quarta-feira, 3 de novembro de 2010

A transformação de Guaporé

Muito interessante aquela imagem publicada ontem. Eu já tinha visto alguns registros da prova inaugural em 1969, mas não uma tomada aérea do traçado. Sensacional. Foi por acaso que encontrei o site da Rádio Aurora de Guaporé. Nele há um link sobre um livro chamado "A Transformação de Guaporé" com algumas fotos e tal. Tem muita coisa interessante sobre a cidade, o autódromo, o Dr. Nelson Barro, etc. Vale a pena conferir.





Fonte das imagens: site da Rádio Aurora - Guaporé RS.

10 comentários:

luiz borgmann disse...

Está ali a foto do "homem do #34" Nelson Luiz Barro. Certa ocasião conversei longamente com ele, saboreando os vinhos da adega do seu Hotel Las Carreras, na época em que os hermanos vinham ali competir; as corridas que mais empolgaram a ele na pilotagem foram as do circuito do Rio das Antas. Já comentaram que ele ainda mora em Guaporé, mas com a saúde debilitada. Votos de recuperação, aquele abraço.
luiz borgmann

Zuio disse...

Oi Borgmann
Recentemete estive em Guaporé e procurei saber sobre o Nelson, grande amigo.
Fui informado que está com alzeimer e praticamente não reconhece nenhuma pessoa.
Tambem enviei correspondência ao prefeito de Guaporé pois chegando no autódromo lê-se " Autódromo Dr. Nelson Luiz Barro" justa homenagem.
Circuito Vatacir Paludo - Torre Aurélio Batista Felix. E onde está o nome do Bigode - onde está o nome do Beto Morassuti, pessoas que deram a vida pelo autódromo. tem coisas que não consigo entender.
zuio

Carlos Alberto Petry disse...

O Nelson, merece toda e qualquer homenagem que lhe seja prestada. É um tributo de reconhecimento não só pela grande contribuição que ele deu ao automobilismo gaúcho, como também pelo marco divisório que ele "plantou" em Guaporé, o antes e o depois de sua asministração.

Tohmé disse...

Gostei das baratinhas. É o Sala na frente?

Leandro Sanco disse...

Sala, Afonso Rangel, Damo e os demais...

Paulo Schütz disse...

Bem lembrado,Zuio. Osmar Chiarello, o Bigode e Alberto "Beto" Morassuti, com todo o respeito aos demais, penso que estes nomes não devem ser esquecidos.

Jonathan Malfatti disse...

Sou de Guaporé, conheci pessoalmente o Dr. Nelson Barro e também tive a honra de ter sua assinatura no meu primeiro exame médico para carteira de piloto de kart junto a FGA. Além de ter sido o idealizador do autódromo, foi um dos grandes incentivadores da criação do Guaporé Kart Clube, a 'semente' que deu origem posteriormente ao kartódromo. Isto anos antes de adoecer, lembro das reuniões sempre animadas do GKC no seu então hotel 'Las Carreras', uma grande figura, sempre nos contava das verdadeiras aventuras que foram necessárias na construção do autódromo.
Conheço também o seu antigo mecânico Avelino Sonaglio, que já bem idoso, ainda reside por aqui, o mesmo que preparava o Simca 34 da foto do post, e também na época da F-Ford, ele contou que este Simca ainda está aqui na cidade, guardado 'sete chaves' por um antigo fã.

Unknown disse...

Olá Sanco, É muito importante que possamos manter acesa a chama da paixão pelo automobilismo, principalmente o nosso, regional. Vocês, que são mais chegados têm que fazer um movimento para que possamos ter um campeonato envolvendo os quatro autódromos gaúchos (tipo marcas e pilotos. Nós, os torcedores apaixonados somente agradeceríamos. Saudações

Jaques Michelon

Unknown disse...

Ola Sanco,
É extremamente importante mantermos viva a chama da paixão pelo automobilismo, principalmente o nosso, regional. Seria ótimo termos um campeonato envolvendo os quatro autódromos gaúchos. Os torcedores agradecem.


sds


Jaques

Anônimo disse...

Lembro do Nelson em Florianopolis no final da decada de 60, quando inclusive, com o Sinca Emisul de uma corrida. Numa dessas vezes ele comentou "vou fazer um autodromo em minha cidade". Esse é o cara - transformou sonho em realidade - que não pode ser esquecido. Gente como ele tem feito muita falta ao automobilismo.
Joao Vicenmte - Florianopolis