sábado, 5 de dezembro de 2009

Ibraim Gonçalves

Já comentei aqui da minha aproximação com a turma dos "Jurássicos", é claro. Acabei recebendo um convite para integrar esse grupo, o que tenho feito com muito prazer e alegria nesses últimos meses. Já foram alguns encontros, muitas histórias, alegrias, ótimos momentos. O tempo parece curto para conseguir falar com todos e ouvir seus depoimentos, mas aos poucos vou tentando trazer a turma para dentro do blog. Já propus para que eles tenham um espaço próprio, um blog dos Jurássicos, mas enquanto essa ideia não sai do papel, vou me mexendo por aqui.

Um dos últimos Jurássicos a recentemente integrar o grupo foi um personagem que por diversas vezes foi citado aqui no blog, fazendo parte de algumas histórias ou mesmo aparecendo em uma ou outra imagem. No último encontro, ocorrido há duas semanas lá na garagem do Teodoro - o "Templo dos DKW's" - tive a chance de conversar com ele e ver algumas fotografias que ajudam a contar a sua trajetória no esporte a motor. Estou falando de Ibraim Gonçalves, ex-dirigente do automobilismo e motociclismo gaúcho entre os anos 60 e 80. Ibraim é a resposta do último Desafio da Semana.


Naquela imagem, publicada no último domingo, ele aparecia fazendo a vistoria técnica do Fórmula Ford do piloto dinamarquês Tom Belso, participante do Torneio Internacional BUA British United Airways (BUA). O chassi era um Hawke. Belso chegou a participar da Fórmula 1 entre 1973 e 74 pela equipe Iso-Marlboro. Aquela prova foi realizada em Curitiba, que fez parte do torneio junto com Fortaleza, Rio de Janeiro e São Paulo.

Aqui o tal Hawke.


O currículo de Ibraim é extenso e demonstra o envolvimento e a paixão dele não só com o automobilismo, mas com os esportes em geral. Voltando no tempo, ele lembra que tudo começou em 1962 como apoiador do piloto Roberto Giordani, através de sua empresa "Amortecedores Pampa" que mais tarde, mais precisamente até meados dos anos 70, apoiaria boa parte dos competidores. Temos muitos registros para mostrar e farei isso a partir da próxima semana, mas deixo umas amostras para vocês apreciarem. Na primeira imagem Ibraim aparece com os irmãos Sinibaldi e depois com Mário Katz e Paulo Prates.



Em breve, muitas histórias do Ibraim.

Fonte das imagens: arquivo Francisco Feoli e Ibraim Gonçalves.

4 comentários:

Anônimo disse...

Ibraim Gonçalves...uma lenda viva. Se não me trai a memória, o homem esteve atuando na direção de prova de uma inédita disputa de "Demolition-Car" na praia do Cassino, início dos anos setenta e claro, foi um dos que tentou se aproximar do Opala já em chamas do Pedro Carneiro Pereira, naquela tarde triste de 73 para tentar resgatá-lo.É o onus de ser lenda. Tu estás presente nos momentos alegres e nos outros também. Seu Sanco,meu caro Baby-sauro, aproveita e traga as histórias do homem para cá. Excelente a idéia de criar um Jurassic Park dentro deste Blog.
Caranguejo

Niltão Amaral disse...

O seu Ibraim foi o homenageado da última prova da Fórmula Classic, tendo sido o diretor da 4a etapa 2009, em 10 de outubro.

Anônimo disse...

Meu pai foi um dos principais dirigentes do automobilismo brasileiro entre as décadas de 60 e 80. Acredito que sem ele e Antonio Pegoraro,Tarumã não teria saído do projeto.O apoio de nossa empresa a iniciativas como a do Dino de Leone com seu protótipo DKW construído em parte em nossa oficina,ajudaram o desenvolvimento técnico dos pilotos gaúcho. Igual emreendimento na época só era possível em São Paulo,sede das principais montadoras. Agradeço a vc sanco por resgatar merecidamente a história de meu velho e deixo aqui um beijo a ele.

Ivsem Gonçalves

Leandro Sanco disse...

Grande Ivsen!
Já estou com o material que ele me passou, só falta tempo para dividir com todos as histórias dele. Vou tentar publicar a sequência na próxima semana.

Abraço,
Sanco