segunda-feira, 1 de dezembro de 2008

Divisão 4 - 1973


Essa aí me foi enviada pelo Eurico Estima, lá do Classic Car Club - RS. Será que vocês conseguem identificar o carro e o piloto deste ângulo. No pacote haviam mais algumas de um teste de um Polar em Interlagos, com o piloto B. Rangel, talvez no mesmo ano, mas certamente não é o mesmo chassis.


Obrigado, Eurico!

18 comentários:

Mestre Joca disse...

Sanco,

O Polar Div-4 foi uma criação dos ex-pilotos cariocas Ricardo Achcar e Ronald Rossi, encomenda do Benjamin (Biju) Rangel (tem uma história por trás muito interessante, mas esta eu conto depois....).
Na primeira foto dá bem pra ver o Achcar de camisa branca à esquerda. O piloto creio ser o paranaense Sérgio Benoni Sandri, mas não estou certo.
Nas fotos abaixo vê-se o teste do primeiro chassi - olhem a diferença no santantonio. Este chassi foi modificado e depois vendido ao Jan Balder que com ele sagrou-se campeão paulista de Divisão Quatro de 1975.
O chassi #2 foi pilotado algumas vezes pelo Chiquinho Lameirão em 73 e depois pelo Sérgio Benoni Sandri, creio ser o que aparece na primeira foto. O chassi #3 pertenceu ao paulista Jaime Levy, equipado com um motor Ford Corcel 1400 cc turbo.
São os únicos tr~es de quem tenho notícia, muito embora o Achcar me tenha afiançado que sete chassis foram construídos, o que eu duvido muito pois não pude rastreá-los ao longo de todos esses anos.
O chassi #1 encontra-se hoje em poder do Paulo Trevisan em Passo Fundo em plena recuperação. Dizem que o Sérgio Sandri ainda mantém o seu numa fazenda no Mato Grosso. Quanto ao do Jaime Levy, ninguém sabe , ninguém viu.
Mas o pessoal daqui, sempre muito antenado, pode dar umas dicas melhores.

Grande abraço,

Anônimo disse...

para época, o polar div-4 deveria ser algo surpreendente.
o joaquim, um grande conhecedor do chassi.

Anônimo disse...

O Joaquim matou a pau para variar. Essas fotos foram divulgadas recentemente pelo Benjamin Rangel e mostra seu primeiro treino no RJ,entre outras. Este protótipo está quase pronto e nos deu um trabalho enorme, especialmente na suspensão traseira onde decidi respeitar a complexa estrutura original ,com seus braços e angulos de ataque iguais monoposto Polar9breve podemos divulgar imagens). Novidade Joaquim, apareceu agora em Cascavel os restos do Avallone do Dimas e o mesmo está sendo montado tomando como base a carroceria do carro do Muffato.Entre em contato comigo para mais detalhes. PAULO TREVISAN

Leandro Sanco disse...

Esse Paulo Trevisan não deixa passar uma...daqui a pouco vai faltar espaço no Museu.

Vida longa a esse belo trabalho.

Paulo Schütz disse...

Avallone do Dimas? Seria aquele que ele correu com o Tucano numa "Mil Milhas"?

Anônimo disse...

Perfeito Shutz,aquele que fez a pole das Mil Milhas em Interlagos lá por 1996. O protótipo tinha sido completamente retalhado pelo Dimas de Mello Pimenta para fazer outro protótipo mais moderno, e agora está sendo remontado pelo Miguel Beux em Cascavel. Acho que está em boas mãos. O Avallone do Pedro Mufatto está servindo de modelo.Portanto temos 4 Avallones sobreviventes no Brasil e um na Inglaterra que era aquele do Chiquinho Lameirão(Motorádio).PAULO TREVISAN

Paulo Schütz disse...

Grato, Trevisan, aquele mesmo, correu com o Walter "Tucano" Barchi e o Denísio Casarini, creio que com motor Corvete. Bacana que vão reconstruir. Tens idéia de quantos foram entregues pelo Avallone?

Anônimo disse...

Paulo Schütz,

Foram construidos dez chassis de Avallone (na realidade só oito, pois quatro eram Lolas originais), mas somente oito carros foram efetivamente montados. Desses conhece-se hoje o destino seguro de quatro chassis.

Grande abraço,


Joaquim

Paulo Schütz disse...

Grato, Mestre! Duro imaginar que metade deste pedaço de história possa ter se trasnformado em sucata.

Abraço

Paulo

Anônimo disse...

Ontem(sábado)recebi aqui no Museu o Miguel Beux que está remontando o Avallone,que está assumindo a presidência do Autódromo de Cascavel.O falecido pai dele foi piloto até os anos 70 e foi o maior reponsável pela construção daquele autódromo,que está numa situação similar a Guaporé(necessitando recapeamento da pista)e só recebendo provas da Marcas.Me surpreendi com o nível de informação histórica dele e do Ronald que veio junto (e deixaram para o acervo do Museu um excelente material).Quem sabe na metade de 2009,ele aprontando o Avallone ex-Dimas nós levaremos o nosso da Equipe Mercantil Finasa pronto e vao andar os 2 Avallones em Cascavel.Quem sabe mais o Jan Balder com o Protótipo Polar? Quem sabe falar com Milton da Lear Veículos para levar o que era do próprio Avallone e que pertence a familia? Senti firmeza e seriedade nesses caras e isso me entusiasma. PAULO TREVISAN

Anônimo disse...

O piloto não é o Sergio Benoni, Sou eu Benjamin Rangel (BIJU) com o Ricardo Acchar, tentando acertar a suspensão...Era o chassia N°1 e o de cor vermelha era o N°2 que não sei onde foi parar... O N°1 está com Trevisan,eu vendi para o Jan Balder, aliás essa dupla Trevisan/Balder, são os salvadores da História do Automobilismo de Competição no Brasil.Abraço à eles...

Leandro Sanco disse...

Mas olha só a ilustre visita, o próprio Benjamin Rangel. Muito obrigado pela visita. E mais obrigado pela divulgação dessas preciosidades para que a blogosfera pudesse disseminá-las.
Abraço,

Anônimo disse...

Boa Tsrde
Infelizmente, o Polar nao ficou comigo.Sõ fiquei com o Heve fabricado por Herculano Ferreira.Ainda tenho sim o Avalone Super V
Abracos a todos
Sergio Benoni Sandri
Email bsandri@terra.com.br

Nino Achcar disse...

O primeiro chassis Polar div.4 era o do Jaime Levy. Foram produzidos 7 unidades mas três chassis ficaram pendurados nas paredes da Polar pois a categoria foi estupidamente extinta em uma canetada de um idiota dirigente esportivo e o exemplar que está no museu lá no sul teve sua suspensão dianteira canibalizada e está montado com uma suspensão de barras de torção VW.

Nino Achcar disse...

O piloto e dono do carro, Era o Benjamin Rangel (Bijou) que está com o Achcar na primeira foto.
O Polar Divisão 4 era um chassis semi-monocoque e foi o projeto que deu inicio à Polar. O primeiro carro foi para o Jaime Levy que acreditou, pôs fé e crença na indicação dada por Chico Lameirão ao nome do carioca Ricardo Achcar como construtor de um nôvo protótipo D.4 .

Anônimo disse...

BENJAMIN (BIJU) RANGEL DISSE : Nino Achcar , Procure nos seus arquivos , o primeiro Polar D4 foi meu , o do saudoso Jaime Levy não sei que numero era mas o 1 e 2 eram mecanica VW que foram meus . No filme em homenagem ao Jaime Levy aparece o dele com mecanica Corcel e o meu com mec VW os dois com logo da "SPI" já era uma evolução , inclusive com aerofólio , o meu Polar D4 teve como primeiro patrocinador a COLORADO RQ , Abraço

Anônimo disse...

OBS :
O Polar D4 do Jaime Levy era com Mecanica Ford Corcel "Turbo"

Anônimo disse...

Abraço a todos , Sandro Benoni Nino Achcar , Ricardo Achcar ,Leandro Sanco , enfim a todos dessa época maravilhosa .

Benjamin(BIJU) Rangel