As 12 Horas mudaram muito desde a sua primeira edição, em 1962. O local, os carros, os pilotos, tudo é diferente. Dia desses tive o prazer de assistir um vídeo, com imagens de alta qualidade, da prova de 1968, ainda realizada no Circuito Cavalhada - Vila Nova. Um batalhão de Simcas, DKWs, Fuscas,Gordinis, rasgavam os mais de 6 km do circuito, com o público assistindo tudo ao lado da pista, o tempo todo. Havia também a transmissão pelo rádio, onde todos podiam acompanhar tudo o que acontecia, as disputas, todos os detalhes.
Olhando um pouco mais a frente no tempo, chegamos em Tarumã, 1971. Carros mais modernos como o Corcel e o Opala, que acabou como vencedor naquela edição, começavam a tomar o espaço dos mais antigos, como o DKW. Curiosamente, aquela prova teve a presença de um piloto competindo com um DKW e hoje, 38 anos depois, ele aparece tanto na lista de inscritos quanto na lista dos candidatos à vitória: Paulo Hoerlle. A simples presença deste piloto já é um fato notável. O incrível é a competitividade mantida ao longo desses tantos anos.
2009 traz novamente ao grid das 12 Horas outro grande, não na estatura, mas no peso sobre o pedal da direita: Luis Alberto de Castro, piloto que iniciou nas 12 Horas no também distante 1973, pilotando um Fusca. "Castrinho" larga na pole position da prova e se o carro aguentar a tocada forte dos pilotos, são grandes as chances de vitória e de colocar mais uma vez o seu nome entre os vencedores dessa prova. Acredito que o "Castrinho" e o Hoerlle sejam os pilotos presentes com maior vivência nesta tradicional maratona de resistência.
Observando o restante do grid, percebemos que vivemos - há mais de 10 anos - a era dos protótipos, carros construídos especialmente para competições. Desde a primeira vitória de um Aldee em 1994, esses carros incríveis vem dominando completamente o pelotão dianteiro. Hoje temos MCRs, MXRs, Spyders, Tornados que em quase nada lembram os DKWs, Simcas, Fuscas das primeiras provas a não ser na vontade de vencer uma 12 Horas.
Fonte das imagens: arquivo Luis Alberto de Castro, jornal Zero Hora, revista Auto Esporte, livro 12 Horas e arquivo pessoal.
Um comentário:
Parabens Leandro, excelente essa "série 12 horas"...e boa sorte pra galera que vai acelerar amanhã...
Postar um comentário