terça-feira, 17 de fevereiro de 2009

Ainda em 89

Há 20 anos o automobilismo brasileiro vivia um ótimo momento. No Rio Grande do Sul, as competições locais, como o Regional de Turismo, sobre o qual falei nos últimos dias, também demonstrava sinais de muita saúde.

Eram quatro as categorias de expressão nacional. A Fórmulas Ford, com Rubens Barrichello, Pedro Paulo Diniz, Tom Stefani, André Ribeiro entre outros, a Fórmula 3 Sulamericana que entre seu grid tinha Leonel Friedrich, Christian Fittipaldi, Augusto Cesário e "Bocão" Pegoraro, a Stock Car dos ainda não tão Jurássicos Ingo, "Paulão", "Chico" Serra e "Fabinho" Sotto Mayor e o Brasileiro de Marcas e Pilotos, a chamada Copa Shell, que além desses últimos quatro pilotos, trazia ainda grandes nomes dos carros de turismo dos anos 80.

Lembro que acompanhei essas quatro categorias de perto, fosse nos autódromos daqui, nas revistas Grid e Auto Esporte ou na mesmo na TV. A Copa Shell chegou a visitar Tarumã duas vezes naquele ano e estive presente nas duas. Na primeira aconteceu aquele terrível acidente com o Amadeu Rodrigues - que lembrarei em breve - e na segunda um outro forte acidente, dessa vez apenas com danos materiais, que aconteceu na saída da curva 9, envolvendo sete carros.

Pois, dia desses encontrei o amigo Régis Andrade lá no Tarumã e ele me falou que tinha recebido de um amigo algumas fotos daquela prova e daquele acidente. Aproveito então para publicá-las aqui e publicar também mais algumas que fiz daquela prova, que assisti na curva 3.

No grid estavam 23 carros, liderados pelo Voyage #6 da dupla Waldir Buneder e Antônio Sartori, que entrara já na fase final do campeonato. Ao seu lado, para alegria do torcedor gaúcho, o Chevette #1 de Evaldo Quadrado e Serge Buchrieser. Outros gaúchos estavam em bom número naquela prova. O Voyage #17 de Fábio Bertolucci e Ronaldo Ely, largava da quarta posição, o Voyage #54 de Antônio Fornari e Amadeu Moeller da sexta, o Uno #70 de Aroldo Bauermann e Luiz Carlos Kuenzer da oitava e o Voyage #11 de Álvaro Torres Jr. e Jorge Fleck da 15ª posição.

O início da prova foi muito disputado, com várias trocas de posições no pelotão dianteiro. Com 12 voltas completadas, um acidente entre os Passats de Marcelo Gomide e Luis Paternostro deixou os dois carros atravessados na saída da curva 9, causando uma sucessão de batidas que envolveu o Escort #45 de Cláudio Girotto/Paulo Júdice, o Passat #7 de Marcelo Gomide/Augusto Ribas, o Voyage #54 de Amadeo Moeller/Antônio Fornari, o Voyage #6 de Waldir Buneder/Antônio Sartori, o Passat #27 de Egídio Micci/Luiz Paternostro, o Voyage #11 de Álvaro Torres Jr/Jorge Fleck e o Voyage #5 de Jorge Freitas/Áttila Sipos. O Chevette #1 de Evaldo Quadrado/Serge Buchrieser também sofreu avarias, mas conseguiu escapar.

A primeira bateria foi paralisada por uma hora e meia. No reinicio, Ingo Hoffmann assumiu a ponta e foi até o final, seguido por Buchrieser, Rogério dos Santos, "Toninho" da Matta, Fábio Bertolucci e Alexandre Negrão.

Na segunda bateria o que se viu foi um show de Ronaldo Ely, levando o carro da Rinaldi Racing da quinta para a primeira posição já nas primeiras voltas, conseguindo descontar os 25s de desvantagem em relação à dupla do Escort #47 Ingo Hoffmann/Fábio Greco. Na soma dos tempos, a diferença foi de apenas 44 centésimos de segundo.

O resultado final da prova foi o seguinte:
1º #17 Voyage- Fábio Bertolucci/Ronaldo Ely - Rinaldi, 62 voltas
2º #47 Escort-Ingo Hoffmann/Fábio Greco - Cofap/Golden Cross/Sabó
3º #18 Passat- Armando Balbi/João "Capeta" Palhares - Texaco/Apolo
4º #20 Passat- "Toninho" da Matta/Gunnar Volmer - Juvena/Tesa/Mobil
5º #25 Passat- Alexandre Negrão/Luis Massa - Mobil/Caio/Hidroplás
6º #26 Passat- Laércio Justino/Carlos Santillo - Sage
7º #38 Uno- Clemente Faria/Vinicius Pimentel - Unisa/Delp/Castrol
8º #12 Passat- Jorge Schuback/Fábio Crespi - Disnave/Abolição/Morsing
9º #6 Voyage- Waldir Buneder/Antônio Sartori - Sur/Stemac
10º #3 Passat- Rogério dos Santos/Edson Yoshikuma - Ypioca

Pois bem, vamos às imagens:













Na sequencia: as quatro primeiras mostram a volta de apresentação, depois a largada e a esculhambação na 9.

Valeu Régis, Evandro e Fernanda!

Fonte das imagens: arquivo Evandro Adamatti, arquivo pessoal, revista Auto Esporte e jornal Zero Hora.

9 comentários:

Anônimo disse...

Seu Sanco, que barbaridade:
Também acompanhava a categoria pela imprensa. Esse entrevero na 9 não foi pouca coisa.Nunca vi tanta gente na pista. Parece a Rua da Praia na hora do "rush". Suponho que sejam todos integrantes da equipe de resgate, especialmente a gordinha da foto 12, de mãos dadas com o namorado.Falando sério, não deu um rolo na classificação final dessa corrida? a memória não é a mesma...
Abç Caranguejo

Paulo Schütz disse...

O rolo na classificação final se deu antes, creio que em 83, numa prova longa, aquilo sim, foi uma grande confusão, com direito a incêndio nos boxes e tudo.

Francis Henrique Trennepohl disse...

Grande Sanco!
Como sempre matando a pau e colocando imagens que fazem a alma ficar arrepiada.
Essa época foi de ouro para o Automobilismo nacional, e para os regionais idem.
No final dos anos 80 e início dos anos 90 os grids eram de fazer inveja ao atual Campeonato (?!?!?!)Brasileiro de Gols (desculpe, Marcas!).
Parabéns pela imagens, são extraordinárias.
Grande abraço

Anônimo disse...

Mestre Schütz:
A dupla quinta colocada nessa prova...Xandy Negrão/Luis Massa. Este Massa, tem algo a ver com aquele sujeito do carro vermelho?
Caranguejo

Leandro Sanco disse...

Caranguejo, o rolo na classificação se deu também na segunda etapa daquele campeonato, também disputada em Tarumã. O Voyage #17 do Fábio Bertolucci e Amadeu Moeller ganhou, mas foi desclassificado, pois usava amortecedores argentinos, não homologados. Para piorar as coisas, o Moeller sofreu um grave acidente na volta pra casa, na BR-116, ficando um tempo parado e voltando depois no segundo carro da equipe junto com o Fornari.

Tohmé disse...

Sanco, interessante ver aquele chevette liderando vários AP´s e Escorts

Anônimo disse...

Caranguejo: Luis Antonio Massa apelido ¨Titonio¨ é pai do Felipe Massa.
Rodnei

Anônimo disse...

Anotado, Rodnei
Caranguejo

Anônimo disse...

O Escort #47 do Fabinho/Ingo da Eq.Ford está aqui no Museu do Automobilismo Brasileiro depois de longas tratativas.E o resto? PAULO TREVISAN