Já que ninguém matou a charada sobre a imagem do Desafio da semana passada (não deixei o Gian contar, é claro), hoje revelo quem eram os quatro pilotos que aparecem naquela imagem.
Pois bem, a imagem era do 17° Campeonato Brasileiro de Kart que foi realizado no Kartódromo Flamengo, em Foz do Iguaçu no Paraná, em 1982. Eram 83 os concorrentes inscritos e estavam distribuídos em cinco categorias: Novatos,1ª 125 cc, 2ª 125 cc, 4ª Menor e 100 FIA.
Provavelmente a imagem é da categoria 100 FIA e os quatro pilotos são o # 16 Roberto Pupo Moreno, #13 Maurizio Sandro Sala, # 71 Carlos Alberto "Neco" Fornari e #12 Ayrton Senna da Silva. Ayrton, que já quebrava recordes na Europa, competindo na Fórmula Ford 2000, usou o campeonato Brasileiro como treino para o Mundial, que seria realizado a seguir.
Uma curiosidade sobre a imagem diz respeito ao Moreno que correu com o capacete do Gian Gasparotto. Como ambos eram amigos e não havia nenhum "casco" que coubesse na pequena cabeça dele, Gian acabou emprestando o seu.
Sobre a participação do Gian neste campeonato, o meu amigo Arlindo Schunck Filho me escreveu o seguinte: "Giancarlo Gasparotto, foi um dos melhores pilotos para os quais já trabalhei. Apesar de ter trabalhado para e com, mais de 250 pilotos, considero os três maiores, Giancarlo, Serge Buchrieser e Marcello Ventre. Fomos campeões em todos os campeonatos que participamos, e pode-se dizer que demos um banho em todos naquela época. O único que não foi campeão brasileiro de kart, foi o Gian, pois no ano em que participamos, no Clube Pinheiros em Foz do Iguaçu, mesmo competindo com Fittipaldi, Mehry Neto, Romanello, e outros tantos "cobras" da época, não teve oportunidade de participar da final com todo o potencial, pois sofreu acidente seríssimo, no decorrer da semana e mesmo tendo sido hospitalizado, voltou, treinou e fez muito bonito, penso que chegando em quinto lugar, o que foi um ato de heroísmo para um rapaz tão jovem naquela época. Naquele evento com a presença dos já citados, mais "Neco" Fornari, Ayrton Senna, Roberto Pupo Moreno, Wilson Fittipaldi Junior, entre tantos outros, todos reconheceram as suas grandes qualidades e o talento para a velocidade, que está em seu DNA, pois é descendente de grandes nomes do automobilismo gaúcho".
Belo depoimento do Arlindo.
Na imagem acima está o pódio da categoria 4ª Menor. Da esquerda para a direita estão Gian Gasparotto (equipe GP Construções), Eduar Mehry Netto (Carro do Povo/Kemps), Gustavo Romanello (Rom Ser), Christian Fittipaldi e Carlos Eduardo "Duda" Rosa (Rexnord/Jolly/Mobil).
Só "cobras".
Assinar:
Postar comentários (Atom)
2 comentários:
emocionante as palavras do Arlino, mas se me permitem deixar mais um comentário: por causa doa cidente largamos em último - se não me engano eram uns 15 pilotos - e chegamos em quinto. Outro que fez uma baita prova foi o Duda, que se não engano chegou em sexto.
tempo bom do kartismo.
valeu, leandro
Postar um comentário