O piloto? Quem acertou foi o Paulo Trevisan, que me enviou um e-mail com alguns dizeres e depois decidiu publicar seu cometário. O piloto era o Fernando Bier da Silva que só correu naquela prova.
Já que estamos falando em Jaguar Mark V, o Trevisan me enviou essa imagem aí embaixo, mostrando um outro Mark V que era tradicional no automobilismo gaúcho naquela época. O do Darci Nunes, proprietário da fábrica de pistões Menufi (Metalúrgica Nunes e Filhos). O carro aparece de traseira, na frente da fábrica. Caso restem dúvidas, cliquem na imagem e ampliem que verão a porta desmontada ao lado do carro, com a inscrição Jaguar.
O Trevisan aproveita para testar os conhecimentos dos blogueiros, perguntando se o pessoal sabe quais são os outros carros estacionados na frente da fábrica. Hmmm... agora complicou.
Ah, já ia esquecendo. O carro que vinha logo atrás era o Alfredo Ribeiro Daudt e seu Ford 51, conforme informou o Borgmann e também o Caranguejo. Este último também lembrou que no livro "Automobilismo no Tempo das Carreteras" do Luiz Fernando Andreatta e do Paulo Renner, há uma traz foto do Daudt que aproveito para reproduzir aqui.
Acho que está solucionada a questão. Agora deixa eu ver esses carros aí de cima. O da esquerda acho que é um Citroen...
Valeu Prof. Leke, Trevisan, Borg e Caranguejo!
Fonte das imagens: arquivo Paulo Trevisan e livro "Automobilismo no Tempo das Carreteras".
Valeu Prof. Leke, Trevisan, Borg e Caranguejo!
Fonte das imagens: arquivo Paulo Trevisan e livro "Automobilismo no Tempo das Carreteras".
13 comentários:
Sem conhecer nada, acho que á direita do Jaguar é um mercury, depois um Ford Anglia ou Perfect...
Bom dia.
o seu blog é muito bom.
esta afim de fazer parceria, trocar de links?
Nas fotos das corridas na praia do Cassino, aqui do Blog, tem um Jaguar aparentemente de rua andando!
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Lacombe
O do centro é um Mercury 1949. Nos anos 50 um carro bastante utilizado nas corridas de rua eram os Simca 8,que me parece que é o 2° da dir.para esquerda, apesar que de traseira ele também se parece com o Renault Juvaquatre. O 1° da esquerda (2 portas) parece ser um Anglia (nunca vi um Prefect 2 portas) devido ao encaixe dos paralamas dianteiros, com a calotinha típica dos Prefect/Anglia. Agora, o 1° à direita já vi alguns desses por aqui, ainda estou consultando a mamória, mas acho que tem a ver com motores 2T.
luiz borgmann
O primeiro da direita pode ser um Borgward ou um Goliath (ambos alemães)
Um abraço. Rodnei.
Aí Rodney, tô contigo, acho que o primeiro carro à direita na foto deve ser o Goliath 1955, 900cc 2 tempos.
luiz borgmann
Sim, era um Borg Ward...
Os Jaguar, como todos carros ingleses eram muito ruins e caros. Ao longo do tempo desapareceram mas os pilotos da época aproveitavam nas carreteras as caixas de câmbio de 5 marchas. Eram as ùnicas existentes com este número de relações. Algum utilizou também o eixo diferencial traseiro.
Um éra um godbrod, outro studback,o de corrida, um Jaguar do piloto Darcy Nunes, em frente a Pistões MENUFI, atual pistões Suloy
Da esquerda para a direita; Anglia,
Jaguar Mark VII ( sinaleiras nos pára-lamas e a tampa do porta malas abre de baixo para cima ao contrário do Mark V),ao lado um Mercury, Renault Juvaquatre e à direita um Gutbrod, carro alemão 600 cc, 2t.
M.José
Prezados,
O Darcy era primo de minha mãe e meu pai (Reni Antônio de Souza Reis) era o mecânico deles.
Quando pararam de correr esse Jaguar ficou com meu Pai, Que foi diretor e um dos Sócios da Pistões Menufi.
Temos a foto lateral dele como um pôster.
Após ele parar de correr meu pai montou ele novamente para passeio!
Vamos scanear a foto e enviar para o blog de vocês.
Atenciosamente
Mauro Coelho dos Reis
Verdade. O mecânico era o Reni, morava no bairro Sarandi em Porto Alegre. Caso queira fotos de seu pai me peça por favor. norbertonunes@hotmail.com.br. ou 51 998989639 Norberto, nome que meu pai deu,em homenagem a Norberto Yung, proprietário na época é fundador da Ribeiro Yung.
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