sábado, 13 de novembro de 2010

Destaque Esportivo

Domingo passado, após a publicação do Desafio da Semana, recebo o seguinte e-mail: "Leandro, tu foste cruel hoje. Eu só andei de kart no Regional aqui da serra. Nunca andei no Gaúcho($$$$). Não acredito que da turma que visita o blog regularmente, alguém vai saber quem é no kart #6. Corremos o risco de não ter nem palpites, mas vamos ver no final. Se não tiver nada, vamos ter que dar alguma dica."

Eu respondi logo em seguida ao preocupado amigo: "Hahaha... por isso se chama Desafio. Vamos ver, tu sabes que tem uns caras que não deixam passar uma."

E, para variar, não deu outra. O Luis Clemente Moroni, piloto do Celta #98 do Marcas e Pilotos, e que também competiu no Regional de kart naquela época, acertou em cheio. Era mesmo o Carlos Giacomello, piloto de Bento Gonçalves, que iniciara no kart em 1989 e que vem acompanhando e participando do blog há algum tempo.

Aquele registro é de 1990, no Kartódromo de Caxias, que hoje não existe mais. Na foto aparecem o #33 do Dr. Zanetini, o #45 do Valter Minusculi (companheiro do Fernando Ferraro no Marcas) o #16 do Jorge Fantinel e o #20 do Alfeu Tomiello. Bem escondido, aparece também o Rudimar Nicoletto, que andou de Opala.

Carlos lembra que naquele ano os principais adversários eram o Nicoletto e o Fantinel. Com exceção do Nicoletto e do Minusculi, os outros não foram adiante nas suas carreiras nas pistas.

O kart foi o início da participação da Família Giacomello em competições. Entre 1989 e 1992, os irmãos Carlos e Elton disputaram o Regional da Serra, conseguindo alguns bons resultados como o Campeonato Caxiense de Kart de 1990 e os campeonatos Regional Caxiense e Bentogonçalvense de Kart em 1991. Isso motivou a equipe a dar um passo maior, a entrada no automobilismo.

E como bons serranos, o batismo nos autos não poderia ser mais apropriado. Com um "Opalon", os gringos partiram para a disputa da temporada de 1994. Me lembro bem daquele Opala amarelo #4, pois eu sempre torcia pelos novatos das categorias que assistia. A primeira prova deles foi uma das corridas inesquecíveis da família, já que alí estavam concretizando um sonho de guri que era andar num autódromo.

O Opala foi muito bom para o aprendizado, mas por ser o primeiro carro, os irmãos não achavam o entrosamento ideal com a máquina. Após duas temporadas no meio da polenta, era hora de apimentar um pouco a brincadeira, assim a dupla passou a competir também no Marcas e Pilotos na temporada de 1996. Correndo com um Chevette preparado pelo Luciano Mottin, o "Mosca", os irmãos Giacomello obtiveram sua primeira vitória. Com o Opala foram Campeões do Torneio de Verão em Tarumã e do Gaúcho de Endurance na Classe Opala. Ainda em 1996 uma outra corrida inesquecível, as 12 Horas de Tarumã, na qual eles formaram um quarteto com o "Mosca" e o Paulo Torino, a bordo do Chevette #23 deste último. Essa era a primeira participação dos irmãos na tradicional prova e o resultado não poderia ser melhor: venceram na Classe C para carros Turismo. Essa foi a única vitória deles em 12 Horas até então.

O Chevette #4 esteve nas pistas até o final de 1997. Carlos lembra que ele era muito bom de guiar, pois as reações dele lembravam muito um kart. Naquele ano a equipe foi Vice-Campeã do Super Turismo, Classe B e também Vice-Campeã da Copa Chevette.

Em 1998 os filhos de Carlos, Marcelo e Maurício estreavam no kart. A equipe foi Vice-Campeã Bentogonçalvense naquele ano, Campeã Citadina de Bento Gonçalves em 1999 e Campeã Serrana de kart também em 1999. Ainda naquele ano, os irmãos Carlos e Elton estreavam um Escort no Gaúcho de Marcas e obtinham pela quarta vez o prêmio de Destaque Esportivo de Bento Gonçalves a exemplo dos anos de 1991, 96 e 97.

Em 2000 a equipe passou a se dedicar às provas de Endurance. Um Voyage foi montado para aquela temporada e teve a pilotagem também de Alexandre Biazus e Norberto Vebber. A equipe foi Vice-Campeã Gaúcha de Endurance e Vice-Campeã da Copa Guaporé de Automobilismo.

No ano seguinte o Escort do Marcas começou a ser preparado para as prova de Endurance. De acordo com Carlos, esse foi sem dúvida o melhor carro da equipe e o mais gostoso de pilotar. No início era um carro que não tinha muitas chances, em função do peso, mas com investimento e muito trabalho, a equipe transformou ele em um carro vencedor. A equipe conquistou os títulos de Campeã Gaúcha de Endurance em 2001 e 2007, Campeã Serrana de Endurance em 2006 e 2007, além de ser Vice-Campeã Serrana de Endurance em 2005 e Vice-Campeã Gaúcha de Endurance em 2006 e 2008, quando o Escort se despediu das pistas.

Em 2010 o nome dos Giacomello voltou a fazer parte dos grids dos autódromos gaúchos, com Marcelo ao volante do carro #7 da Fórmula 1.6. Carlos também participa da categoria, auxiliando o filho e também nos bastidores, junto de Elton, buscando atrair mais participantes e patrocinadores.

Falando em patrocinadores, o Elton tem uma participação muito importante nessa história toda. Sempre, sem exceção, foi ele quem viabilizou os patrocínios para a equipe, mesmo nos anos em que ele não participou. Sem ele a Família Giacomello não teria essa história legal para contar.

Abaixo uma sequência de imagens que se inicia no kart em 1989 e permanece na ativa ainda hoje, na Fórmula 1.6.
























Fonte das imagens: arquivo Família Giacomello.

8 comentários:

Francis Henrique Trennepohl disse...

O Norberto Vebber mora pertinho da minha casa aqui em Floripa, Leandro.
Quando você vier me visitar daremos um pulinho lá.
O Carlos Giacomello é uma grande figura.
Trocamos emails com frequência e parece que somos amigos de infância, mesmo sem nos conhecermos pessoalmente.
Abraços

Unknown disse...

Olá Sanco, matei o piloto pelo capacete, o ano pois nessa época meu pai tinha um kart e brincava com os amigos no Kartódromo em Caxias, nessa época ficava apenas no muro comecei andar somente em 1996 com a construção do kartódromo de Farroupilha, mas já conhecia a turma toda. Gostaria de já andar nessa época mas comecei só mais tarde.

abraço
Moroni

Leandro Sanco disse...

Valeu pela correção, Moroni.

Grande abraço,

Sanco

Carlos Giacomello disse...

Sanco
Apesar dos poucos comentários que estão aqui postados, recebemos dezenas de e-mails de amigos, ex-patrocinadores, parceiros de pistas entre outros dizendo que acharam a matéria "fantabulástica".
A Familia Giacomello agradece de coração esta retrospectiva, que consideramos, foi feita com muita fidelidade aos fatos. Como sempre disse, nunca fomos os melhores da pista, mas sempre estivemos perto deles e fomos extremamente competentes(sem falsa modéstia) fora das pistas na conquista e manutençção dos patrocinios, o que nos possibilitou "escrever" nossa história automobilistica e nos manter nas pistas a tanto tempo. Também ressaltar que os carros das fotos estão todos conosco, exceto o Fiesta que era da FGA e o Voyage que é do Alexandre Biasuz e do Norberto Vebber. Ao Francis, amigo conquistado através deste Blog, obrigado pelas palavras carinhosas e ao Moroni excelente a tua memória. Obrigado também. Continuo fiel admirador deste blog e de seus "seguidores".

Gilson Gutheil disse...

Belas imagens, parabéns !!

Anônimo disse...

ab?ad?b

Unknown disse...

Oi Leandro!

Tive o privilégio de conhecer o "Seu Carlos" e o Marcelo em 2006, quando participei das 12 Horas de Taruma pela equipe do Pedro Ávila, e dividimos o box com este pessoal fora de série;

sem dúvida, uma das equipes mais competentes do automobilismo brasileiro;

em 2007 fui parceiro do Marcelo na conduçao do Corsa 54 (junto também do Pedro Ávila) e a partir daí ficou uma grande amizade e carinho por esta familia da velocidade;

Espero um dia fazer parte deste "Team" e pilotar para esta equipe.

Abraço á todos e parabéns pelo blog!

Mauricio Tesche

Carlos Giacomello disse...

Ontem perdemos o Angelo Belló(primeiro da direita para a esquerda na foto do escort com toda a equipe). Creio ser um dos únicos registros fotográficos que tenho dele. Vai em paz.