sábado, 27 de junho de 2009

Veneno

O último Desafio foi sugestão do Renato Pastro. A resposta parecia fácil. Arino Panato no FNM #31, certo? Eu também pensei o mesmo. Deixo para ele responder. A ideia do Desafio veio depois que ele encontrou um jornalzinho chamado Veneno. Vai que é tua, Renato:

"Veneno" era o nome do seminário especializado em automobilismo de distribuição gratuita lançado em 2 de Janeiro de 1971 em Porto Alegre na “esteira” da inauguração do Autódromo Internacional de Tarumã.

A iniciativa era da Mercado Publicações Limitada, tendo como diretores Myron Flores da Cunha e José Francisco Koboldt e sua administração, redação e publicidade era na Rua dos Andradas 1643. O jornal de circulação semanal era impresso nas oficinas gráficas da Gaúcha Gráfica e Editora S/A.

No número 1 a chamada de capa era: “Émerson para inaugurar uma fase internacional” e “Campeonato Gaúcho de 1970 será decidido na III Etapa”.


A foto do Desafio da Semana era do FNM 2150 N° 31 da Transportadora Primorosa (Canoas e Caxias do Sul).

Este carro foi pilotado por Arino Panato na inauguração de Tarumã em 08 de Novembro de 1970 e novamente em 29 Novembro de 1970.

Mas a foto retrata os treinos realizados no Autódromo de Tarumã no período de 26 de a 30 de Dezembro de 1970.


E neste momento o carro era piloto do por Raffaele Rosito Neto que iria disputar no dia 3 de janeiro de 1971 a prova de encerramento do Campeonato Gaúcho de 1970.

Rosito na época com 27 anos de idade “girou” em Tarumã no tempo de 1minuto e 35 segundos (média de 114 Km/h), mas segundo suas próprias palavras: “Este tempo deverá baixar muito mais ainda, com os últimos retoques que levará o carro, inclusive com a substituição de rodas de ferro por magnésio (conforme foto abaixo) e a utilização de pneus especiais que me serão emprestados pelo Ismael Chaves Barcelos”.


Raffaele Rosito venceria a prova de enceramento do Campeonato de 1970 na Classe C (1.601cm³ a 3.000 cm³) com o FNM N° 31 com uma volta de vantagem sobre o segundo colocado.

Aproveitando o assunto, vocês sabiam que este carro foi recentemente "modelado" e é possível ter em casa em escala 1/43? Eu também não! Acessem o site da Automodelli e façam suas encomendas. Ficou sensacional. Parabéns ao Antonio Apuzzo, idealizador da empresa e dos "autinhos".


Valeu, Renato!

5 comentários:

Paulo Schütz disse...

Eu lembro da pvova, marcava a volta do Rosito da temporada de F Ford na Inglaterra, onde dividiu um carro com Chiquinho Lameirão. No mesmo domingo em que venceu com o FNM, ele correu na classe até 1600 cc com um fusca que, se não me engano pertencia a Arnaldo Fossá e quebrou quando liderava.

Heitor disse...

O detalhe nesta foto é que o piloto está com o capacete praticamente encostado no teto do carro, e por isto a indicação do Arino Panatto, pois quem conhece ou conheceu pessoalmente os dois pilotos, Rosito e Panatto, sabe que o Rosito era de estatura mais baixa.

Anônimo disse...

Novamente o Paulo Schütz está certo, esta prova marcava a volta de Rosito e ele correu com o Fusca na Classe B (1301 até 1600cm³) que era do Fossá.

Renato Pastro

Mario Estivalet disse...

O carro da capa é o Fitti? Se possivel coloca a foto inteira se possível ou me manda ela para lorenagt@pop.com.br

Leandro Sanco disse...

Mário, vou ver com o Renato se ele tem a capa inteira.

Abraço