Essa para mim é novidade. Alguém lembra da revista Grand Prix, que circulou durante uns dois ou três anos lá por meados dos anos 70?
Quem desenterrou esta foi o Júlio Cordeiro. Ele manda uma raridade daquelas de ficar olhando e analisando todos os detalhes. "Era só sobre corridas de carros e motos, em nível internacional, nacional e regional, semelhante à Racing atual, porém tinha um papel de excelente qualidade e vinha com um pôster na página central. Nas últimas páginas, havia reportagens dos campeonatos regionais", disse o Júlio.
Ok, vamos lá: etapa do Campeonato Gaúcho de Turismo Nacional, categorias Divisão 1 e 3. Os nomes que foram citados na matéria são os seguintes: João Roberto Schmidt e Brasílio Terra (Maverick), e Marino Schunk (Opala 250S), na D1 e Bruno D'Almeida, Fernando Moser e Maurício Rosemberg (VW)e Raffaele Rosito (Brasília)na D3.
Na imagem da D1 o Júlio identificou o Marino Schunk no Opala à direita, provavelmente Walter Soldan ao centro no Dodge 1800 e o Brasílio Terra no Maverick à esquerda. Na imagem da D3 é possível ver em primeiro plano o Fusca (vermelho e branco)#73 do Maurício Rosemberg. A Brasília (verde)que está colada nele é do Raffaele Rosito. À esquerda Janjão Freire no Fusca #47. Mais atrás o #3 (laranja)do Cláudio Muller. Ao fundo o Fusca branco pilotado pelo Júlio Renner (essa quem ajudou foi o Fernando Esbroglio, que havia corrido com o carro até o ano anterior). Ao lado deste, o Fusca (talvez #72) do Aroldo Bauermann.
Disse o Júlio: "O Rosemberg corria com este Fusca, um ano antes, na D3 até 1300cc, onde predominava o Corcel. Em seguida reformou o Fusca passando para 1600cc, para ficar como na foto. As corridas da D1 e Estreantes eram bem legais, pois os caras andavam com os carros na rua e já iam treinando para a corrida. Na época, nosso ídolo - da turminha - era o Shimitão, que corria com um Maverick e andava pelo nosso bairro - Floresta e Moinhos de Vento - acelerando com a descarga direta. O Egon acelerava nas ruas, um DKW 2 portas, ex de corrida."
7 comentários:
Eu tenho a coleção completa da Grand Prix brasileira(15 ou 16 edições, lançadas entre 1974 e 1975). Excelente revista, me inspirou em várias coisas quando editei a Grid. Marcante.
Essa corrida quem venceu e nao aparece na foto foi o bruno d'almeida
o Fusca 72 na epoca era pilotado pelo Antonio Luft de Montenegro e não o Aroldo bauermann
As corridas da D1 na época eram um grande espetáculo,pois não existiam escolas de pilotagem na época.lembro do carro 33 do Péricles Gottardi,era um fusca com motor 1200cc e andava na frente do Doginho do fornarinho.,o fusca do Péricles era preparado pelo Alonso Shimit dos melhores preparadores da época inclusive preparava o barco do Lalo corbetta
Divisão 1 nacional,lembro bem dos ases da época Nico Kokenper carro 2 Roberto da Pareci,Péricles Gottardi carro 33 Rapido Rio Pardo,Arnaldo Fossa,estes sempre estavam na disputa entre os tres primeiros,era uma categoria que sempre tinham disputas acirradas,e faziam tempos incríveis para época de tarumã.
atencção, o MARINO SHUNCK, faleceu em Maceio(AL) em 28/06/2010.
Boa lembrança, lembro sim a Editora ficava no bairro da Barra Funda, bem perto de casa, os caras eram muito gente boa, conheciam bem do mercado, eu fui lá algumas vezes e comprei todos os números que saíram. Infelizmente ela ficou no mercado por pouco tempo, segundo eles me disseram o custo era altíssimo devido a impressão de alta qualidade, como a tiragem não aumentou na medida que eles necessitavam para pagar os custos dessa publicação, a saída foi encerrar as atividades. Uma pena sem dúvida. Na época nem sonhávamos com as mídias eletrônicas, com os celulares, etc... Fica os parabéns para a iniciativa.
CELSO SOTTILE
csottile08@gmail.com
Postar um comentário