sexta-feira, 19 de dezembro de 2008

GT3 - Gordos Tarados da 3ª Idade

Para quem perdeu a Fórmula Classic (como eu), o Niltão, piloto da categoria, fez a mão e me enviou informações sobre a prova realizada no último sábado, antes das 12 Horas de Tarumã.

Vai que é tua, Niltão!

Olá Sanco! Neste link tem fotos da Fórmula Classic preliminar das 12 Horas de 2008, Prova Henrique Iwers, realizada neste sábado em Tarumã.

Tivemos um grid de 14 carros, mas muitas baixas durante o warm up e prova, tendo completado a prova apenas 8 carros. O grid foi definido por sorteio, sendo que as primeiras posições foram sorteadas entre os carros da Força Livre. Na Geral e Força Livre venceu o Rogério Franz (também a volta mais rápida), com o Fiat 147, e a na Standard o Passat de Niltão Amaral e Leonardo Tumelero. O resultado final foi o seguinte:

Piloto/ Categoria/ Carro/ Volta mais rápida
1) Rogério Franz/ FL/ Fiat 147/ 1:22.007
2) Fernando Leke/ FL/ Maverick V8/ 1:32.532
3) Fabiano Zanon/ FL/ Galaxie/ 1:35.806
4) Niltão Amaral/Leo Tumelero/ STD/ Passat/ 1:35.685
5) Sérgio Aguinsky/ STD/ Fiat Oggi/ 1:38.420
6) Francisco Rossi/ STD/ Puma GT/ 1:38.366
7) Fabio Mincarone/ FL/ Chevette/ 1:34.938
8) Tibiricá de Los Santos/ STD/ Renault 4cv/ 1:49.997
9) Carlos Eugênio (Ratão)/ STD/ Miúra Targa/ 1:42:179
10) Alberto Nicoleit/ STD/ Fusca AP/ 1:44.212
11) Marcelo Bottizzo/ FL/ Chevette/ 1:32.697
12) Schumann/Dietrich*/ FL/ Chevette
13) Jorge Krug*/ STD/ Fusca
14) Nelson Santos*/ STD/ Corcel
* Não largaram

Foi um ótimo ano para a Classic, no qual a categoria cresceu muito e a prova foi reconhecida pela FGA. Para o ano que vem os carros terão obrigatoriedade de Santo Antônio, além da vestimenta do piloto (macacão, capacete etc), e os carros deverão ter 30 anos de fabricação ou mais, ou terem a aparência da época (por exemplo, Passat pode ser mais novo mas deve ter a dianteira de no máximo o 79). Não será permitido o uso de injeção eletrônica nem colocar motor que seja de outro carro (por exemplo, motor de Opala no Chevette, motor AP no Fusca). Também não podem participar carros sobrealimentados (turbo). Para 2010, os carros deverão contemplar todos os itens de carro de competição (banco concha, chave geral etc).

Contamos com o teu apoio para divulgar a nossa categoria, que vem sendo carinhosamente conhecida como a GT3 gaúcha: Gordos Tarados da 3a Idade, ou a turma dos VELHOZES e Furiosos. Hehehe! Abraço, Niltão Amaral - Passat 08 (preparado pelo Paulinho Sabiá! hehehe).

Abaixo imagens enviadas pelo próprio. A última é do site Ecoesporte, onde várias outras podem ser apreciadas. Escolhi essa do Miura do "Ratão", um cara que desde que me conheço por gente, encontro no Tarumã, mas que só agora, graças ao Blog, comecei a falar com ele.


Valeu, Niltão!

Fonte das imagens: arquivo Niltão Amaral e site Ecoesporte.

5 comentários:

Paulo Schütz disse...

Belas imagens. Bom saber da obrigatoriedade dos itens de segurança. Vamos torcer para o crescimento da categoria, tem tudo para encantar.

Leandro Sanco disse...

Vamos lá, Paulo! O que estás esperando para acelerar e relembrar os bons tempos?

Tens o meu total apoio.

Paulo Schütz disse...

Tenho todas as características GT3, hehehe

Anônimo disse...

Parabéns aos amigos pela evolução da F-Classic. Permitam-me um pequeno parecer técnico em relação à exigência para manter a motorização original. No meu ponto de vista, manter a motorização original seria acabar a pretensão até na participação: veja só como ficaria o Renault 4CV, automáticamente ficaria fora. Outros, como por ex, Renault Gordini, e até mesmo os DKW, porque as peças originais estão escassas demais e a motorização original não aguentaria um ritmo mais pesado, tornando-se onerosa demais. No caso de Chevette e Passat, esses com motorização 1600, estão OK. Como ficam os Fiat 147, original máx.1300, 1500 ou 1600? Faço esse comentário levando em consideração a F-Classic São Paulo: por alguns anos, quem dominou a categoria foi um Fiat Topolino com motor AP, também participam KG AP, Fusca ar e AP, BMWs antigos, Porsche 914 e muitos outros. É lógico que a proibição técnica tem o fundo econômico, para não inflacionar a categoria. Vocês não acham que se poderia manter as caracteristicas externas do veículo, mas usar sómente, por exemplo, motorização livre com componentes nacionais para limitar custos? Parabéns pela evolução da Classic, os grids estão crescendo, mantenham ela viva.
Abraços e boas festas a todos.
luiz borgmann

Anônimo disse...

Olá Borgmann,

Justamente o que se quer evitar é que a categoria vire "Fórmula AP", onde teríamos o exterior de vários carros diferentes, mas todos com motor AP.

Os carros importados são a exceção permitida da categoria, podendo trocar o motor original por outro de época, não podendo, por exemplo, colocar motor AP numa DKW, mas permitido motor a ar no Renault 4cv (como é o caso do carro do Tibiriça).

Assim podemos manter, por exemplo, o prazer de ver o ronco e a fumaça e sentir o cheiro de um motor 2 tempos.

Os Fiat 147 depende do nível de preparação para ser enquadrado na categoria original ou Força Livre, visando o equilíbrio. O carro do Rogério Franz, por exemplo, é um 1500 com preparação de competição, assim vai na força livre.

Isso tem funcionado bem, a DKW do Teodoro tem motor original, com alguma preparação, e tem agüentado bem as provas sem quebrar.

Legal a tua opinião sobre a categoria, participe sempre com a gente!

Abraço e boas festas,
Niltão Amaral.