sábado, 30 de outubro de 2010

GP do Ceará teve até piloto de Porto Alegre

Todos que deram seu palpite acertaram o último Desafio. Era mesmo o Raffaele Rosito no Fusca. A memória da turma anda bem afiada.

A prova em questão era o Grande Prêmio do Nordeste, disputado no dia 19 de Outubro de 1969 no autódromo Virgílio Távora, organizado pela Federação Cearense com o apoio dos governos dos estados de Pernambuco, Paraíba, Maranhão, Piauí e Rio Grande do Norte.

Rosito foi o único gaúcho na prova. Ele teve de viajar mais de 4000 km entre Porto Alegre e Fortaleza. E seu esforço não foi em vão.

O gaúcho fez dupla com o paulista Sílvio Toledo Piza no Fusca 1600 #4. A dupla largou na 7ª posição com o tempo de 1min20s7. O pole foi o Lola-Chevrolet dos cariocas Márcio e Marcelo de Paoli com 1min14s9 para os 2500 m da pista.

A estratégia da dupla, que tinha um carro bem acertado, era manter a regularidade e esperar que os "grandes" apresentassem problemas ao longo dos 500 km. Deu certo. De todos os carros que largaram à frente do #4, apenas o Alfa Romeu GTA #25 dos paulistas Luiz Fernando Terra Smith e Marivaldo Fernandes "sobreviveu". Assim o Fusca chegou na excelente 2ª posição, 10 voltas atrás dos vencedores. Na 3ª posição chegou o Protótipo Camber 2000 da dupla brasiliense Alex Dias Ribeiro e João Luis da Fonseca. São exatamente esses os três carros que aparecem na imagem abaixo.


Um mês depois, Rosito acelerava e vencia com um Alfa GTA na prova Circuito Encosta da Serra no RS. Na ocasião ele utilizou o carro #23, que na prova em Fortaleza fora utilizado por Ubaldo Lolli e Emílio Zambello, responsáveis pela melhor volta daquela competição.

Fonte da imagem: revista Quatro Rodas.

Nenhum comentário: