sexta-feira, 9 de abril de 2010

Maldonado gana en Taruma

Pois bem. Vejam só o que o nosso expert e apaixonado por Fórmula 2, Granito, descobriu no Youtube. Um vídeo da prova de Tarumã do Sulamericano de F2 de 1985. É um resumo, mostra a largada, as primeiras voltas e os melhores momentos. Demais! Sensacional! Eu estava lá, na saída do Tala, quase entrada da oito. O Leonel largava em segundo, atrás do Gustavo Sommi, num dos tantos carros da UFO. A turma do Tala tremeu o chão quando o "Alemão" apareceu ponteando a prova já no início. O "Bocão" também fez uma baita largada, vindo de quinto para terceiro. Sommi passou Leonel na 12ª volta de 31 previstas. E foi justo no Tala. Depois disso, o argentino magrinho sumiu na frente, abrindo uma reta sobre os demais. No final teve um pneu furado. Leonel se mantinha em segundo com Guillermo Maldonado em terceiro. Quando parecia que o gaúcho venceria em Tarumã, Maldonado deu o bote e passou, faltando apenas duas voltas para o fim.

Daí o vídeo me deixou confuso. Eu e todo mundo sabia que o Leonel tinha perdido essa prova por ter sido atrapahado pelo uruguaio Egon Einoder, retardatário, fazendo com que o Maldonado viesse mais rápido e ganhasse a ponta, porém o vídeo mostra claramente o Gustavo Sommi andando devagar, ele sobe a reta já em direção aos boxes, o Leonel entra na reta na frente do Maldonado e o argentino encardido passa o gaúcho no meio da reta, por fora...Onde estava o uruguaio? Alguém viu? Vou assistir mais uma vez...









Valeu a dica, Granito. Ah, se vocês procurarem, vão encontrar um vídeo da etapa de abertura daquela mesma temporada, realizada em Punta del Este. O Maldonado ganhou aquela também, para variar...

Fonte das imagens: revista Auto Esporte e jornal Esporte Motor - fotos Vilsom Barbosa.

Um comentário:

granito disse...

Gano, ganó, Maldonado..., o cara dominou a F-2 Codasur , mas tinha moleza do Orestes Berta, que produzia os carros dos argentinos. Os brasileiros tinham um longo caminho pra desenvolver os motores a alcool mas estavam chegando lá , quando se decidiu optar pelo regulamento F-3 FIA em 87 com algumas adaptações em 87 como permitir fundo asa por mais dois anos e se analizarmos com é hj sendo adotado um motor berta de 2.4 quando o regulamento internacional prevê 2.0. Sobre o fato mais desastroso da F-3 sulamericana há um clipe no youtube da corrida de Buenos Aires de 93 quando o Helinho ganhou mas não levou pq os gringos arranjaram do Croceri chegar em segundo
http://www.youtube.com/watch?v=fU9iEU_jupM um abraço