Não houve maior dificuldade em reconhecer o piloto do carro #22, personagem do último Desafio aqui do Blog. João Alfredo Ferreira, o popular "Baguncinha" herdou o apelido do pai, João Narciso Ferreira Neto, o "Bagunça". A paixão pelo automobilismo foi igualmente passada de pai para filho. O pai iniciou no automobilismo na década de 60. Tenho um registro sobre a participação deste em dupla com Gilberto Hoff, nas 12 Horas de Lages em 1966, a bordo de um Gordini. Já o primeiro registro que tenho sobre a participação do filho no automobilismo vem de 1980, do Brasileiro de Fórmula Ford. Nesta categoria "Baguncinha" fez história e por lá militou durante oito anos, consagrando-se Campeão Brasileiro em 1983, numa época em que os gaúchos dominavam aquele campeonato. Também no campeonato gaúcho da modalidade sagrou-se campeão, nos anos de 1983 e 86.
"Baguncinha" também competiu com os carros de turismo. No início dos anos 80 participou da Copa Chevette, depois do Regional de Turismo, acredito que a partir de 1987, com o Gol #22 em dupla com o Fábio Bertolucci. Em 1988 correu apenas uma prova com o Fiat Uno #64 fazendo um trio com Fredo Hennig e Guaracy Costa. Em 1989 e 90 dividiu o volante do Chevette #5 com "Carlinhos" Andrade e foi vice-campeão no último ano. Se afastou das pistas por algum tempo, retornando em 1994 no Gaúcho de Marcas e Pilotos em dupla com Eduardo Moller no Voyage da Tipler.
"Baguncinha" hoje é proprietário da Bagunça Automóveis, localizada na cidade de Novo Hamburgo, na região metropolitana de Porto Alegre.
Reuni algumas imagens que resumem um pouco a carreira do grande piloto. Durante hoje e amanhã publicarei o que encontrei. Hoje voltamos a 1981 e partimos numa viagem pelo tempo para lembrar alguns momentos desse personagem inesquecível do automobilismo gaúcho.
Vamos às imagens:
Na sequência: em Guaporé, 1981, quando teve quebrada a suspensão traseira do carro. A seguir, em uma disputa com então campeão Egon Herzfeldt (#1), na etapa de Guaporé, 1983. Neste ano sagrou-se Campeão Brasileiro e também Gaúcho. Mais abaixo aparecem três imagens de 1984, ano em que correu com o #1 e rumava para o bí-campeonato. Liderou até o fim, mas perdeu por poucos pontos para o também gaúcho Luís Carlos Furtado Silveira, o "Kamikaze". Na última imagem a estréia do chassi Muffatão na etapa de Brasília de 1985, em substituição ao antigo Bino que já carregava quase 15 (!) temporadas nas costas. O carro era preparado pelo mestre "Neco" Viola. "Baguncinha" ausentou-se da etapa de abertura em Goiânia e já na primeira prova com o novo carro, obteve um excelente segundo lugar, atrás apenas daquele que se tornaria o mais jovem campeão da história até então, Serge Buchrieser. "Baguncinha" largou da 10ª posição e ultrapassou pilotos como Túlio Meneghini, Aroldo Bauermann, Luiz Fernando Cruz, Milton Sperafico, Djalma Fogaça, Amadeo Campos, Maria Cristina Rosito e Aldo Piedade.
Amanhã mais história. Não percam!
Fonte das imagens: revista Auto Esporte, revista Quatro Rodas, Jornal Esporte Motor.
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2 comentários:
realmente baguncinha foi e sempre sera um grande automobilista ass. kamikase
O Baguncinha frequentou minha cidade(Cornélio Procópio-Paraná)nos anos 80. Ficamos amigos e tomamos algúmas no bar do Cristo e depois ele sumiu.Pessoa muito alegre e divertida sempre quiz saber onde estava e se estava bem. Cheguei a perguntar para o Edgar de Mello Filho onde estava o Baguncinha e nada! Graças ao Blog fiquei sabendo sobre ele. Ele me mostrou seu álbum com fotos das "baratas". Ria muito de sua cabeça e pernas de aço. Uma FIGURA! Baguncinha! Um BAITA abraço meu amigo! Fico feliz em saber que esta bem. Luiz Paulo.
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