segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

Thruxton 1981


Voltamos a 1981. Os planos de Cezar Pegoraro para aquela temporada incluíam uma passagem pelo Velho Continente para conhecer e experimentar o automobilismo inglês. A ideia: fazer duas provas no final do ano como preparação para um plano maior em 1982. A categoria: a super competitiva Fórmula 3 inglesa. Assim, Pegoraro levava o #42 e o patrocínio da Carro do Povo para correr em Thruxton, um circuito curto, de alta velocidade, feito a maior parte do tempo com o pé no fundo, tendo apenas duas freadas fortes. Lembrava Tarumã, não?



A equipe que recebeu o piloto gaúcho foi a Ivens Lumar Group Racing. O carro era um Ralt RT3/81, o mesmo chassi de todos os pilotos de ponta da categoria. O motor era um Toyota que também dominava o grid.

A primeira prova de Pegoraro foi no dia 25 de Outubro, na chuva. Ele alinhou na 17ª posição com o tempo de 1min25s81, enquanto o pole Dave Scott fazia 1min19s79. Entre os 22 concorrentes estavam ainda Jonathan Palmer, Raul Boesel, Roberto Moreno, Dave Coyne, David Leslie, James Weaver entre outros. Concluiu a prova na 15ª posição.

Sua segunda participação foi no dia 7 de Novembro. Com o tempo de 1min15s75, alinhou na 15ª posição. O pole, novamente Dave Scott, fazia 1min13s53. Pegoraro fechou as 15 voltas na 11ª posição.

A reportagem de Auto Esporte traz mais detalhes e uma imagem do carro antes das provas. A matéria ainda falava da possibilidade de Pegoraro e Leonel Friedrich formarem uma parceria para 1982, fato que infelizmente não se concretizou.


Abaixo um registro enviado pelo próprio piloto, antes de uma das provas.


A temporada na Inglaterra em 1982 infelizmente não aconteceu para o piloto gaúcho, mas a experiência adquirida naquelas duas provas facilitaria sua adaptação a uma categoria que começava a despontar no Brasil, a Fórmula 2. Continuaremos essa história em 2010. Até lá!

Fonte das imagens: arquivo Cezar Pegoraro, revista Podium Graphic - arquivo Luiz Fernando Tróglio Jr e revista Auto Esporte - arquivo Henrique Mércio.

4 comentários:

Anônimo disse...

Foi uma lástima que o Bocão não tenha conseguido prosseguir em sua carreira internacional. E junto com Leonel então, primeira equipe gaudéria na Europa. E como era (e ainda é) praxe, casco pintado pelo grande Sid Mosca.
Tio Sanco, acho que ando meio obcecado por capacetes...
Caranguejo

Tohmé disse...

Concordo com o Caranguejo. Os dois deveriam ter insistido mais na Europa. Teriam feito muito sucesso.

granito disse...

Foram tantos que poderiam ter feito sucesso na Europa e chegar ( ao menos)a F-1 , além do Leonel e Bocão. Só pra citar alguns: Guarana, Castro Prado, Sala, Negri, Gueiros, aalém de alguns outros como Castroneves, Gil, Kanaan, Junqueira entre outros que em determinadio momento foram fazer sucesso nos EUA.

walter disse...

Mais um para a lista dos que foram e não deram certo, apesar do potencial: Placido Iglesias (http://forums.autosport.com/index.php?showtopic=89266&st=3120)