sábado, 13 de junho de 2009

6 Horas de Tarumã - 1983

Acertou na mosca quem respondeu que os pilotos daquele Escort #1 eram o gaúcho Victor Steyer e o paranaense Olício dos Santos. A dupla foi a responsável pela primeira pole position do Ford Escort em uma prova no Brasil. Aquele era o ano de estreia do modelo, tanto nas ruas quanto nas pistas. O Corcel chegou a participar das primeiras provas do Brasileiro de Marcas e Pilotos, mas era nítida a falta de competitividade da banheira. Abaixo um Corcel acelerando nos treinos daquela prova.


Steyer e Olício tinham participado regularmente do Torneio Philco de Ford Corcel nos anos anteriores. Olício chegou a ser o campeão das temporadas de 1981 e 82. O tempo obtido para a pole position foi de 1min23seg70.



O resultado final da prova, disputada no dia 16 de Outubro de 1983 foi o seguinte:
1º Fiat 147 - Cláudio Girotto/Giuseppe Marinelli
2º Fiat 147 - Toninho da Matta/Jorge Freitas
3º Voyage - Ingo Hoffmann/Jayme Figueiredo
4º Fiat Oggi - José Coelho/A. João
5º Fiat 147 - Paulo Hoerlle/Antônio Fornari

Esse resultado foi muito discutido, pois houve problemas na cronometragem e os próprios vencedores, achavam que a vitória tinha ficado com o Fiat #38 de Freitas/da Matta.

Abaixo mais alguns registros daquela prova.









Fiquei na dúvida se a Maria Cristina Rosito realmente participou dessa prova. Ela havia feito sua estreia nos carros nos 500 km de Tarumã naquele mesmo ano no Fiat da Ritmo em dupla com Evaldo Quadrado. Há um registro que informa que Quadrado correu com o Vitor Hugo Castro.

Fonte das imagens: Fotos Lambe-Lambe - arquivos Ronaldo Nique e Antônio Fornari, Jornal do Comércio, http://www.bauermannracing.com.br/ e http://www.olicio.com.br/

6 comentários:

Anônimo disse...

Em algum momento da temporada de 83 creio, a revista Auto Esporte deixou de creditar o nome do piloto Attila Sippos em suas matérias, referindo-se a ele apenas como "A.João". Não tava errado já que o nome do cara é Attila João, mas isso sempre me intrigou
Caranguejo

Heitor disse...

Neste ano de estreia do Campeonato Brasileiro de Marcas e Pilotos a Fiat foi Campeã com o seu Fiat 147.

luiz borgmann disse...

Naquela época deu um quiprocó do piloto Áttila João Sipos com o Zampa da AE. Por conta disto, por um bom tempo o nome do piloto passou a ser mencionado na publicação apenas como A.João. Vale lembrar que naquela época a Auto Esporte era referencia no automobilismo de competição. Acontece que o diabo loiro falava demais, e arrumou muitos desafetos por conta disto...
luiz borgmann

Anônimo disse...

Attila x Zamponi...imagino o tamanho do rolo. Anotado, seu Borgmann.
Caranguejo

L-A. Pandini disse...

Mera curiosidade. O Corcel que aparece na primeira foto foi pilotado, em pelo menos uma corrida de 1983, por Júlio Coimbra e Roberto Manzini.

Não sei se em Tarumã a formação era outra.

Abraços! (LAP)

Paulo Schütz disse...

Borgmann!
Não tenho muita certeza, mas me parece que o quiprocó se deu com o Expedito Marazzi, que fez o texto sobre uma corrida do Àtilla, usando uma expressão, se não me engano: "carro e piloto pareciam envenenados", o que gerou um texto de resposta so piloto no estilo, chamando o Marazzi de frustrado e algumas outras coisas. Não li nenhum dos dois textos, mas foi o que ouvi à época. Aliás, pelo que sei, mais de uma revista usava o "A. João".
Pandini, não tenho plena certeza, mas acho que o Manzini correu aqui ocm o Corcel.