terça-feira, 1 de dezembro de 2009

De volta à ativa

A falta de patrocinadores, aliada à crise que assolou o automobilismo no Brasil na segunda metade dos anos 70, fez com que Cezar Pegoraro decidisse abandonar as pistas, após quase 10 anos de atividade e passagens pelo kart, Fórmula Ford e Turismo.

Outro piloto que também havia optado por deixar as corridas de lado na mesma época fora Leonel Friedrich. Entretanto, no final de 1978 o "Alemão" reapareceu ao volante de um Passat da equipe Carro do Povo, na disputa do Gaúcho de Divisão 1 - Classe B. Não sei se o objetivo era ajudar Aroldo Bauermann, também da Carro do Povo, a conquistar o título gaúcho, mas certamente a presença dele ajudou e Aroldo se sagrou campeão.

Com Aroldo e a equipe Carro do Povo como campeões, Leonel abriu uma oportunidade para o retorno de "Bocão", propondo a ele uma boa condição para retomar a carreira como piloto profissional. Assim a equipe alinhava dois carros em 1979: o #43 para o campeão Aroldo e o #42 para "Bocão" que disputariam as provas do Campeonato Gaúcho e Brasileiro.


No Brasileiro, "Bocão" por várias vezes marcou presença entre o pelotão principal que tinha nomes como "Toninho" da Matta, Paulo Júdice, Egídio Micci, Jorge Freitas, José Junqueira, entre outros. Entre seus melhores resultados naquela competição estão a terceira colocação no Festival do Álcool no Rio de Janeiro e a vitória na corrida em Guaporé, no dia 23 de Setembro. "Toninho" bem que tentou, mas não conseguiu acompanhar o ritmo de "Bocão" no Passat preparado por Dino Di Leone. Mesmo assim, e com o segundo lugar, o mineiro conquistava naquele dia seu segundo título na categoria.

Já no Gaúcho, a Carro do Povo conquistou a segunda (Aroldo) e terceira ("Bocão") colocações no título de Raffaele Rosito.


Para 1980 a equipe Carro do Povo foi reestruturada. Com a ida de Aroldo Bauermann para a equipe Haubrich, Leonel Friedrich voltava a sentar num Passat. Talvez essa tenha sido a primeira vez que os dois amigos formavam uma parceria nas pistas. Os resultados obtidos foram excelentes. No Brasileiro da categoria os dois carros ficaram entre os seis melhores, com Leonel sendo o terceiro colocado. Já no Gaúcho, "Bocão" conquistou seu primeiro título com uma prova de antecedência.


Ainda em 80 "Bocão" correu algumas provas de kart e também os 1000 km de Brasília em dupla com Ronaldo Ely, obtendo o terceiro lugar na Classe reservada aos Passats.



Com a saída da Volkwagen das competições e o consequente encerramento da categoria Passat, "Bocão" se concentrava no Campeonato Gaúcho, que agora era patrocinado pela revenda Carro do Povo. O piloto do Passat #42 começou a temporada como líder isolado e assim ficou por várias etapas até que mudou seus planos novamente. Teria ele pensado em abandonar as pistas outra vez? Saberemos em breve.


Fonte das imagens: arquivo Cezar Pegoraro e revista Quatro Rodas.

3 comentários:

Tohmé disse...

Linda a fotos dos dois Passats. Bocão e Lenonel juntos.

E a Carro do Povo sempre foi uma grande incentivadora.

Anônimo disse...

E entre os dois, Sergio Pegoraro, que desculpe Mestre, mas tinha um Passat mais bonito do que o seu.
Sanco, aliás, qual dos dois é o mais velho?
Alô, Tohmé. Descobriu aquele Heve da F/F?
Vou aparecer.
Caranguejo

Leandro Sanco disse...

Bah, amigo Caranguejo. Eu não sei quem é o mais velho, mas acho que o Sérgio. Alguém deve confirmar.

Abraços,
Sanco