inaugural. Que time! "Paulinho", "Bagunça", Décio, "Chico" e o capo Giordani.


E olha só quem encontrei: o Petry (de laranja), que trouxe também o "Chico de Taquara" (de preto), duas figuras que estão sempre por aqui no blog. Junto deles o Lacombe, o "Castrinho" e o Soldan que não se cansava de distribuir sorrisos por onde passava.


Daí chamei o Delegado Ribas para completar o trio que venceu duas 12 Horas juntos (1995 e 1998).

E olha aí o Marcelo Vieira (centro) que tantas colaborações já fez ao blog e agora também tem o seu. Grande amigo.

E como não podia faltar, o "Velho Perna" também se fez presente, dando aquele "Boa Noite Tarumã" de arrepiar todo mundo. O "Perna" se emocionou muito e a todos igualmente. Ele é há anos um símbolo do automobilismo gaúcho. Depois do discurso ele puxou o parabéns e se formou um grande grupo para apagar as velinhas do bolo. Ao lado do "Perna" o Esbroglio, um dos vencedores daquele 8/11/70, Arnaldo Fossá e o "Alemão" Leonel que apareceu para a festa, trazido pelo amigo "Bocão".

Daí o Nique me chama e pede uma foto com o Ibraim, os dois lembrando das aventuras nos tempos das motos, da "estreia" do Nique, com o Ibraim correndo atrás dele de Fusca e ele escapando por debaixo das telas. Já contamos isso aqui. Eles dão risadas dessa e de outras tantas histórias.


E olhem aí dois caras que entendem muito de DKW, nossos amigos Teodoro e "Paulinho".

E mais uma foto do "Paulinho" agora com seu eterno companheiro Antônio Fornari e os irmãos Castro. Essa turma aí venceu as 12 de 2002, que tal?



Vejam só que turma: "Zuio", Sérgio Pegoraro, Cruz, "Bocão", Geraldo Goldberg e o "Alemão" que deu até umas voltinhas no Escort dos Marx.

O Speed Channel também apareceu com o Mosquetta registrando tudo e entrevistando a turma. Abaixo o Steyer contava sua trajetória nas pistas.


O Paulo Schutz não podia faltar. Eu brincava que ele tinha sido bandeirinha nas corridas de biga em Roma, afinal o cara sabe tudo. E o Mosca, que veio e me disse que está sempre ligado no blog? Pô, que bacana! Ele já veio tentando adivinhar o Desafio da Semana, que no kart tal era o fulano, e o outro aquele... Grande figura!


A turma de Quaraí também esteve representada no encontro, com o Rafael, filho do Paulo Gerson Soares. Nos encontramos no Velopark, mas o retrato acabou não saindo. Agora saiu, mesmo que com vários desfalques. Na direita aparece o "Zóio".

Isso foi só uma amostra do que aconteceu lá ontem à noite. Todos com sorriso no rosto, grandes emoções revividas e preservadas. Foi um encontro sensacional, que certamente será realizado mais vezes. Ainda tenho mais o material da pista, mas publico assim que der.

9 comentários:

Francis Henrique Trennepohl disse...

Me perdoe Leandro, mas sou obrigado a exclamar, com lágrimas nos olhos: DO CARAAAAAAALHO!!!!!!!
Vocês são phoddões mesmo!
Que inveja...

Anônimo disse...

Buenas !

Parabéns para todos.
Não pode ficar só nisso. Quem sabe, marcar um encontrão desses todos os anos ?
É assim que fazem na Europa, nos EUA e até no país "hermano".
Devemos manter nossa história viva.
Abraço.

Pedrão - SMO

Carlos Alberto Petry disse...

Flávio, dificilmente, terei a oportunidade de em uma só noite, ser premiado com tantas emoções, como o fui por estar lá "no" Tarumã, como disseste. Sim eu estava la, tanto na inauguração, quanto na festa de segunda a noite, e vi nestas duas ocasiões, Chico Feoli (este me ensinou o traçado de chuva, quando eu era estreante), Henrique Iwers (este uma lenda "dekawesiana" no RS), Roberto Giordani(este o magnífico do DKW 88- na segunda feira, estava faceiro como ganso novo em taipa de açude) Junto com o Iwers, outra lenda o preparador Horst, e por falar em preparador, o Mago Ivan Hoerlle, que antes de "evolutir" para gênio nos 4 tempos, preparava "as maquinas de fazer pipoca da VEMAG, como gente grande, estava também o meu amigo, afiliado e companheiro de inúmeras jornadas de alegrias muitas e desilusões algumas Paulo Roberto Hoerlle, e sabe o que mais Flávio a alegria dos reencontros, foi tanta que eu não derramei uma só gota de lágrima, mas depois, já em casa a "cachoeira" verteu. Foi dito que Tarumã tem seus segredos que uns poucos gaúchos desvendaram, mas dois paulistas em especial com quem eu competi, me impressionaram, no domínio do nosso santuáio da velocidade, são eles Atila João Sippos e Mario Pedro Ferreira (equipe CONDOR), este por uma pole, considerada improvavel por alguns e impossível por outros. Encerrando, eu digo obrigado Tarumã...Postado no Blog do Flávio Gomes, também ex-piloto de DKW....

Paulo Schütz disse...

Foi mesmo para não esquecer. Acho que nunca tinha estado em um evento com tantas pessoas felizes. Reencontrei amigos, parceiros e muitos ídolos. Difícil descrever o tamanho da emoção. Ficou a grande frase do Bocão, citado pelo presidente João Santana: " Tarumã não acaba, Tarumã tem alma!".

Zuio disse...

40 anos de alegria condensados numa noite - que festa - sempre repito que meus amigos são meu maior patrimônio e eles estavam lá.
Minha alegria vem em dose dupla, uma por ter tido o privilégio de ter ocupado a Presidência do Automóvel Clube e outra por conviver durante todos estes anos com estes HOMENS que fizeram a história do nosso automobilismo.
Do lado de fora da tela presenciei duelos fantásticos - do lado de dentro convivi com meus ídolos. Parabéns e obrigado a todos. Que no dia 18 de novembro de 2011 estejamos juntos para comemorar os 41 anos. Um parabéns especial ao João Santana pela vitória no STJ.
Zuio

roger disse...

Parabéns pra toda esta turma!
-que bom termos história da boa pra lembrar e contar!

LARRI disse...

Pelo jeito foi uma grande festa e com direito a presença vip de vários ex pilotos. Espero que seja repetida ano que vem e isto seja uma "semente" para não apenas manter o circuito, como também iniciar uma campanha para fazer as sempre necessárias reformas e atualização do "TARUMÃ". Sanco se puderes coloca o vídeo do Speed Chanel quando sair o programa.

Italo disse...

Porra, Sanco, sensacional, o restaurante ficou parecendo o Olimpo! :-)

E parabéns pra ti também, que tem boa parte da "culpa" de ter colocado todos esses feras em contato uns com os outros novamente.

Grande abraço!

Roberto Giordani disse...

Olá amigos do Blog do Sanco!
Para aqueles que não estiveram presentes na festa dos 40 anos, informo que a Confraria dos Jurássicos que tem entre seus confrades os dois organizadores da festa, Soldan e Ibraim, assumiu o compromisso de todos anos efetuar uma grande festa que comemore a data de inauguração de Tarumã, não somente com tal objetivo, mas principalmente o maior de todos é reunir pelo menos uma vez ao ano os amigos do passado que tinham no automobilismo de competição uma das suas maiores paixões, a exemplo do que faz a Confraria dos Jurássicos uma vez por mês.
Um grande abraço a todos e confesso que já estou aguardando a chegada de Novembro de 2011.
Roberto Giordani.
Coordenador dos Jurássicos.