segunda-feira, 8 de dezembro de 2008

Chico Bala - Continuação

Em 1990 "Chico Bala" formou dupla com Jair Bernardon em um Voyage e já na prova de abertura em Guaporé eles venceram, ficando na liderança do campeonato por várias provas, mas ao final do campeonato o título acabou escapando. Ainda naquele ano participou da temporada inaugural da Copa Fiat de Velocidade, outra categoria onde acumula uma série de vitórias, poles e voltas mais rápidas.

No ano seguinte, no Marcas e Pilotos, passou a dividir a pilotagem do Voyage com Jorge Fleck e também neste ano conseguiu importantes vitórias. Na Copa Fiat fez dupla com João Sant'Anna. Nas 12 Horas de Tarumã fechou um trio com os irmãos Marcello e Gianfranco Ventre e juntos venceram na categoria Marcas e Pilotos, ficando em quinto lugar no geral.


Entre 1992 e 95 "Chico Bala" manteve a dupla com Gianfranco Ventre no Marcas - eles chegaram a participar de algumas provas locais do Brasileiro de Marcas neste período - e Ícaro Schons na Copa Fiat. Venceu três provas do Torneio de Verão em 92, 93 e 95.

Também em 95 venceu mais uma 12 Horas na categoria Marcas e Pilotos dividindo a pilotagem de um Chevette com João Araújo e André Mello, chegando em terceiro lugar na geral.


Com a estréia da Copa Corsa em vários campeonatos regionais em 1995, foi preparada uma final nacional em Interlagos no término daquele ano. Os melhores classificados dos regionais competiriam entre sí, somando cerca de 80 carros no grid da prova. A competição seria disputada em uma bateria de 45 minutos. "Chico" era um dos representantes da Copa Corsa Gaúcha e conseguira apenas o 53º tempo na tomada classificatória. Correndo pela primeira vez no autódromo paulista, o piloto conseguiu a incrível nona colocação ao final da prova, demonstrando toda a sua habilidade e capacidade de adaptação a um novo circuito.


1997 foi o ano do seu tão esperado título do Gaúcho de Marcas, que foi obtido correndo em dupla com André Busnello em um Corsa preparado pelo competente Jorge Martinewski.


Depois do título participou em algumas provas de longa duração como Brascar e Endurance. Encontrei um registro das 12 Horas de 2003 na qual correu com os parceiros Jair Bernandon e Guilherme Mariath Junior, terminando na sétima posição no geral com um protótipo MCR. Posso estar enganado, mas a última vez que soube da sua participação em provas oficiais foi na categoria TC 1600 em dupla com Fabiano Peres, em 2005.


Gostaria de vê-lo guiando novamente, mas já faz algum tempo que ele só aparece no Tarumã para dar uma olhada. Sua pilotagem vai deixar saudade.

Encerro com uma homenagem do Maurano, que não ficou de fora dessa. Mais um belo trabalho que tem como tema um grande "bota".

Fonte das imagens: jornal Esporte Motor, jornal Zero Hora, jornal Pit Stop, arquivo pessoal e site Inema.

9 comentários:

Anônimo disse...

QUE MARAVILHA!!!
Apesar de minhas lembranças serem vagas,sempre tive o Chico Bala como um dos meus ídolos!
Valeu mano pela retrospectiva!
SÁBADO ESTAREMOS LÁ CERTAMENTE... com chuva ou com vento...hehehehe.

Eu levo os lanches e tu as águas e refris!
OK?

Anônimo disse...

Grande trabalho !!!!!!!!!
Sem dúvida, o piloto que mais deu show nas nossas pistas, espero ver ele algum dia acelerando novamente.
GRANDE CHICO BALA !!!!!!

Anônimo disse...

Tchê, tu já pensou em tentar contato com o Chico Bala?

Anônimo disse...

Pena q tem mtas fotos em preto e branco.

Tohmé disse...

Excelente.
E a gente vai aprendendo sempre um pouco mais do rico automobilismo do Sul.

Renato Dornelles disse...

Só pra relembrar. No ano de 1997 o título foi disputado na ultima curva entre Délcio Dornelles e Walter Soldan que chegaram esfregando lata. Isso acabou com a decisão do título no tribunal entre Dornelles e o Chico. Resultado do julgamento foi o campeonato de 1997 para o Délcio.

Leandro Sanco disse...

Puxa, Renato! Dessa eu não sabia. Obrigado pela correção e fico no aguardo daquele material.

Abraço

Gbariel Miranda21 disse...

Chico Bala esse era o cara com o numero 25 era um bixo oque andava queria ver esse cara andar de novo grande abraço a todos.......

Unknown disse...

Galera! O Chico faleceu nessa manhã. Estamos tentando arrecadar o valor de 1500,00 para o funeral.
Ele faleceu em São Paulo e a Associação de Automobilismo está arcando com o valor do translado para trazer o corpo para Porto Alegre, onde mora a família e grande parte dos amigos do grande Chico Bala.
Aos que quiserem ajudar, peço que entrem em contato no whatsapp, no número 51-8205.1021.
Atenciosamente
Juliana de Oliveira Thomaz