quarta-feira, 3 de dezembro de 2008

Bica Votnamis

Vocês lembram do Bica Votnamis, piloto que construiu o Caçador de Estrelas? Pois é, fiquei sabendo pelo Blog do Pandini que a sua última prova foi em Tarumã em 1975. Pandini informou também que Bica morava em Porto Alegre naquela época. Pesquisando mais um pouco no site do Paulo Peralta, descobri várias informações sobre a história dele. Alguém chegou a conhecê-lo ou visitou sua oficina?

Vejam na imagem acima a inscrição na traseira do carro "RS - FGA". Essa eu não tinha nem idéia...

Fonte da imagem: PandiniGP

13 comentários:

Anônimo disse...

Gaaande Leandro !

...Versão avô do Tubarão...rsrsrs
Devia ser "bandoleiro" barbaridade !!!!!...como o Tubarão...

Abraço,

Maurano

Anônimo disse...

Qual o motor da bagaça?!?

Leandro Sanco disse...

Rodrigo, pelo que consta o motor da bagaça era Corvette de 4093 cc.

Paulo Schütz disse...

Pelo que sei, ele faleceu em Porto Alegre, mas andava morando em Cidreira. O último carro, creio, era da Divisão 4, com motor nacional, Chrysler, do Dodge Dart. Lembro vagamente de tê-lo visto na saída dos boxes, naquela fila de espera antes do início de treinos, e que as pernas ficavam expostas, como um grande kart, não sei se era este carro da foto, ou alguma coisa com motor traseiro.

Leandro Sanco disse...

Agora uma dúvida. Fiquei intrigado por descobrir qual ponto da pista de Tarumã é esse.

Que eu saiba, Tarumã sempre teve as inscrições Ipiranga e Pepsi nos anos 70. Nessa imagem não aparece nem um nem outro! As telas denunciam que é uma saída de curva. Seria o Laço, pois há carros pelo lado e fora. Mas se for, como o Bica foi parar nessa posição?

Paulo Schütz disse...

Eu diria que isso não é em Tarumã...

Paulo Schütz disse...

Analisando bem, se for Tarumã, ele está por fora no Tala Larga, do lado de dentro havia estacionamento, e gente que assistia de lá, ficava um pouco abaixo do nível da pista.
Lembro que numa reforma colocaram telas em vários lugares, quando afastaram os guard rails, não tenho na memória se ali, pelo lado de dentro, havia.

Anônimo disse...

Sanco, acho que não é corvette não. Parece que o regulamento não mais permitia motores "importados".

Vamos conferir...

Abraços a todos.

Anônimo disse...

Este carro "estreou" em 1969 numa prova no antigo circuito de Pinhais, Curitiba, quando era somente o anel externo. Fez o terceiro tempo na largada - motorzão Chevy Corvette, atrás somente da carretera Chevy do Camilo Chistófaro e da Alfa P-33 da Jolly, pilotada pelo Marivaldo Fernandes.
Em 71 participou dos 300 Km de Tarumã - mas não creio ser esta prova a da foto, pois naquela época ainda não existia o Heve P6 da Hollywood presente na foto. É mais provável que seja 74 ou 75.
Mais um belo trabalho de garimpagem feito pelo incansável Paulo Peralta que nos tem trazido verdadeiras pérolas do nosso automobilismo.

Joaquim

Paulo Schütz disse...

De fato, Joaquim, em 71 não havia telas e áreas de escape, em Tarumã, os guard-ralis eram colados à pista. Isso foi modificado, creio, à época das primeiras provas de super-vê, aí por 74 ou 75, não lembro bem.

Anônimo disse...

Essa foto é de 1975, pois o campeonato da Divisão 4 de 1974 só teve 3 ou quatro corridas, duas delas em Cascavel graças ao Pedro Muffato. Em 75, a categoria corria concomitantemente (ui!) com a Supervê e Tarumã foi a 2ª etapa das seis daquele ano.

Anônimo disse...

Se o Rodrigo Mattar afirma que esta foto é de 1975, nas 12 horas de Tarumã daquele ano ainda haviam aquelas telas, já com os guard rails afastados. Pois se não me engano, nas 12 horas daquele ano choveu de madrugada, e o Maverick do trio Debacco, Pilau e Claudio Mueller escapou na curva do Tala por diversas vezes, contra as telas na parte interna da curva, numa delas ficando irremediavelmente preso e amarrado. Acabou saindo dali mais tarde, levando aquele monte de arame e sarrafos pela pista... As telas foram uma invenção estrangeira para redução gradativa da velocidade de impacto, acho que 1976 foram retiradas de Tarumã.
luiz borgmann

Clóvis Irigoyen disse...

Só por curiosidade,
O local poderia ser Tarumã sim.
E na saída da curva tres em direção ao Laço.
A foto clicada do lado de dentro, mostra lá fora o que parece ser a estradinha que o público usava para chegar da curva do laço, por fora.
Lembro que para se chegar lá, no Laço, ainda tinha que subir um barranco onde os Corcel, DKW e outros com tração dianteria faziam a alegria da gurizada. Era sempre um "OHH" coletivo quando alguém conseguia subir o tal barranco, fora as palmas rsrsrsrsrsrsrs
BONS TEMPOS..........