domingo, 21 de março de 2010

Bird Clemente

O grande piloto Bird Clemente esteve na última sexta (19/03) em Porto Alegre no coquetel de lançamento da 2ª Prova Subida de Montanha - Lagoa da Harmonia, em Teutônia, que está sendo disputada hoje. Além de uma excelente palestra feita pelo próprio Bird, que emocionou todos os presentes, o piloto distribuiu autógrafos em seu livro "Entre Ases e Reis de Interlagos". Mas outros autógrafos também emocionaram o próprio Bird.

Um deles foi num modelo escala 1:24 da Berlineta #22 com a qual colecionou várias vitórias nos anos 60. O modelo foi montado e personalizado pelo amigo Sérgio Aguinsky.

Depois autografou a réplica do seu Opala, pertencente ao piloto da Fórmula Classic Gaúcha, Décio Renner. O vídeo está aí embaixo.








Foram momentos inesquecíveis. Muitos amigos estavam presentes. O "grid" da festa estava lotado. Personalidades do automobilismo gaúcho de várias épocas alí reunidos. Como disse, inesquecível.

Além de todo o aprendizado e o privilégio de ouvir o Bird, e de estar no meio daquelas feras, fiquei especialmente feliz por duas simples razões: encontrei novamente o nosso querido "Ratão" (que aparece no vídeo acima), firme e forte e os amigos Niltão Amaral e Leonardo Tumelero, do Passatão da Classic, os quais só conhecia pelo www.


Agradeço ao Ricardo Trein, organizador da festa, pelo convite. Muito obrigado!

12 comentários:

Claudio Ceregatti disse...

Taí então, amigo Sanco.
Saiba que nesse abraço ao Mestre do Ofício Bird Clemente vem bem aí uns dois segundos, só no contato.
Saudades dos tres dessa foto: Do Trevisan, do Bird e tua tambem.
E pensar que faz apenas dois meses que estivemos juntos. Sinto falta.
Grande abraço.

Paulo Schütz disse...

Acho que aquela aula de história, contadas por um dos mais importantes personagens desta mesma história, que com sua gerenosidade divide conosco, admiradores, suas lembranças, não vai mais sair da memória. Foi um momento muito especial, sem falar da presença de muitos grandes personagens do nosso automobilismo, que terminaram por enriquecer ainda mais os fantásticos relatos do Bird Clemente.

Anônimo disse...

Prezado Leandro.
Parabéns ao Mestre Bird e o teixeirinha Paulo Trevisan.
Acompanho seu blog a bastante tempo, li todos os post desde o início e não encontrei nenhuma referência a uma prova realizada em 30 de abril se não me engano 1968,69 no aniversário da cidade de Erechim/RS, chamda de 3 horas de Erechim. Também não vi nenhuma referência ao piloto Levino Tagliari que corria de fusca #6 que na epoca era dono da concessionária VW Ouro Preto. Também não lembro de nenhuma reportagem sobre o piloto Pedro Carneiro Pereira que faleceu em um acidente, acho que foi em Tarumã. Abraços deste teixeirinha que hoje mora em Barra do Garças-MT mas não esquece suas raízes.
Sérgio Luiz Donadel.

Niltão Amaral disse...

Dá-lhe Sanco!

Pra nós também foi muito bom te conhecermos pessoalmente... Estamos tão habituados a ler todos os teus post que parece que já nos conhecíamos!

Que este tenha sido o primeiro de vários encontros, vamos matar uma costelão buenacho lá em Tarumã, que sempre fazemos. Já és nosso convidado!

Abraço,
Niltão Amaral / Leonardo Tumelero.

Anselmo Martini disse...

Grande amigo Sanco ! Saudações ! Que prazer ver este post, pena que não pude comparecer. Muitas novidades breve. Vou te ligar. Parabéns pelo post e info. Abração! PS: Tá bronzeado hein ? rs rs

Roberto Giordani. disse...

Parabéns Trevisan, pela iniciativa de trazer o Bird e a esposa. Da. Luíza a Porto Alegre e a Teotônia, sob teus auspícios.Fica resgistrado não só a admiração e respeito pelo Bird, mas também que ele leve aos pilotos e ex-pilotos do centro do país aquilo que ele encontrou na sólida realidade que teve oportunidade de agora ver no Rio Grande.
Parabéns também a ti, caro Sanco, pelas sempre corretas e oportunas notícias que o teu blog publica.
Um grande abraço.
Roberto Giordani.

Anônimo disse...

Sob o patrocínio do Trevisan, o R.T. organizou a festa....
Sanco, sabemos que ele não precisa disto, mas por favor, dê créditos àqueles que merecem tê-los.....

Roberto Giordani. disse...

Ao Anônimo!
Perdoa, mas não comprendi muito bem a tua colocação de méritos. Tenho bem claro que este evento conseguiu o sucesso que obteve graças ao esforço de todos aqueles que estiveram envolvidos na sua organização. A mensão feita a atuação do Trevisan e a cobertura do Sanco, foi tão somente por estar mais diretamente ligado aos mesmos por estarmos na mesma entidade, e não por preferências ou méritos individuais.
Sinceramente, não desejo suscitar nova polêmica, mas os méritos indiscutíveis do Sr. Ricardo Trein poderiam ser destacados por seus companheiros, fazendo justiça ao mesmo.
Roberto Giordani.

regi nat rock disse...

Que coisa hein Sanco.
Sabe que eu tinha mais ou menos agendada a ida a Teotônia por conta de um cliente que é nativo e que mora aqui em Sampa. Pena que não deu para conciliar.
Falar do Bird é chover no molhado, ainda mais eu, que tenho o raro privilégio de encontra-lo sempre junto com a Luiza num monte de lugares diferentes. Até já almocei na casa deles, e depois fiquei babando na sala de troféus, ouvindo as histórias.... cada uma melhor que outra..
Uau... só vendo e ouvindo mesmo.
Do Paulo Trevisan dizer mais o quê. O que esse homem faz pelo automobilismo e pelos entusiastas não tem preço e não me canso de repetir e elogiar.
Caramba, 2 meses já da troupe em Passo Fundo. Nem acredito. Ainda sinto o "cheiro" do que vivenciamos juntos.
Abração.

jcesar disse...

Alguns videos que gravei nos 'bastidores' da Prova de Montanha. Dê um desconto na qualidade dos videos, o equipamento de filmagem é amador e ultrapassado (Canon A 300) e o Larri e Marcos não colaborarm com as filmagens (barrulho de fundo) ... hahahahahah ... http://www.youtube.com/watch?v=HcO4oELSn0w ...
http://www.youtube.com/watch?v=GF6qha0h-tw ...
http://www.youtube.com/watch?v=BW3sYpxMR50 ... SANCO, usei os videos como achar conveniente, abraço

Anônimo disse...

O Bird saiu embasbacado com tudo que viu no RS.Ele continua grande formador de opinião nos bastidores no centro do país e em contato direto com os nomes mais conhecidos da mídia.Sempre teve um carinho/afinidade/admiração com muitos pilotos gauchos.Conheço ele há muitos anos e ele imaginava(na sua maneira doce e gentil)que eu e o MUSEU vivíamos uma "solidão" aqui em PFundo! Obs.:existem algumas nuances e amarguras em SP pelo fato desses quase 100 carros de corrida não estarem lá.Paro por aqui. O Bird Não tinha noção da pujança desta cidade,do tamanho do meu acervo de carros/filmes/fotos/ docs;assim como do furor que está o antigomobilismo no RS.Em janeiro em visita preparatória ele e o filho Bruno cairam na real quando aqui estiveram.Na sucessão de eventos(estive em 5 de quinta a domingo).o primeiro com os JURÁSSICOS SENSACIONAL. Já ele iniciou com a palestra na San Marino,na visita oficial em todo o Velopark,no evento de Teutônia e com a Subida de Montanha quando obtivemos imagens sensacionais para o programa final do Speed Channel..Botei uma agenda pesada para cima dele.No domingo de tarde ainda almoçamos com o respeitadíssimo Flávio Del Mese, e deixei no aeroporto em POA o Bird/esposa e filho.Ontem ele me disse que demos pelo menos mais uns 10 anos de vida a ele! A VINDA DO BIRD CLEMENTE AO RS tem mais conotações aqui e lá,no presente e no futuro , do que muitos poderiam imaginar. PAULO TREVISAN

Leandro Sanco disse...

Paulo,

Todos nós, amantes do automobilismo, independente do seu período, de ontem ou de hoje, somos muito gratos por tua iniciativa de nos proporcionar esse encontro histórico. Gostaria muito de ter estado na prova, mas as imagens dão uma ideia da festa sensacional.

Ao Ricardo Trein também deixo meu muito obrigado por agitar o meio do antigomobilismo com essas provas incríveis.

Sucesso à vocês e esperamos por novos encontros.

Grande abraço,
Sanco